Quarta-feira, 27 de Maio de 2020
Região

A cidade de Presidente Dutra registra segundo caso de coronavírus - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Presidente Dutra, na região de Irecê, informou nesta terça-feira (27) a confirmação do segundo caso de contaminação do novo coronavírus no município. Segundo a nota divulgada no Facebook, a contaminação foi de forma comunitária.

De acordo com a publicação, a pessoa infectada não tem histórico de viagens nem sabe informar a possível fonte da sua contaminação. Ou seja, a equipe epidemiológica não tem como identificar a origem da contaminação da pessoa afetada.

Ainda conforme a Prefeitura, o material coletado foi investigado pelo Laboratório de Análises de Saúde Pública do Estado da Bahia - Lacen, na capital baiana. O paciente se encontra em isolamento residencial com a família.

Até o momento, Presidente Dutra tem dois casos positivos do novo coronavírus, sendo que o primeiro já está curado.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Maio de 2020
Região

Foto: Reprodução

Uma multinacional italiana do segmento farmoquímico, com filial no Polo Industrial de Camaçari, doou mais de 400 litros de álcool gel para o Consórcio de Saúde da Região de Irecê.

O grupo produz insumos farmacêuticos ativos para tratamento das mais diversas doenças e teve como ação social a iniciativa de produzir e doar álcool gel para diversas entidades, como ONGs, igrejas, prefeituras, companhias de polícia, entre outros. Estima-se que as doações devem chegar até 6 toneladas e milhares de pessoas serão beneficiadas pela doação.

Sensibilizada com a necessidade da microrregião de Irecê, a empresa ITF Chemical  Ltda fez a doação de mais de 400 litros de álcool em gel para o Consórcio de Saúde da Região de Irecê. O material doado para uso exclusivo de limpeza e assepsia dará reforço às ações desenvolvidas no combate ao vírus e será destinado aos profissionais da área de saúde que atuam na Policlínica Regional de Irecê e em municípios consorciados.

“A solidariedade, nesse momento, também se torna um caminho fundamental para enfrentarmos todo esse período. Ficamos muito contentes com essa doação. Esses litros auxiliarão nos trabalhos das equipes de saúde atuantes na linha de frente de enfrentamento da Covid-19, além do reforço em demais atividades. Com certeza, vamos fazer o uso necessário e consciente desse produto”, conclui o presidente do consórcio de saúde e prefeito de Lapão, Ricardo Rodrigues.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Maio de 2020
Região

Repercute mal entre moradores da região de Irecê, a reportagem exibida pela Record TV, em que mostra a situação de uma família que vive em extrema pobreza em uma comunidade quilombola, no município de Jussara.

Mas, inicialmente, vale destacar que choveu regularmente esse ano no sertão baiano, o que proporcionou para a região uma das melhores safras (veja aqui). “As pessoas ficam indignadas, pois as coisas boas que a região produz parecem não ter valor, não são mostradas para o Brasil”, falou Roniclei Silva, natural de Irecê, e que atualmente mora em São Paulo.

Por causa da reportagem considerada por muitos como sensacionalista, alguns leitores do Central Notícia enviaram fotos à redação com os seguintes dizeres: “Olha como está em 2020!” ‘TV Record, nossa região de Irecê está assim. Muita fartura, graças a Deus’. ‘ Temos a criação de cabras para produção de leite em Jussara, produção de pinha em Presidente Dutra, da cebola e tomate irrigados em Canarana, João Dourado, Cafarnaum, e o comércio forte em Irecê, as faculdades, etc.’

Não é de hoje que conteúdos jornalísticos, assim, que só mostram o lado negativo da região são veiculados em todo o país. A mesma emissora, há cerca de 15 anos, propagou uma matéria na qual dizia que havia gente comendo até ‘calangos’ para sobreviver na região.

“Se vocês assistirem à Record nos outros estados, vocês iriam ficar horrorizados. Essa reportagem é uma das que passam para os outros estados do Brasil e eu já assisti, quando estive na cidade de Porangatu (GO), disse Aurelino Pereira, morador de Central.

Em 2000, foi fundado com sede na cidade de Irecê, o Projeto Nova Canaã, que já atendeu diversas famílias carentes do sertão, na área de educação, esporte e assistência social, além de gerar muitos empregos. “ Ninguém está tirando o mérito do projeto, aliás, reconhecemos sua importância na vida das pessoas. O que repudiamos é a forma pejorativa como a região é vista lá fora por causas dessas matérias exibidas na grande mídia”, desabafou Alex Dourado. 

Sobre a última reportagem do canal do Bispo Edir Macedo, a Secretária de Assistência Social de Jussara, Denise Karla Correia, não nega os fatos, mas acusa a emissora de expor uma família sem, pelo menos, procurar o poder público para saber o que é feito para mudar a realidade.

Veja a nota na íntegra

Venho me pronunciar com relação ao vídeo feito pela TV Record,  expondo uma família do povoado quilombolas do município de Jussara-BA.

O povoado é quilombola. Significa que tem 100% de cobertura do PBF.  Outrossim, fizemos parceria com a Fundação Palmares e a gente vem assistindo a comunidade com cestas básicas.

É  um núcleo familiar que sempre é acompanhado pela equipe técnica.

Não negamos a realidade de vulnerabilidade social em que se encontra.  Porém,  vamos nos ater aos fatos!

Quão bondosos benfeitores que invadem o município,  expõe uma família e sequer se dá ao trabalho de procurar o poder público para saber o que é  feito e como poderiam mudar esta realidade?

A mesma equipe que há alguns anos atrás,  vieram ao território de Irecê e fizeram um show de horrores,  denegrindo a imagem da região celeiro do Brasil?

O município de Jussara informa que tomará todas as medidas cabíveis para que nenhum cidadão filho seu seja exposto ou explorado financeiramente por este tipo de iniciativa repugnante!

Agradeço aos amigos pela preocupação e apoio prestados.

Grata

Denise Karla Correia

Séc. Mun. Assistência Social de Jussara

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
Região

Imagem ilustrativa

Em uma operação de combate ao furto de energia nas cidades de Ibititá, Ibipeba e Barro Alto, na região de Irecê, a Coelba identificou irregularidades em 19 fazendas produtoras de banana, 11 delas com fraudes identificadas. As unidades foram autuadas e desligadas.

Chamada de Operação Bananal, a ação inspecionou mais de 200 unidades consumidoras na região, a maioria com sistema de irrigação. A energia recuperada com a retirada das fraudes é suficiente para abastecer cerca de quatro mil residências durante um mês.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população.

Como denunciar

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantém um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 0800 591 0857, o site www.coelba.com.br , e também através do e-mail neoenergia@canaldedenuncia.com.br

Orientação de segurança

Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.

Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e dos vizinhos.

A Coelba orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal, usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como ar condicionado, chuveiro, ferro de passar roupa, freezer, entre outros.

Fonte: Ascom - Coelba



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 21 de Maio de 2020
Região

Barra do Mendes confirma o primeiro caso de Covid-19 na cidade — Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Mendes, na região de Irecê, comunicou, nesta quarta-feira (20), o primeiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade. Trata-se de um jovem de 25 anos, que chegou no início deste mês de São Paulo.

No dia 2 de maio a jovem veio para Barra do Medes, onde foi orientado a permanecer em isolamento social por 14 dias. Devido o paciente ter seguido a quarentena, a Prefeitura acredita que a fase de transmissão da doença perdeu o efeito, já que a mãe dele apresentou sintomas similares da Covid-19, porém, fez o teste e o resultado foi negativo.

Na região, além de Barra do Mendes, Canarana, Irecê e Presidente Dutra, também já registraram casos positivos do coronavírus.

Veja a nota da Prefeitura de Barra do Mendes

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Maio de 2020
Região

O sinal digital da TVE Bahia foi inaugurado, nesta terça-feira (19), em solenidade realizada virtualmente, na região de Irecê. Durante a transmissão, foi apresentada toda a programação da TV pública da Bahia, que traz conteúdos diversificados de educação, jornalismo, esporte, cultura, saúde, música e programação infantil. A cerimônia contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Silva Gonçalves, entre outras autoridades.

O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 277.162,90, alcançando uma população de 179.081 mil pessoas. No Território de Irecê, receberam o sinal os municípios de Irecê, Lapão, Presidente Dultra e Central, que vão operar através do canal 5.1. Já na cidade de Xique-Xique, a programação da emissora estará disponível pelo canal 4.1.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a qualidade do sinal e dos conteúdos exibidos. "Nós não gostaríamos de passar este momento sem registrar a abertura de um sinal de uma TV pública no Estado da Bahia, para a gente poder chegar à população com qualidade e com informações qualificadas, pois a TVE possui uma programação diferenciada, rica e muito abrangente, que vai desde economia à educação ao esporte e cultura".

O diretor geral do IRDEB, Flávio Silva Gonçalves, ressaltou a importância do canal para a população baiana. "A TV pública da Bahia é uma fonte importante de informação, educação, cultura, esporte, saúde. Neste momento da pandemia, e também depois, a TVE é um importante veículo para todos os baianos,  sejam eles crianças, jovens, adultos  ou idosos. A informação ajuda a salvar vidas. Combater as informações erradas é fundamental na pandemia. A programação da TVE é diversa e esta diversidade agora está chegando aos baianos no interior do Estado através do sinal digital com qualidade".

As novas estações de retransmissão digital do sinal da TVE no interior do Estado também já foram inauguradas nos seguintes municípios: Feira de Santana, Ipiaú, Ipirá, Guanambi, Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Cachoeira, Brumado, Araci, Conceição do Coité, Serrinha, Biritinga, Teofilândia e Itaberaba.

Programação - A TVE conta com conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo, shows e esportes a programas infantis, educativos e culturais. A TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir em sua grade, projetos audiovisuais realizados pelas universidades públicas estaduais e federais da Bahia, além de produções internacionais.

Alguns dos destaques da grade de programação do canal são os programas voltados para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A TVE exibe de segunda a sexta, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa Hora do ENEM, exibido nos mesmos dias, sempre às 18h.

A TVE é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 17 de Maio de 2020
Região

Existem várias ocorrências de morte de abelhas pela pulverização de pesticidas na agricultura e também devido a aplicações do “fumacê” no combate à dengue, doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O Engenheiro Agrônomo e criador de abelhas nativas sem ferrão, Márcio Pires de Oliveira, relatou ao Central Notícia o grave problema que aconteceu em sua propriedade, localizada na comunidade de Hidrolândia, município de Uibaí, região de Irecê.

 “Aplicaram veneno sem avisar, no horário de maior atividade de voo e forrageamento de abelhas e outros polinizadores nativos”, reclamou.

O agrônomo é responsável pela empresa Meliponário Rei da Mandaçaia, um empreendimento familiar especializado na criação, conservação e manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão.

‘ Estamos há mais de 30 anos criando, multiplicando e contribuído para preservação destes pequenos magníficos animais’.

O fumacê, que é uma solução de inseticida e óleo mineral na forma de uma fumaça densa e esbranquiçada, é borrifada com bombas grandes acopladas a veículos. É um dos recursos usados para evitar a proliferação das larvas do mosquito da dengue e exterminar o mosquito adulto contaminado, segundo especialistas no assunto.

Para Márcio Pires, é inadmissível que algum responsável técnico recomende uma aplicação de veneno às 5h da manhã, sendo que o alvo, o mosquito da dengue tem atividade de 7 às 10h e de 16h às 17h.

“Minha criação de abelhas (das espécies mandaçaia e jataí) tem registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB)”, disse.

“ Vou entrar com representação junto ao Ministério Público do Estado (MPE), além disso,  vou apurar as responsabilidades técnicas e a Anotação de Responsabilidade Técnica - ART,  junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA). Cobrarei os crimes ambientais e indenização pelo prejuízo causado com o enfraquecimento e morte das colônias”.  

Colônias mortas 

Por conta do aumento do número de casos de dengue e chikungunya em Uibaí, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), liberou há cerca de 20 dias um carro fumacê, que vem fazendo a aplicação de inseticida no município (veja aqui).

De acordo com o Professor e Doutor Lionel Segui Gonçalves, o fumacê apenas mata o mosquito adulto pelo contato direto, quando ele está voando e atravessa a fumaça densa (por isto o produto não deve ser aplicado com vento forte, que dispersaria a solução). Portanto, o mais ideal é eliminar os criadouros de larvas ao longo do ano.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 16 de Maio de 2020
Região

Veículo trafegava no sentido Irecê quando capotou.

Um homem de 63 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas após o veículo em que estavam capotar, na tarde desta sexta-feira (15), em uma trecho da BA-148, conhecido por ‘Alto da Santa’, em São Gabriel, na região de Irecê.

Segundo a Polícia Militar, o veículo seguindo sentido Irecê por volta das 16h30, quando ocorreu o acidente. Reinilton Reginaldo de Oliveira morreu no local.

Os outros ocupantes do veículo, o motorista Natalino dos Santos Souza, 35 anos e Poliana Carvalho Rocha, 31 anos, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Irecê. A unidade de saúde não informou o estado de saúde das vítimas.

O corpo do idoso foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê. As causas do acidente serão investigadas.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 15 de Maio de 2020
Região

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deu início esse mês à doação de cestas de alimentos para comunidades quilombolas. A operação segue até o fim do ano, totalizando 64 mil cestas que serão entregues para oito mil famílias em situação de risco nutricional, situadas em comunidades nos municípios que compõem a região de Irecê, na Bahia.

A doação é executada pela Companhia com repasse de recurso financeiro do Ministério da Cidadania, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, órgão responsável pela indicação das comunidades que serão atendidas e pela definição do quantitativo de cestas que será destinado. As cestas estão sendo retiradas da unidade armazenadora da Conab, em Irecê, por representantes designados pela Fundação para fazer a entrega dos alimentos.

As famílias quilombolas beneficiadas receberão mensalmente, até dezembro,  unidades contendo 18 kg de alimentos, como óleo de soja, macarrão, flocos de milho, farinha de mandioca, arroz, açúcar e leite em pó. A operação é realizada respeitando as orientações sanitárias para evitar a aglomeração de pessoas, além de adotar os demais cuidados necessários de prevenção à propagação da COVID-19.

Até o momento, já foram retiradas 6.841 cestas de alimentos com destino aos municípios de Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Gentio do Ouro, Ibipeba, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João dourado, Jussara, São Gabriel, Uibaí, América Dourada, Central, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra e Xique-Xique.

Fonte: Ascom - Conab



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Maio de 2020
Região

Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) – Foto: Divulgação

Subiu para cinco o número de casos confirmados do novo coronavírus em Canarana, na região de Irecê. A informação de mais dois casos positivos consta no boletim divulgado pela Comissão de Controle e Combate à COVID-19º, no início da tarde desta quinta-feira (14).

Os dados mostram que os dois casos positivos foram confirmados por exames realizados no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado em Salvador.

Segundo a comissão, dos cinco casos positivos, dois estão recuperados e três seguem em bom estado de saúde, monitorados e em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Saúde do Município pede que a população continue com as medidas de prevenção, usando máscara para evitar a disseminação do vírus.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp