Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa com a presença do secretário de Infraestrutura da Bahia – Marcus Cavalcanti – nesta quarta-feira (24), a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) reivindicou que seja incluída no planejamento do Estado este ano a elaboração do Plano Executivo de Engenharia do Aeroporto de Irecê, uma medida necessária para que a Infraero insira a cidade na rota dos voos comerciais.
O aeroporto de Irecê estava na pauta na época do governo Dilma, mas ficou de fora na gestão de Michel Temer. Fabíola defende que o projeto do município seja previsto no Plano PluriAnual (PPA) do governo da Bahia, da mesma forma que já estão inseridos os aeroportos de Senhor do Bonfim e Bom Jesus da Lapa. “O Aeroporto de Irecê é estratégico para a região e para toda Bahia. Fica no centro do Estado e será vital para a economia baiana. Essa é uma reivindicação do povo ireceense, do prefeito Elmo Vaz e toda região. Defendo que a cidade tenha o plano executivo para que, posteriormente, esse assunto seja retomado no governo federal”, defendeu Fabíola.
A deputada também solicitou do secretário Marcus Cavalcanti a conclusão da iluminação da entrada de Irecê, que, segundo o gestor, está 70% concluída e em breve será finalizada.
Fonte: Ascom/deputada Fabíola Mansur
Câmara de Vereadores de Central (Foto: Central Notícia)
A Câmara de Vereadores de Central estará realizando na próxima segunda-feira, dia 29 de abril de 2019, sua sessão ordinária fora da sua sede. A sessão ordinária irá acontecer a partir das 18h nas dependências da quadra de esportes situada no povoado de Vereda, zona rural da cidade.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Belarmino (PT), a intenção em realizar a sessão itinerante é aproximar o Poder Legislativo da comunidade. A sessão itinerante segue o mesmo rito de uma sessão ordinária realizada na sede do Legislativo.
Belarmino destaca a importância dos moradores de Vereda participarem da sessão. “Não são poucas as vezes em que o cidadão desconhece o funcionamento do Legislativo. Essa aproximação é fundamental para compreensão não só do rito da sessão legislativa, mas também para a percepção da importância da Câmara de Vereadores na vida das pessoas”.
Fonte: Central Notícia
Em decisão deliberada nesta quarta-feira, 24, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de seu ministro, relator Luís Roberto Barroso, manteve a decisão do Magistrado José Onofre Alves Júnior que reconheceu, em primeiro grau, a inelegibilidade de Luizinho Sobral, e referendada pelos Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A decisão do TSE, em caráter definitivo, o deixa definitivamente, inelegíveis por oito anos, e confirma a deliberação do TRE-BA.
Em tentativa desesperada, por estar inelegível, Sobral requereu ao TSE (Ação Cautelar nº 0601976-57.2018.6.00.0000) a suspensão da inegebilidade, decisão afastada pelo TSE, através do seu relator, o ministro Barroso. Com essa decisão do TSE, é questão de tempo para a justiça eleitoral caçar o diploma de suplente de Luizinho Sobral, o que também impedirá definitivamente qualquer possibilidade do ex-prefeito assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia nos próximos quatro anos.
Depois de perder as eleições em 2016, o ex-prefeito de Irecê vem se defendendo na Justiça, acumulando derrotas. Com essa decisão cai por terra o sonho de Luizinho de voltar a concorrer nas próximas eleições para prefeito de Irecê, deixando o atual prefeito Elmo Vaz numa situação confortável, uma vez que o grupo do ex-prefeito certamente irá se dividir, com destaque para lideranças postulantes como o vereador Léo da Unibel, que dificilmente aceitará a imposição de Luizinho Sobral em indicar sua esposa, Michele Sobral, como sua provável candidata.
Fonte: Central Notícia
O Ministério Público estadual pediu a execução de multa diária contra Edicley Souza Barreto, prefeito do Município de Ibititá, que fica na região de Irecê, por descumprimento de medida judicial que obriga o acionado a realizar concurso público na cidade. Segundo a promotora de Justiça Edna Márcia Souza Barreto de Oliveira, autora da ação civil pública, o prefeito contrata servidores através de empresa terceirizada, sem garantias sociais ou contratação direta, mediante nomeação para cargos comissionados, para desempenhar atividades próprias e rotineiras da administração pública. O valor do débito atual do Município é de quase R$ 3,5 milhões. O valor foi obtido a partir da multiplicação do valor da multa pelos dias de descumprimento da ordem judicial, contados a partir de 4 de maio de 2018 até o dia 9 de abril, quando foi ajuizada a execução.
“A determinação judicial visa obrigar o Município de Ibititá a promover concurso público no prazo de 180 dias para substituir os cargos contratados sem concurso público e se abster de contratar pessoal com violação das regras constitucionais de investidura em cargo ou emprego público que depende de aprovação prévia em concurso público”, afirmou a promotora de Justiça. O MP requer a citação do executado para depositar em juízo o valor da multa e, caso não cumpra, seja expedido mandado de penhora e avaliação de bens.
Fonte: MP-BA
Várias objetos furtados em uma residência, em Irecê, foram recuperados nesta terça-feira (23). A operação foi realizada pela 14ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior.
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram após uma vítima que teve a casa furtada procurar a polícia. O suspeito de realizar o furto foi identificado por Jeferson da Silva Costa. Ele foi apresentado à unidade policial.
A polícia conseguiu recuperar um cooktop, um aparelho de TV, 32 polegadas, quatro relógios, cinco perfumes e uma mochila.
Outras pessoas que foram vítimas de furtos devem procurar a delegacia para reaver os aparelhos, já que foram encontrados na casa do suspeito, outros objetos oriundos de outro crime contra o patrimônio.
Fonte: Central Notícia
No início da tarde desta segunda-feira (22), dois presos identificados por Evilásio Rosa da Conceição e David Nunes da Silva que estavam custodiados na delegacia de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foram transferidos para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco.
A medida foi tomada pelo delegado Marcus Edmundo Pina, após os presos incitarem a rebelião na unidade prisional.
A escolta dos presos entre as duas cidades, que tem aproximadamente 267 quilômetros de distância, foi realizada por duas Guarnições Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido
Fonte: Central Notícia
O veículo Uno foi apreendido pela polícia – Foto: Caesa/Divulgação
Um motorista de 18 anos teve o carro apreendido na noite deste domingo (21), na Praça dos Requintes, em Irecê, após ser abordado por policiais militares da Companhia de Ações Especiais do Semiárido – Caesa.
De acordo com a polícia, o condutor estava sem a carteira de habilitação (CNH) e foi constatado que o veículo tinha débitos no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Além do licenciamento atrasado, no interior do automóvel havia vários recipientes de bebidas alcoólicas. Ítalo dos Santos Silva e em seguida para CIRETRAN de Irecê, onde o veiculo ficou apreendido para as medidas cabíveis.
Fonte: Central Notícia
O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a reforma da Previdência nas redes sociais. Nesta sexta-feira (19), ele defendeu que a reforma garantirá que "quem ganha menos pagará menos e quem ganha mais pagará mais".
Bolsonaro também falou a respeito do serviço disponível na página do Ministério da Economia que faz o cálculo da aposentaria.
Fonte: Bahia Notícias
Irecê - O entorno da Praça Clériston Andrade, popular Praça do São João, também está sendo recapeado. A ação, que faz parte da Operação Pós Chuvas da Prefeitura de Irecê, recuperou parte da Rua Lafayete Coutinho até a ligação com a Avenida Santos Lopes.
“As equipes da Secretaria de Infraestrutura estão aplicando no local microrrevestimento asfáltico, uma tecnologia nova com polímero”, explica o prefeito Elmo Vaz, reafirmando que algumas áreas da cidade não suportam mais reparos com tapa buracos. “Apesar de ter um custo maior, essas vias ficarão um bom período sem precisar de manutenção. Essas obras estão sendo realizadas com recursos próprios”, completou.
Fonte: Ascom/PMI
O confronto ocorreu na manhã de hoje, em Central (Foto:Divulgação)
Na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 11h, três suspeitos de roubo, tráficos de drogas e homicídio, morreram em confronto com a polícia na cidade de Central, região de Irecê.
Em nota, a polícia informou que o trio estava na cidade com o objetivo de resgatar presos da delegacia local. Eles estavam em uma casa na avenida João Durval Carneiro, sendo monitorados pela Polícia Militar.
Ainda segundo a nota, a polícia disse que em conjunto com a Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Militar local e a Companhia de Ações Especiais do Semiárido – Caesa, foi feito o cerco e abordagem a casa, onde os suspeitos fizeram disparos de arma de fogo contra os militares, que reagiram.
No confronto, foram atingidos Cleiton Gomes de Jesus, 23anos, Sávio Cosmo Eduardo da Silva, 22 anos e Luciano Martins de Lima, 20 anos. Eles ainda foram socorridos ao Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Ribeiro, mas não resistiram.
Com o trio, a polícia apreendeu uma pistola calibre 22 ,com numeração suprimida, seis munições calibre 38 deflagradas e 04 intactas, e quatro munições cal 22 intactas, 134 gramas de maconha, 14 gramas de crack e uma balança de precisão.
Todo material foi apresentado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê (Foto: Divulgação).
Fonte: Central Notícia
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Stefane Xavier da Silva foi atacada pelo próprio pit bull em Cidade Ocidental, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...