Sábado, 02 de Fevereiro de 2019
Notícias

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Irecê está realizando a manutenção de um trecho da Av. 1º de Janeiro. Os trabalhos estão em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para este final de semana.

A recuperação da avenida acontece em parceria com a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). “A 1° de Janeiro faz parte da BA-148, sendo a principal via de escoamento e de maior fluxo de veículos da cidade.

A Prefeitura também retirou o quebra-molas que existia em frente ao Posto 4 Rodas, uma vez que logo em seguida já existe uma lombofaixa.

Seguimos trabalhando para cuidar cada vez mais da nossa gente e do nosso patrimônio.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 02 de Fevereiro de 2019
Notícias

Foto: Divulgação / Secretaria do Meio Ambiente

Um incêndio atingiu uma região de serra em Jacobina, no Piemonte da Diamantina. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, uma área de cerca de 40 hectares – o equivalente a 40 campos de futebol – já foi destruída. Conforme o G1, até esta sexta-feira (1°) o fogo ainda não tinha sido extinto. As chamas tiveram início na última segunda-feira (28).

Para combater o incêndio foram acionados bombeiros, brigadistas, voluntários e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Ainda nesta sexta, um avião chegou na cidade para ajudar nos esforços. Ainda não se sabe o que provocou o fogo. A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019
Notícias

No início da madrugada desta sexta-feira (01), a Polícia Militar de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, registrou o segundo homicídio de 2019.

Segundo informações do Blog Braga, um rapaz identificado por Luciano Dos Santos Araújo, 23 anos, natural de Irecê, foi alvejado por um disparo de arma de fogo e morreu antes da chegada dos socorristas do SAMU.

O corpo do ireceense foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras para ser periciado. A motivação e autoria do crime são desconhecidas.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019
Notícias

Com o fim do recesso do Poder Judiciário nesta sexta-feira (1º), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) analisarão o pedido de liberdade do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB).

Segundo o G1, a defesa alega que Geddel deve ser solto porque a fase de instrução de seu processo, em que são coletadas provas e ouvidas testemunhas, já se encerrou.

Durante o recesso, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, entendeu que não se tratava de caso urgente, deixando a decisão para o ministro Edson Fachin.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019
Notícias

O programa Partiu Estágio, do Governo do Estado, abriu 2.325 novas vagas hoje, quarta-feira (30). Os interessados terão até o dia 24 de fevereiro para fazer a inscrição, pelo site do projeto. O edital está disponível no portal da Secretaria da Administração (Saeb).

As oportunidades de estágio são para 62 órgãos estaduais, distribuídos entre 49 municípios baianos, incluindo Irecê e Xique-Xique.

Podem se inscrever todos os estudantes universitários que moram na Bahia e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de instituições estaduais, federais e privadas com sede no estado.

Para participar, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos e ter cumprido pelo menos 50% do curso de formação. Conforme o governo, o cadastro de cada candidato vai compor um banco, que terá validade de seis meses, do qual sairão as convocações dos novos estagiários do Estado.

O programa terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Desta forma, terão prioridade sobre as vagas não reservadas estudantes que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública, ou com bolsa integral na rede privada, e universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Não poderão participar estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.

Inscrições – Candidatos que estejam se inscrevendo pela primeira vez no Partiu Estágio devem estar atentos sobre o processo de inscrição. Inicialmente, é preciso acessar o site do programa e criar uma conta, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido. O sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado os dados para acesso ao sistema de inscrição.

De posse dos dados para acesso, o candidato deverá preencher os dados cadastrais no site de inscrição e, posteriormente, selecionar seu curso e em quais órgãos que pretende estagiar, além de especificar o turno – o máximo de três órgãos deve ser selecionado. O candidato ainda deve estar atento a um detalhe: apenas poderá escolher o curso e o órgão para estágio no município que estuda ou reside. Caso já tenha se inscrito em editais anteriores, o candidato deve acessar sua conta já existente e realizar o mesmo procedimento para escolha do curso e dos locais de estágio.

A lista completa das oportunidades de estágio no serviço público estará disponível no sistema de inscrição do Partiu Estágio (www.programaestagio.saeb.ba.gov.br). Para se inscrever corretamente, o candidato deverá identificar seu curso e a disponibilidade de vagas para cada órgão, observando se as oportunidades de estágio estão localizadas no município de sua residência ou no qual estuda. Na finalização do processo de inscrição, o candidato receberá, no e-mail cadastrado, o comprovante de inscrição.

O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante seja deficiente físico. A distribuição das vagas acontece mediante sorteio. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da Administração Pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019
Notícias

Tudo começou por uma simpatia, como “amor à primeira vista”. Vitalina Araújo, encantou-se com a Rosa do Deserto, uma linda flor de origem africana que vem encantando decoradores em todo o mundo. No Brasil é crescente e os arquitetos tem indicado para diversas versões decorativas de ambientes internos e externos, residenciais e empresariais.

Vitalina disse que começou com uma brincadeira e hoje tem diversos canteiros de mudas, que ela comercializa a partir de R$ 15,00 (quinze reais) a unidade. As mudas expostas a um sol a pino, sem cobertura de viveiros, assustam a quem não conhece a dinâmica da planta.

Vitalina, com ares de produtora experiente, explica que a espécie gosta de sol, não de sequidão. “A umidade deve ser suficiente para  que ela se sinta confortável, mas é uma planta que gosta de sol, afinal sua origem é africana”, explica a agora produtora.

Vitalina morou em Irecê por vários anos, onde se casou com o bancário (agora aposentado) Oldemar Alves Dourado Moitinho (Neguinho de Palito). Empresária no ramo de entretenimento, ela fechou a VitaVídeo, uma das primrrias lojas a garantir acesso “vídeocinematográfico” aos ireceenses, e foi com a família morar em Salvador, onde ainda tem residência e o marido abriu fábrica de móveis após aposentadoria.

A pouco tempo, o casal, com os filhos já seguindo a própria jornada, aventurou-se a realizar o sonho de morar na centro da chapada.

Arquiteto, Neguinho, o esposo, sempre foi “hiperativo”, projetou a nova casa, treinou equipe para produção dos tijolos e os fabricou, um a um, para que ficassem todos a seu jeito. Acompanhou a pari passu a construção da casa, que hoje é a preferida da família, na cidade de Palmeiras, no coração da Chapada Diamantina, perto dos rios correntes de águas gélidas e da alternativa comunidade do Capão, onde leva uma vida tranquila, só agitada pelas frequentes visitas de parentes e amigos.

É neste ambiente renovado, que Vitalina decidiu, a três anos, produzir, por diversão, a famosa Rosa do Deserto e hoje tem vários canteiros. Ela ainda não abriu o espaço para comercialização, mas não se nega a vender a quem procura.

Eu comprei a minha, que está ficando linda aqui em casa.

Curiosidade - Rosa do deserto é uma flor originária da África do Sul e faz parte da família Apocynaceae, podendo chegar a medir até 4 metros de altura e um metro e meio de largura quando cultivada em seu ambiente natural.

Originária de localidades muito quentes, esse tipo de flor adapta-se facilmente a países tropicais, e no seu formato, o caule é mais grosso na base porque precisa de estrutura para suportar bastante vento e reservar água. Esse formato faz com que a rosa do deserto lembre uma pequena árvore com raízes visíveis.

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019
Notícias

Com base nos prognósticos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) sobre uma possível contaminação das águas do rio São Francisco, na Bahia, pelos rejeitos da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), a Embasa adotou medidas de contingência para garantir a qualidade da água que ela distribui pelos sistemas que captam neste manancial.

A empresa intensificou o monitoramento da qualidade da água que chega aos seus pontos de captação ao longo do rio São Francisco. As estações de tratamento estão sendo preparadas para que seus equipamentos possam eliminar a possível presença de metais na água e estão recebendo em seu estoque um incremento de produtos químicos para tratar a água do São Francisco no caso de ela vir a apresentar condições anormais de qualidade.

Segundo o plano de contingência estabelecido, em caso de qualquer alteração na água do rio que gere riscos à saúde da população e não possa ser corrigida pelos métodos convencionais de tratamento, as autoridades de saúde pública serão imediatamente comunicadas e a empresa adotará as medidas necessárias, como a interrupção do abastecimento e a adoção de fontes alternativas, para assegurar a continuidade do fornecimento de água tratada aos municípios afetados em sua área de atuação.

Prognóstico

Em relatório divulgado no dia 29/01/2019, a CPRM afirma que a pluma de rejeitos está se deslocando em velocidade mais baixa que a velocidade média da água em condições normais e que a frente da pluma vem apresentando dispersão ao longo de sua trajetória. Com base nos indicadores de velocidade de deslocamento da pluma e de sua dispersão apresentados neste último relatório, estima-se que ela chegue nas águas do São Francisco, na Bahia, no final de fevereiro ou início de março deste ano.

Outro ponto a considerar é a distância de quase 800 km a ser percorrido pela pluma de São José da Varginha, em Minas Gerais, ponto onde a pluma chegou no dia 30/01/2019, até o primeiro ponto de captação na Bahia, sendo que, neste percurso, existem duas barragens das usinas hidrelétricas de Retiro Baixo e de Três Marias, onde certamente as partículas mais pesadas dos rejeitos irão sedimentar, restando apenas uma pluma com potencial muito grande de dispersão

Fonte: Embasa



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019
Notícias

Um rapaz identificado por Eduardo Pereira Santos procurou a Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê na manhã desta quarta-feira (30) para registrar um boletim de ocorrência.

Acontece que há cerca de dois anos, Eduardo havia sido fotografado numa festa junto a Fabio Cavalcante, conhecido por Tiago, suspeito de participação em um assalto a uma distribuidora de alimentos em Irecê.

Ao repórter José Bastos, Eduardo disse que ficou surpreso quando chegou em casa na noite de ontem e viu sua imagem sendo divulgada de forma maldosa nos grupos de WhatsApp da região.

Eduardo é comerciário, trabalha numa empresa em Irecê e nunca teve passagens pela polícia.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019
Notícias

Anderson de Jesus Ferreira, conhecido como Andinho, também era suspeito de homicídio e de participação no furto da sede do Ministério Público em Ruy Barbosa.

Com mandado de prisão em aberto por furto qualificado de uma loja de celulares, na cidade de Ruy Barbosa, em 16 de janeiro, Anderson de Jesus Ferreira, mas conhecido como Andinho, foi localizado na noite desta terça-feira (29), por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe /Chapada). Ele também era suspeito de um homicídio, cometido em novembro do ano passado, e do arrombamento da sede do Ministério Público no município.

De acordo com o major Ricardo Passos, comandante da unidade, os PMs estavam fazendo patrulhamento quando um cidadão, que não se identificou, informou que Andinho estava mantendo sua esposa, Judmila Santos de Jesus e a filha do casal em cárcere privado.

“Ao chegarmos na referida casa, ele percebeu a presença dos policiais e começou a atirar, e no confronto foi atingido. Levamos o suspeito para a Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, contudo ele não resistiu aos ferimentos”, explicou o oficial.

Com Andinho, os policiais encontraram um revólver calibre 32, duas armas artesanais, cinco cigarros de maconha e um celular. “Era um indivíduo muito perigoso, com várias passagens por roubo e furto e muito violento”, afirmou delegada Cláudia Bensabath, titular da Delegacia Territorial de Ruy Barbosa.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp