Segunda-feira, 08 de Junho de 2020
Região

Onze pessoas já estão recuperadas – Foto: Reprodução

Até o último boletim divulgado na noite deste domingo (07) pela prefeitura, o município de João Dourado contabilizava 45 casos confirmados do novo coronavírus. Deste total, 11 pacientes já estão recuperados.

A prefeitura ressalta que a população deve continuar priorizando as medidas de higiene, o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa e o distanciamento social para ajudar a conter a disseminação do coronavírus.

E nesta segunda-feira (08), entra em vigor o decreto que determina a reabertura de estabelecimentos comerciais de forma gradativa. A medida possui uma série de restrições para evitar o avanço do coronavírus entre a população. O decreto estará disponível no Diário Oficial do Município.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Junho de 2020
Região

Foto: Reprodução/ Facebook

Um idoso de 98 anos se recuperou da Covid-19 em João Dourado, na região de Irecê. Daniel Moreira de Vasconcelos que é morador da comunidade de Gameleira, ficou internado no Hospital Municipal de Irecê, onde recebeu alta. Em casa, o aposentado cumpriu 14 dias de isolamento.

A população de Gameleira está muito feliz com a recuperação de Daniel e, agora ele passa a ser conhecido como um 'guerreiro que venceu a Covid'.

Casos confirmados no município

Até o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de João Dourado, existem 39 casos positivos para a COVID-19. Destes, 07 já estão recuperados.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
Região

Foto: Reprodução

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) realizou durante essa semana mais uma operação de combate ao furto de energia na zona rural do município de Lapão, na região de Irecê. Segundo a Coelba, a ação ocorreu Após denúncias de clientes

Conforme nota enviada pela Coelba ao Central Notícia, na operação, os técnicos da distribuidora percorreram o local e identificaram 28 irregularidades em produtores rurais de cenoura e cebola, que utilizam sistema de irrigação nas lavouras.

Ainda conforme a distribuidora, as fraudes eram efetuadas através do medidor do cliente, que foram autuados e as irregularidades retiradas. A energia recuperada na ação é suficiente para abastecer 4.300 residências durante um mês.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
Região

A comunidade Aguada Nova, no município de Lapão, região de Irecê, contará com uma estrutura própria para exposições, manejo de rebanhos e realização de eventos e demais atividades agropecuários que devem movimentar a economia local. Com investimentos de mais de R$ 3 milhões, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está realizando as obras de construção do novo Parque de Exposições Antônio Paulo, que deverá ser uma referência para o mercado agropecuário regional.

“A construção do parque de exposição está sendo feita visando principalmente o melhoramento genético do rebanho, não só do município de Lapão, como também de todo o território, combinando com diversos equipamentos que valorizam o trabalho dos agricultores e potencializando sua valorização no mercado do produtor”, disse Luiz Alberto Souza, chefe do escritório da Codevasf em Irecê.

Souza acrescentou que o complexo contará com pistas de provas, viveiros de mudas, banco de sêmen, casa de farinha, áreas de eventos, pista de corrida para cavalos, restaurantes, área de exposição, pavilhões, baias e estacionamento.

A previsão de conclusão das obras é para o segundo semestre deste ano de 2020. Os moradores locais destacam a importância do parque também para o esporte e o turismo na comunidade e no município, ressaltando a possibilidade de geração de renda para a população local.

“Eu acredito que Aguada Nova é uma comunidade que está sendo conhecida no mundo do turfe brasileiro e isso é muito importante. As pessoas que já estão vindo de fora para prestigiar os eventos trazem e ainda trarão muita renda”, afirmou Leonio Souza, conhecido como Léo Treinador, que é morador local e organizador de eventos de turfe.

“As pessoas devem ocupar hotéis, restaurantes, bares e consumir bastante, deixando muita renda para as pessoas da comunidade e também de Lapão. É uma renda muito importante. Além disso, é um parque completo, que também vai servir como parque de vaquejada e a tantos outros eventos. Vai gerar muitos empregos”, complementou Léo Treinador.

As corridas de cavalo atraem muita atenção na comunidade de Aguada Nova e no município de Lapão, mobilizando as pessoas. As imagens encontradas na internet evidenciam a presença maciça e a grande empolgação do público durante as provas disputadas no novo parque.

“Esse Parque Antônio Paulo, aqui em Aguada Nova, é de grande importância para o nosso município de Lapão, pois veio profissionalizar o nosso turfe, a corrida de cavalo, que acontece justamente na parte do parque que já está pronta. Já veio muita gente de fora trabalhar, gerando emprego. Muita gente não conhecia a corrida de cavalo profissional como está acontecendo agora. O parque será muito importante também para toda a região de Irecê, pois é o único desse porte”, destacou o morador Antônio Roberto, mais conhecido como Roberto da Fazenda Batuque.

“Esse parque só vem para melhorar o nosso município. Gera emprego, renda e faz o esporte crescer no município de Lapão, na região de Irecê, na Bahia e até no Nordeste. O parque já pode ser apontado como um dos melhores da Bahia e do Nordeste, mesmo ainda não estando concluído. Já tem uma parte funcionando, justamente a parte das corridas. Esse é um esporte que movimenta muita torcida”, complementou Antônio Roberto.

Fonte: Ascom- Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
Região

A população de Irecê e região passa a contar com os atendimentos da Operação Ronda Maria da Penha, por meio do 7° Batalhão da Polícia Militar, unidade que integra o Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPRC).

"Este projeto da PM busca oferecer proteção às mulheres vítimas de violência doméstica,  mas também aquelas que sofrem, não só agressões físicas, mas também psicológicas. Sem dúvida, com essa nova conquista, iremos prevenir crimes destas modalidades",  ressaltou o comandante do CPRC, coronel Valter Araújo.

Sob o comando da capitã Sheila Karine Silva Dias, a nova unidade que fica sediada na cidade de Irecê e conta com policiais capacitados para atuarem nos chamados que envolvam delitos contra mulheres e, em especial, nos casos de medidas protetivas.

Fonte: Ascom -SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
Região

João Dourado registrou na noite desta terça-feira (02) mais 11 casos do novo coronavírus, o que fez o total de infectados chegar a 36. A cidade não registra nenhuma morte provocada pela doença.

De acordo com relatório da Secretaria de Saúde do Município, dos onze pacientes testados positivos, ontem, um reside na sede e dez na comunidade de Gameleira.

Ainda segundo a pasta, seis pacientes são do sexo masculino (com 40, 09, 03, 19, 52 e 24 anos ) e cinco do sexo feminino (com 35, 15, 47, 19 e 20 anos).

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 31 de Maio de 2020
Região

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Jussara realizou Audiência Pública Online para avaliação do cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2020, assim, garantindo a transparência do Governo Hailton Dias.

Presidida pelo controlador interno, Antônio Menezes, e atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, a prestação foi transmitida por meio de live no Facebook Oficial da Prefeitura.

Durante a audiência foram apresentados relatórios técnicos informando os investimentos realizados pela gestão que comprovam ações em áreas estratégicas, como saúde, assistência social, educação e infraestrutura.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 30 de Maio de 2020
Região

A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde e pelo Prefeito do Município

Uma idosa de 65 anos, moradora de Mulungu do Morro, na região de Irecê, morreu na manhã desta sexta-feira (29) por complicações causadas pelo novo coronavírus. O resultado do exame para confirmar a causa da morte saiu neste sábado (30). Este é primeiro caso fatal registrado no município e na região. As informações são da Prefeitura de Mulungu do Morro.

A vítima estava internada no Hospital do Povo e sofria de problemas crônicos. Com essa morte, o município intensifica ainda mais os planos ao rever os decretos e solicita que a população fique em casa.

Conforme a última atualização dos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, 07 casos foram descartados em Mulungu do Morro e 67 pessoas estão sendo monitoradas. Um caso aguarda resultado do exame analisado pelo Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado em Salvador.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
Região

Um estudo realizado pelo governo estadual demonstrou que o município de Jussara é o segundo com melhores índices de distanciamento social na região de Irecê.

De 22 cidades do centro norte baiano que foram avaliadas em relação às medidas de distanciamento social para o combate ao novo coronavírus, Jussara ficou com a medalha de prata.

Vale ressaltar, que de acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Saúde Municipal, Jussara não possui nenhum caso confirmado ou suspeito da Covid-19.

Após a divulgação dos dados, o prefeito Hailton Dias e a Secretária de Saúde, Miriam Barreto, destacaram a importância das ações que vêm sendo realizadas no munícipio, dentre elas, as orientações sobre distanciamento social. Hailton e Miriam agradeceram o entendimento da população, que acatou a orientação de ficar em casa.

E aí, vamos em busca da medalha de ouro na luta contra o COVID-19?

Fonte: Ascom - PMJ



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
Região

Na madrugada desta quinta-feira (28), uma equipe da Polícia Militar apreendeu 100 quilos de maconha na cidade de Barra do Mendes, região de Irecê.

Segundo a PM, a apreensão ocorreu por volta da 0h30, no momento em que um veículo em atitude suspeita circula pela cidade. Após a abordagem, os militares encontro dentro do carro nove sacos com a droga.

À polícia, o condutor do veículo disse ser dono da maconha, e que adquiriu a droga em Ibotirama, no oeste do estado.

O suspeito e a droga foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp