Sábado, 06 de Abril de 2019
Notícias

Um homem identificado por Danilo Santos Soares, 26 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (06), em Irecê.

Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu em frente a um clube, na rodovia BA-052. A vítima que residia no bairro Lagoa do Tió tinha passagem pela polícia.

De acordo com populares, houve uma confusão dentro do clube envolvendo a vítima, que foi atacada por criminosos quando ia embora. Pelo menos seis disparos atingiram Danilo. Ele morreu no local.

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT). Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Irecê.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 06 de Abril de 2019
Notícias

No próximo de dia 15 de abril (segunda-feira), o governador Rui Costa (PT) completa 500 viagens pela Bahia com uma agenda no município de Morro de Chapéu, na região da Chapada Diamantina.

Na região, Rui entregará a recuperação de trecho da BA-144, entre Morro do Chapéu, Várzea Nova e Laje do Batata ( no município de Jacobina).

O governador e comitiva [política e institucional] devem desembarcar às 09h em Morro do Chapéu. Convênios do programa ‘Bahia Produtiva’ também serão assinados.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Abril de 2019
Notícias

Articular o ingresso de Irecê no programa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações e Unidas e alinhar caminhos para elaboração e implantação do Plano Municipal de Educação Ambiental, foram os principais objetivos da participação do secretário de Meio Ambiente de Irecê, João Gonçalves, no 1º  Simpósio – Agenda 2030, ocorrido em Morro do Chapéu, nesta quinta-feira, 4.

João Gonçalves, que esteve acompanhado da diretora de divisão de educação ambiental, da secretaria municipal de educação, Marilza Pereira, falou durante o evento, que “refletir o atual modelo de produção e consumo e planejar as comunidades urbanas e rurais o que se deseja para o futuro, com foco no desenvolvimento sustentável, é inadiável”, disse.

Promovido pela secretaria estadual de meio ambiente, em parceria com a prefeitura local, o evento contou com participação do secretário estadual da pasta, João Carlos Oliveira disse às autoridades, representações do setor privado e das organizações sociais, que “para alcançarmos as metas, precisamos do engajamento de todos os parceiros. Vocês estão no caminho certo e serão referência em sustentabilidade", ressaltou o secretário estadual.

Na oportunidade, Luciana Santa Rita, coordenadora do Programa Água Doce (PAD) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apresentou as ações do programa, tecnologia social que já conta com quase 200 sistemas de dessalinização de água salobra instalados no semiárido baiano, contribuindo com o acesso à água de qualidade para o consumo humano.

A programação contou também com a apresentação da linha de base dos indicadores sociais, econômicos e ambientais do município; composição do Conselho do Instituto Tecnológico Geopark Morro do Chapéu; e a discussão com a comunidade do plano de ação e estruturação do PPA municipal em sincronia com as diretrizes dos ODS da ONU.

ODS - Agenda global com 17 indicadores e 169 metas adotadas pela ONU em 2015, ano em que expirou o prazo de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a ODS traz novas metas mais abrangentes, que incluem, por exemplo, a erradicação da pobreza, acesso ao saneamento básico e à energia renovável. O prazo limite para o cumprimento é 2030.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Abril de 2019
Notícias

O Ateliê Nair Siqueira está há 19 anos no mercado mas, mesmo sendo muito requisitada, a empresária estava pensando em se aposentar. “Pensei em dar um tempo. São mais de 35 anos costurando e com a empresa, quase vinte. Mas recebi uma visita do ‘Sebrae até Você’ e mudei completamente de ideia. Aumentei o mix de produtos, inserindo bolsas de festa, bijuterias finas e modeladores, mudei o layout interno da empresa e estou aprendendo a usar as mídias sociais para divulgar o meu negócio”, diz.

A consultoria despertou em Nair o interesse em explorar mais as ferramentas online para publicar as roupas de festa que ela confecciona, apresentando os novos produtos comercializados na loja.

“Durante a consultoria, realizei o Canvas e percebi que precisava ajustar alguns pontos na empresa, inclusive a parte do marketing. Fui convidada pelo Sebrae para participar da oficina de planejamento em mídias sociais e só então percebi a importância de marcar presença também na internet com uma frequência maior e mais profissionalizada. Agora, estou até contratando uma pessoa para acompanhar a minha produção e gerenciar as minhas páginas”, explica.

Para a empresária, além de conquistar novos clientes, a internet vai ajudá-la a receber o feedback da clientela. “Muitas vezes eu fazia a roupa e não divulgava, e com isso ficava sem ter a devolutiva da cliente. Agora, peço a autorização, posto o vestido e, em minutos, recebo várias mensagens falando sobre o modelo, inclusive da própria cliente que veste na festa e marca o ateliê no Instagram. Os elogios me motivam a buscar sempre o melhor para oferecer aos meus clientes”, comemora.

O próximo passo de Nair é modernizar a fachada da empresa, e investir em identidade visual, inclusive pensando em profissionalizar as fotos para as postagens da internet.

“Depois das consultorias, consegui enxergar com um olhar mais crítico a minha empresa. A fachada precisa ser mais chamativa, pois atrai a atenção dos clientes e de quem passa na rua, e vou também produzir um backdrop para tirar fotos das minhas clientes e já postar as fotos com a minha marca”, diz.

Parceria com o Sebrae

Nair também é atendida pelo programa Negócio a Negócio (NAN) e a presença do Sebrae é constante desde o início do ateliê. Para a empresária, a parceria com a instituição ajudou também nas áreas financeiras e de gestão.

“Sempre que contei com o Sebrae, tive um braço amigo. Já participei de cursos de gestão financeira, planejamento estratégico, consultorias especializadas e outros cursos que me ajudaram muito a entender o dia a dia do meu negócio. Agora, que o Sebrae também vem até a empresa, é muito mais cômodo. Adoro as visitas e fico contando os dias para recebê-los aqui”, conta.

A técnica do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, ressalta a importância de investir em inovação e acompanhar as tendências para se manter no mercado e conquistar novos clientes.

“Inovar nem sempre custa caro. É preciso mudar algumas posturas e usar a criatividade. O investimento em mídias sociais é uma grande oportunidade de ganhar espaço no mercado e divulgar, instantaneamente, os produtos e serviços de forma barata e eficiente. Com capacitação, planejamento e consultorias especializadas o empresário se sente mais seguro para tomar as decisões dentro do negócio”, explica.

Os empreendedores que desejam saber mais sobre os programas e capacitações oferecidos pelo Sebrae em Irecê devem comparecer à agência da instituição, localizada na Rua Reggio Emília, 62, Praça Mário Dourado, Centro, ou entrar em contato por meio do telefone (74) 3641-3991.

Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Abril de 2019
Notícias

Na madrugada de quinta-feira (04) por volta das 2h30, Guarnição da CAESA realizando patrulhamento na BA-052, nas proximidades do trevo de acesso à cidade de Mairi, realizou abordagem ao veículo GM/Prisma Joy, cor prata, placa JRQ-9391, em um posto de abastecimento de combustível.

Quando em pesquisa no Sistema Sinesp foi detectada restrição de furto e roubo. O veículo era conduzido por Luís Henrique Santos Novaes, que passou a relatar que seria o quarto veículo a ser entregue na cidade de Irecê.

Em seguida, veículo e condutor foram encaminhados para o local da entrega do veículo na cidade de Irecê para tentar encontrar o receptador. Após tentativa sem sucesso da apreensão do suspeito o nacional fora encaminhado para a 14ª Coorpin - Irecê sendo preso em flagrante.

Fonte: As informações são da CAESA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Abril de 2019
Notícias

A funcionária da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA), Jamile Pereira Moreira Dias, morreu nesta quinta-feira (4). Ela era uma das vitimas do acidente entre a carreta e o micro-ônibus que aconteceu no dia 3 de janeiro na cidade baiana de Seabra, na Chapada Diamantina.

Jamile ficou internada em Salvador até segunda-feira passada,(1º), e teria retornado para sua cidade, Campo Formoso, mas seu quadro cínico piorou e ela chegou a ser transferida para o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), após um internamento de urgência em Senhor do Bonfim durante a viagem, mas infelizmente veio a falecer nesta quinta. Jamile tinha 32 anos, era natural de Juazeiro e deixa dois filhos.

Com sua morte sobe para 8 o número de vítimas fatais do acidente, que também deixou 26 feridos. Alguns ainda estão em processo de recuperação até hoje. O micro-ônibus que ela estava retornava com uma caravana do estado de Goiás após os festejos de fim de ano quando foi atingido pela carreta no município de Seabra, na Chapada Diamantina.

Em nota, a Sesau manifesta luto e destaca que Jamile “era querida por todos os servidores da Secretaria, conhecida e lembrada por seu jeito alegre e contagiante em atender o público, funcionária detalhista e uma grande artista. A Secretaria de Saúde está de luto, mas prestando toda a assistência à família“.

Fonte: Augusto Urgente



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Abril de 2019
Notícias

Eliete Macedo e o suspeito Arlan Cavancanti (Foto: Reprodução)

Na noite da última segunda-feira (01), Eliete Macedo, 23 anos, foi espancada pelo companheiro, Arlan Calvacante, em Perus, bairro da Zona Norte de São Paulo. O casal morava na comunidade de Lagoa do Leite, zona rural da cidade de Ibititá, região de Irecê.

Segundo informações da imprensa de SP, os policiais disseram que encontraram a porta da frente da casa do casal arrombada e a vítima debaixo da cama. Eliete estava desacordada e com lesões em todo o corpo. Uma vizinha que ouviu os gritos chamou a polícia.

De acordo com familiares do casal, Arlan e Eliete estavam juntos há dez anos. Logo depois de agredir Eliete, Arlan deixou os dois filhos na casa do irmão e disse que voltava logo, mas não apareceu mais. Ele segue foragido. Já Eliete teve morte cerebral na noite de quarta-feira (03) em unidade hospitalar.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Abril de 2019
Notícias

O deputado Capitão Alden (PSL) indicou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a implantação do Grupamento Territorial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, no município de Irecê. A reivindicação foi endereçada ao governador Rui Costa. No documento, o parlamentar justifica que, na hipótese de uma catástrofe, não existe aparelhamento operacional capaz de atender a demanda.

“A criação do Batalhão do Corpo de Bombeiros contribuirá para o planejamento e execução de uma política eficiente de Segurança Pública e das ações para prever, prevenir, neutralizar e reprimir atos danosos de qualquer natureza, que atentem contra a ordem pública, a incolumidade das pessoas e o patrimônio, além de proporcionar diagnósticos e prognósticos sobre a evolução de situações do interesse da corporação”, explicou.

Segundo Capitão Alden, há muito tempo os bombeiros não são mais chamados apenas para atender aos casos de incêndios. “Eles são convocados para atender às mais diversas circunstâncias, resgate de pessoas presas em acidentes automobilísticos, tempestades, enchentes, explosões, vítimas de quedas, pessoas presas em elevadores”, argumentou o parlamentar.

Conforme revelaram os dados do IBGE, a cidade de Irecê possui uma extensão territorial de 319,174 km² e uma população estimada em 72.386 pessoas, o que, segundo Capitão Alden, demonstra urgência na implantação do Corpo de Bombeiros, para uma proteção efetiva dos moradores locais e de toda a região. A cidade apresenta o percentual de 59.9% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 0.8% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada.

Fonte: Ascom/Deputado capitão Alden



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Abril de 2019
Notícias

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Irecê a fim de explicarem o compartilhamento de mensagens ameaçadoras em um grupo de Watshapp formado por alunos de um colégio no município. Os dois foram levados por equipes do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Irecê).

Uma denúncia anônima feita ao Centro de Comunicação revelou que os dois jovens, um aluno e o outro um ex-estudante da unidade de ensino, gravaram áudios ameaçando cometerem atos terroristas e enviaram para os colegas. Um dos meninos foi abordado no colégio e o outro em sua residência.

De acordo com a delegada plantonista da DT/Irecê, Ariadne Aragão de Almeida, os celulares dos dois foram recolhidos e serão analisados. “O diretor do centro de ensino também compareceu na delegacia”, revelou. Em depoimento, os dois afirmaram que só repassaram mensagens que receberam via rede social.

Casos envolvendo ameaças e disseminação de mensagens com conteúdos aterrorizadores são investigados pela Secretaria da Segurança Pública. Informações podem ser transmitidas de forma sigilosa através do Diques Denúncia (181).

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Abril de 2019
Notícias

A unidade será implantada no bairro Novo Horizonte, em Irecê (Foto: Cicom)

O 7º Batalhão da Polícia Militar – BPM – localizado em Irecê, iniciou a obra de construção da sede da 6ª CIA/ Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO).

Para construção, o 7º BPM tem o apoio Prefeitura Municipal de Irecê, empresários e comunidade.

De acordo com o Centro Integrado de Comunicação – Cicom, a unidade será implantada onde funcionou a antiga Unidade Saúde da Família (USF), no bairro Novo Horizonte. O objetivo é proporcionar mais segurança à população.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp