De autoria da vereadora Margarida Cardoso (Podemos), a Câmara de Vereadores de Irecê, votou, nesta quinta-feira, 21, Projeto de Lei que trata da inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas escolas do município.
Na justificativa deste Projeto de Lei, Margarida Cardoso – autora do projeto – falou da importância da implantação da língua de sinais e apresentou alternativas para que a gestão municipal o coloque em prática. “Agradeço aos meus colegas pela aprovação deste projeto, que, com certeza, vai ajudar centenas de crianças da nossa cidade”, destacou a parlamentar.
Fonte: Ascom/Câmara Municipal de Irecê
Um jovem identificado por Paulo Henrique Alves da Silva, o Fofão, 18 anos, foi preso por uma equipe da Polícia Civil de Irecê.
Segundo a polícia, Fofão vinha sendo investigado por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. A prisão ocorreu na última quarta-feira (20) em uma casa localizada na rua Mundo Novo, bairro Lagoa do Barro.
Com ele, a polícia encontrou 18 petecas de cocaína, 01 trouxinha de maconha, R$ 105,00 em dinheiro, 02 balanças de precisão e 04 aparelhos telefônicos. As informações são da Polícia Civil.
O suspeito e todo o material foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
A deputada Jusmari Oliveira - Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia - lidera com outros colegas parlamentares, um esforço conjunto para que o decreto 9.642, publicado em dezembro de 2018 e que prevê o fim escalonado do subsídio da energia rural, seja revogado o mais rápido possível. O decreto entrou em vigor em janeiro de 2019 e acresce, em até 43%, os custos do produtor com energia elétrica. A mordida é grande no bolso do agricultor e a reclamação é geral, uma vez que a energia elétrica é um insumo fundamental no processo de irrigação das lavouras.
Para debater este assunto a Comissão de Agricultura realizará uma audiência pública com a participação de especialistas no setor. A reunião será nesta terça-feira, dia 26, as 9 da manhã, no auditório Jornalista Jorge Calmon, localizada no prédio da Assembleia. Jusmari é agricultora no Oeste Baiano e entende bem do assunto. Ela explica que o decreto tem impacto imediato sobre dois grupos de unidades de consumo: os de fornecimento de alta tensão (acima de 2,3KV), chamados de “Grupo A Rural, e os de baixa tensão (aqueles que estão abaixo de 2,3 KV), denominados de “Grupo B Rural”
Na opinião dela, o subsídio precisa ser mantido pois barateia os custos nos horários de pico da irrigação – das 21h30 às 6h – e ajuda a dinamizar a produção agrícola. “É fundamental essa luta em defesa dos nossos agricultores. Sabemos o quanto a agricultura significa na balança comercial brasileira e o quanto o setor impacto os outros setores com repercussão direta na geração de riquezas, na oportunidade de novos negócios, na criação de empregos, faz movimentar inclusive a indústria e o setor de serviço tendo ainda um papel altamente relevante no reaquecimento da economia do País”, afirmou.
Jusmari entende que, em, razão destes fatores, todas as medidas devem ser adotas para incentivar a produção agrícola que ela chama de “mola propulsora da economia”. A parlamentar diz ainda que, desde a sua posse na presidência da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia tem buscado a interlocução com os produtores rurais. “Exemplo disso foi a Audiência Pública que realizamos, na última terça-feira, dia 19, na sede da FAEB, (Federação da Agricultura e da Pecuária da Bahia), quando ouvimos todas as demandas do setor e propomos a criação de um fórum permanente de debate para que possamos levar as reivindicações dos produtores a todos as instâncias de governo”, finalizou.
Fonte: Ascom/ Deputada Jusmari
Uma operação envolvendo policiais civis de Irecê e Brasília prendeu na manhã desta sexta-feira (22) um homem foragido da Justiça do Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, André Ferreira de Souza estava com dois mandados de prisão em aberto.
Ainda de acordo com a polícia, André é suspeito de roubo na capital brasileira. Ele foi localizado na comunidade de Achado, zona rural da cidade.
O fugitivo foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê e depois recambiado para Brasília.
Fonte: Central Notícia
Imagem Ilustrativa
Em resposta a matéria publicado no site do BN sobre problemas de esgotamento sanitário na Rua Marechal Cândido Rondon, a Prefeitura de Irecê esclarece que não é responsável pela operação do esgotamento sanitário da cidade, e orienta os moradores que busquem a Embasa, a qual detém a concessão para realização desse serviço no âmbito da sede do município. Ainda assim, a Prefeitura se solidariza com os moradores, e informa que, mesmo não sendo sua obrigação continuará ajudando a população, tanto que já canalizou, com recursos próprios, mais de 5 km de esgotos a céu aberto, apenas nos primeiros dois anos de gestão, enquanto a Embasa não implanta um sistema completo de esgotamento na cidade.
A Prefeitura de Irecê também informa que, em pouco mais de dois anos de gestão, já realizou uma verdadeira revolução na infraestrutura urbana do município, com obras de qualidade em quase todos bairros e povoados. Durante esse período já foram pavimentadas cerca de 150 ruas e mais de 40 km de passeios. Além disso, estão sendo iniciadas a construção de novas praças na cidade, e, depois de 30 anos, Irecê está ganhando duas novas entradas, a partir da BA-052, e iluminação em LED.
A Prefeitura de Irecê lamenta que uma rádio da cidade, que deveria viver da propaganda do comércio local, insista em manchar a imagem do município, reconhecido na Bahia e no Brasil pela sua pujança e grandeza, um dos principais pólos regionais do estado, com assuntos que em nada enaltecem ou dignificam a grandeza da nossa terra, situação que vem deixando toda população indignada, principalmente, pra quem vive do comércio. Essa tática, mesquinha e irresponsável, é fruto de uma incompatibilidade política com a atual gestão, e toda a população sabe os reais motivos e razões pelos quais a referida emissora insiste em tentar manchar a imagem do governo municipal. A atual gestão não se curva e nem se curvará a chantagens e intimidações dessa natureza.
Fonte: Ascom/PMI
A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Michel Temer, ex-presidente da República. Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.
Desde quarta-feira (20), a Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.
Michel Temer (PMDB) foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e ficou até o final do mandato, encerrado em dezembro do ano passado.
Eleito vice-presidente na chapa de Dilma duas vezes consecutivas, Temer chegou a ser o coordenador político da presidente, mas os dois se distanciaram logo no começo do segundo mandato.
Formado em direito, Temer começou a carreira pública nos anos 1960, quando assumiu cargos no governo estadual de São Paulo. Ao final da ditadura, na década de 1980, foi deputado constituinte e, alguns anos depois, foi eleito deputado federal quatro vezes seguidas. Chegou a ser presidente do PMDB por 15 anos.
O ex-presidente Michel Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Por isso, assim que deu a autorização, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.
Entre outras investigações, Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. O caso, que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.
Fonte: G1
Um homem identificado por Felipe Silva de Oliveira, de 25 anos, foi morto a tiros na cidade de Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina.
Segundo informações da polícia, Felipão como era conhecido estava em frente à casa da avó quando dois homens chegaram em uma motocicleta e dispararam vários tiros contra ele, que morreu no local.
A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O corpo da vítima foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.
Até o fechamento dessa publicação, ninguém havia sido preso.
Fonte: Central Notícia
Contando com o apoio da Prefeitura de Irecê, a Filarmônica 23 de Agosto está com inscrições abertas para instrumentistas de sopro e percussão. Os interessados, a partir de 10 anos, devem se dirigir ao Espaço Quixabeira, 374, na Avenida Tertuliano Cambuí, e garantir sua vaga. As aulas de teoria musical e prática acontecem no local, gratuitamente, em dois turnos, das 14 às 17hs, e das 19h às 21h30s, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.
Para o maestro Adilson dos Anjos, o convênio com a Prefeitura de Irecê tem sido fundamental. “Graças a esse incentivo temos um espaço de ensaio adequado para o nosso trabalho”, explica, destacando a necessidade de fortalecimento da cultura na cidade. “Pretendemos também fazer com que a banda cresça cada vez mais, dando oportunidade a todos aqueles que desejam ingressar no cenário musical.
Para mais informações, ligue (74) 999987183 ou (74) 999862687.
Fonte: Ascom/PMI
A criança passava por trás do veículo no momento em que o pai dava marcha à ré (Foto: Montagem/CN)
Uma criança morreu na manhã desta quarta-feira (20) em João Dourado, região de Irecê, após ser atingida por um caminhão em frente a casa dela. De acordo com as primeiras informações obtidas pelo Central Notícia, o pai fazia uma manobra de ré para entrar em casa e não viu o filho identificado por Ezequiel Rodrigues, de um ano e oito meses.
O acidente aconteceu por volta das 09h30, no bairro da Independência. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar estiveram no local.
O corpo da criança foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.
Atualização às 20h
Fonte: Central Notícia
A semana iniciou com atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, próxima sexta-feira. Desde a segunda-feira, (18), a Embasa está realizando diversas atividades educativas para sensibilizar a população quanto ao uso racional da água e preservação do meio ambiente.
A intensa programação foi iniciada na tarde da segunda-feira (18), com um diálogo ambiental na Escola Municipal de Mundinho, povoado de Itaguaçu da Bahia. Na pauta, a história do Rio São Francisco e sua preservação. “É preciso despertar sentimento de pertencimento nas pessoas. O rio fica distante de diversas localidades e as pessoas deixam de enxergar os problemas cotidianos das águas: desmatamento, assoreamento, contaminação e desperdício”, alertou a assistente social Ana Karina Moitinho.
Já durante a noite, a programação ficou por conta de uma apresentação cultural circense, no anfiteatro da Praça Céu, em Irecê. De maneira divertida, o grupo de palhaçaria Arte Vida chamou a atenção de pessoas de todas as idades para a necessidade de economizar água.
Até a próxima sexta-feira, diversas atividades neste sentido serão realizadas. Hoje à noite (20), a apresentação circense ocorre na escola Marcionílio Rosa, em Irecê, e é aberta ao público. Na quinta, a mesma apresentação vai acontecer na escola Joel Americano Lopes, também em Irecê.
As atividades continuarão na próxima semana, com visitas à Estação de Tratamento de Água, localizada em Itaguaçu da Bahia; além de ações educativas em escolas de Várzea Nova e Gentio do Ouro.
Fonte: Ascom/Embasa
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...