O jovem Tiago Santana Novais, de 23 anos, foi morto na noite desta sexta-feira (10) com um tiro de espingarda do tipo socadeira. O crime aconteceu na Rua José Batista, na localidade de Meia Hora, zona rural da cidade de Irecê.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local, o rapaz já estava morto.
Segundo a Polícia Civil, o tiro atingiu a garganta da vítima. Os suspeitos do crime já foram identificados pela polícia, mas ainda não foram presos.
Uma discussão envolvendo autores e vítima motivou o crime. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT). Tiago não tinha passagens pela polícia.
Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.
Fonte: Central Notícia
Atendendo a uma demanda da população, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Irecê, Paulinho do Destak, protocolou na Casa Legislativa, nesta quinta-feira, dia 09, o Projeto de Lei do Legislativo Nº 21/2019, que trata sobre a proibição de apreensão ou remoção de veículo por autoridade de trânsito em função de atrasos no pagamento de tributos, taxas ou multas.
Segundo a justificativa do Projeto, a apreensão de veículos no âmbito do município tem sido realizada de forma arbitrária e que o Estado não pode utilizar-se dos tributos para retirar o bem do cidadão o incorporá-lo ao Tesouro Estadual.
O projeto será apreciado pelas comissões permanentes e posteriormente será votado pelo plenário.
Fonte: Ascom/Câmara de Vereadores de Irecê
A Faculdade Irecê (FAI) realizará, nos próximo dia 11 de maio, o Seminário "A interiorização do Programa de Pós-graduação de Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA)". O Evento , que é fruto da parceria institucional FAI-UFBA, ocorrerá a partir das 09 horas no auditório da FAI, e tem como principal objetivo a implantação do Mestrado Interinstitucional – MINTER, como parte do programa de formação de professores.
O Seminário contará com a presença de dos professores doutores, Gilberto Tadeu e Larissa Chaves que abordarão a Pós-Graduação no Brasil e a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA, além da importância das linhas de Pesquisa para a produção científica em saúde e enfermagem.
Sobre o Mestrado - De acordo com informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os mestrados e doutorados Interinstitucionais são formados por turmas "conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa" (fonte: http://www.capes.gov.br).
Mais especificamente, estes programas em parceria visam levar os programas de mestrado e doutorados a regiões mais afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa, promovendo mais qualificação a partir da formação de novos mestres e doutores para atuação em docência e/ou pesquisa, além de subsidiar a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu e auxiliar no fortalecimento de grupos de pesquisa; promovendo a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa.
Faça sua Inscrição no Seminário através desse link.
Fonte: Ascom/FAI
Morreu, nessa quinta-feira (09), em Irecê, o médico e ex-prefeito de Barra do Mendes por dois mandatos, Aurelino Alves Barreto, uma das referências em medicina na região. Aos 90 anos, ele estava internado em um hospital particular depois de um agravamento em seu quadro de saúde.
O velório estava acontecendo na Igrejinha de São Domingos, na Praça da Prefeitura de Irecê. Às 06 da manhã de hoje, o corpo do ex-político foi levado para sua terra natal, Barra do Mendes. Lá, o velório ocorre na Câmara de Vereadores, onde logo mais à tarde acontecerá o sepultado no cemitério local.
No início da década de 1970, Aurelino Barra mudou para Irecê onde fundou um consultório de clínica geral (hoje o Hospital AMI). À época, era um dos poucos médicos da região de Irecê.
Prefeitura de Barra do Mendes emite nota de pesar
O Prefeito de Barra do Mendes, Armênio Sodré Nunes, decretou Luto Oficial de três dias e suspendeu o expediente da Prefeitura nesta sexta-feira, 10 de maio, devido ao falecimento do Dr. Aurelino Alves Barreto, médico conceituado e Primeiro Prefeito de nossa terra.
Dr. Aurelino prestou relevantes serviços:
Serviços públicos ao município de Barra do Mendes, sendo Prefeito por duas vezes; Na instalação do Município foi o primeiro Prefeito de Barra do Mendes (1959 – 1963) e pela segunda vez (1967 - 1970); Delegado do Diretório Municipal do Partido Republicano - PR, (1966 - 1973); Orador do Clube Cultural Barramendense (1969 - 1970 e 1971 - 1972); Vereador Municipal, pela ARENA (1973 - 1977) e Presidente da Câmara Municipal de Barra do Mendes - (1973 - 1975).
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, também lamentou o falecimento
“É com muito pesar que recebo e comunico a notícia do falecimento de um dos mais antigos médicos de Irecê, Dr. Aurelino Alves Barreto, figura que tanto contribuiu, em sua área, no desenvolvimento da nossa cidade. Desejo, nesta hora tão difícil, muita força aos seus familiares”.
Fonte: Central Notícia
Um homem identificado por Eriston Leite dos Santos, 32 anos, foi morto a tiros no começo da tarde desta quinta-feira (09), no bairro das Pedrinhas, em Xique-Xique.
Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito do crime foi até a casa da vítima onde fez os disparos de arma de fogo. A vítima ainda conseguiu correr, mas não resistiu e morreu no local.
Ainda conforme a polícia, no final do ano passado, a companheira do autor teria, supostamente, sido estupra pela vítima, e tudo indica que essa foi a motivação do crime. O suspeito é Marcondes Pedro Cordeiro, o Galo, que ainda não foi preso.
De acordo com a polícia, o suspeito tem passagens por estupro, crimes contra o patrimônio e ameaça. O corpo da vítima foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.
A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.
Fonte: Central Notícia
A Prefeitura de Irecê comunica que, por determinação do Governo Estadual, a transferência de pacientes da UPA para hospitais referenciados, dentre eles o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, agora é realizada através do Sistema de Regulação do Estado.
Assim, todo paciente em situação de emergência, que necessite de transferência, terá que aguardar a organização do fluxo, realizada pela Central de Regulação em Salvador, que pode ser feita para o Hospital Regional ou mesmo para outra cidade onde haja vaga para receber o paciente, de acordo com a complexidade.
A regulação de pacientes realizada pelo governo do Estado é uma forma de democratizar o acesso, onde um paciente de Irecê tem o mesmo direito a ser internado no Hospital Geral do Estado da Bahia que um paciente residente na capital. Trata-se de sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando critérios internacionalmente estabelecidos.
Fonte: Ascom/PMI
Uma série de crimes ambientais, como o tráfico de animais silvestres e a extração ilegal de areia, foi identificada na 44ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que acontece de 6 a 17 de maio em dez municípios do centro-norte baiano. Até o momento, 11 pessoas foram presas, quase 300 animais silvestres resgatados, um carro roubado foi recuperado, além de apreendidos uma arma, cerca de R$ 5 mil em dinheiro e metais preciosos oriundos da atividade de garimpo ilegal. A operação, comandada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), é realizada por 30 órgãos públicos estaduais e federais, além de organizações não-governamentais. As fiscalizações estão acontecendo nos municípios de Jacobina, Andorinha, Campo Formoso, Mirangaba, Miguel Calmon, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Ourolândia, Umburanas e Jaguarari.
Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, da Promotoria Regional Ambiental de Jacobina, a fiscalização é bastante ampla e pretender fazer um diagnóstico da situação ambiental da região. Estão sendo verificadas questões como o saneamento ambiental, através de inspeções em lixões e no sistema de esgotamento sanitário; a qualidade das águas; a ocorrência de desmatamento e existência de carvoarias; a comercialização e aplicação de agrotóxicos; a situação do patrimônio histórico e artístico; a situação de áreas de preservação permanente e de reserva legal, tanto em áreas públicas quanto em propriedades privadas; e a extração mineral. Além disso, as equipes também estão realizando visitas às 28 barragens de água, muitas delas funcionando sem licença ambiental e sem garantir a vazão do rio, explica Pablo Almeida. “Estas barragens têm promovido a morte do Rio Salitre”, advertiu ele.
A caça predatória, o tráfico de animais silvestres e a criação ilegal de animais são outros graves problemas identificados na região que estão sendo combatidos durante a fiscalização. Somente em uma residência no município de Jacobina, foram encontrados 35 animais silvestres em cativeiro ilegal, além de partes de um animal abatido, R$ 5 mil reais em dinheiro e 300 gramas de ouro. O dono do imóvel, que já tinha passagem pela polícia por crimes ambientais, se apresentou na Delegacia e foi preso. Outras oito pessoas presas nos primeiros dias de FPI foram liberadas e responderão pela manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro. No município de Mirangaba, durante a apuração de existência de um cativeiro ilegal de animais, uma das equipes da FPI ainda identificou um veículo clonado, que teria sido roubado em Salvador em novembro de 2013. O homem que se identificou como dono do carro foi preso e responderá pelo crime de receptação.
A FPI também identificou a extração ilegal de areia na região, sendo que uma pessoa foi presa em flagrante por receptação do material e seis caminhões que realizavam transporte irregular foram apreendidos.
Audiência Pública
No próximo dia 17, às 8h, os resultados das ações da FPI serão apresentados em uma audiência pública no Auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda, situado na Rua Antônio Vieira de Mesquita, S/N, Bairro Félix Tomás, Jacobina
Fonte: Ascom - FPI
Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (8), a Segunda Fase da “Operação Integrada”, com foco no combate aos crimes de homicídio, roubo e o tráfico de drogas. A ação integrada abrange municípios da região de Irecê e Chapada Diamantina e reúne dezenas de profissionais das forças de Segurança Pública, com o objetivo de combater ações criminosas nos municípios de Cafarnaum, Mulungu do Morro, Canarana, Barro Alto, Barra do Mendes, Souto Soares e Iraquara.
Com o foco principal na diminuição dos índices de Crimes Violentos e Crimes contra o Patrimônio, busca também coibir o transporte de armas e drogas, além de cumprir mandados de prisão e captura de integrantes de ORCRIM’s, instalados nesta região com o objetivo de articular delitos.
Como isso, a ação busca ampliar a sensação de segurança das comunidades, reafirmando o compromisso dos Órgãos de Segurança Pública em garantir a ordem e a paz do povo baiano.
Participam da Operação Integrada as Unidades do 7°Batalhão, 29° CIPM, 42° CIPM, Batalhão de Polícia Rodoviária, RONDESP, CIPE CHAPADA e CIPE SEMIÁRIDO, totalizando um efetivo de 60 policiais militares.
Fonte: Polícia Militar da Bahia
Instituir, na Bahia, o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal, lembrado todo ano na data de 30 de maio, como forma de alerta para a adoção de hábitos saudáveis e diagnóstico precoce para prevenir a doença, é o que pretende o deputado Jacó Lula da Silva (PT) ao apresentar, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Projeto de Lei 23.274/2019.
Com base em dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o petista mostra que, em 2018, cerca de 14.700 novos casos de câncer bucal foram diagnosticados no Brasil, sendo 11.200, em homens, e 3.500, em mulheres.
No projeto de lei, o parlamentar explica que o câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e a língua. Jacó fala ainda sobre as formas de prevenção, que incluem o hábito de não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas, manter boa higiene bucal e usar preservativo na prática do sexo oral.
"É preciso estar atento ainda aos sinais e sintomas da doença para buscar a ajuda profissional de forma consciente", ressalta o deputado. Nesse sentido, observa ele, devem ser analisadas feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, "além de manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, bem como nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente".
O legislador diz que o diagnóstico inicial permite tratamento com melhor resultado funcional, visto que tumores diagnosticados em estágios mais avançados vão implicar em tratamentos mais agressivos, com maior chance de sequelas.
Por fim, Jacó pede o apoio dos pares no acolhimento desta proposição, instituindo a data de 30 de maio como o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal.
Fonte: Agência Alba
Durante todo o mês de abril, a Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Saúde, levou às escolas públicas da cidade palestras e atividades voltadas ao tema “Arboviroses - Ação de combate ao Aedes Aegypti”. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), com temas definidos pelo Ministério da Saúde.
“Optamos por aderir ao PSE por entender a importância das ações preventivas”, explica Dulce Nunes, secretária municipal de Saúde, destacando que a iniciativa acontece para que as políticas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos se unam e promovam saúde e educação integral dos estudantes da rede pública.
Coordenada pelo Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com apoio da Vigilância Epidemiológica e PSF's, a ação contou também com atualização da caderneta de vacina das crianças.
Já para este mês de maio o Programa leva o tema “Drogas, sexualidade e violência doméstica” às 39 escolas do município, ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, IFBA e Colégio Polivalente.
Fonte: Ascom/PMI
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Stefane Xavier da Silva foi atacada pelo próprio pit bull em Cidade Ocidental, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...