Visando corrigir um elevado nível de distorção entre a idade e ano escolar dos alunos, a Prefeitura de Irecê está promovendo o Praseguir (Projeto Piloto de Correção da distorção idade/Ano) em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto é realizado pela Secretaria de Educação no Colégio Odete, nas Escolas ACM, Luiz Viana Filho e Municipal de Angical. O projeto atenderá mais de 200 adolescentes que em sua maioria apresentam alguma vulnerabilidade social.
Para Graça Gonçalves, coordenadora técnico-pedagógica do ensino Fundamental II, “esse projeto tem como principal objetivo promover a efetiva aprendizagem dos alunos da Rede Municipal, com um trabalho para diminuir os índices de reprovação, de evasão e atraso escolar, criando condições para a continuidade dos estudos”.
Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto busca também inserir práticas pedagógicas diferenciadas que possibilitem a recuperação da aprendizagem dos estudantes que por algum motivo interromperam o processo educacional.
Fonte: Ascom/PMI
Após a prisão em flagrante de Jaziel Santana Santos, na quarta-feira (04), (lembre aqui), por ter participado do assalto na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Irecê, a Polícia Civil representou pela decretação da Prisão Preventiva do outro envolvido no crime, Micael Pereira Dourado.
A Prisão Preventiva foi decretada pela Justiça local. A partir daí, as buscar no sentido de localizar o suspeito se iniciaram.
Segundo o delegado Ernandes Júnior, no início da noite desta quinta-feira (05), Micael se apresentou com seu advogado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê, e ao ser interrogado confessou o crime.
O mandado de prisão foi cumprido pela autoridade policial. Micael ficou preso em uma das celas do Complexo Policial à disposição da Justiça. As informações são da Polícia Civil.
O assalto ocorreu na tarde da última segunda-feira (02), quando dois bandidos armados assaltaram pacientes da unidade, levando celulares e dinheiro.
Matéria relacionada
Fonte: Central Notícia
Em uma operação conjunta envolvendo as Polícias Civil e Militar, no bairro Lagoa do Tió e rua São Cipriano, em Irecê, prendeu na manhã desta terça-feira (03), por volta das 10h30, Jaziel Santana Santos.
De acordo com informações do repórter policial José Bastos, Jaziel foi reconhecido por duas pessoas que foram vítimas do assalto que aconteceu na tarde de ontem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Irecê. À autoridade polícia, ele confessou o crime.
Na ocasião, dois homens armados roubaram de pacientes da unidade aparelhos de celulares e dinheiro (lembre aqui). O roubo foi registrado por câmeras de monitoramento do local.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil. Segundo o delegado Ernandes Junior, o segundo suspeito do crime já foi identificado e está sendo procurado pela polícia.
Fonte: Central Notícia
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que durante o período de 2 a 11 de abril, jovens e adultos inscritos no Cadastro Único poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, incluindo beneficiários de programas sociais do Governo Federal.
De acordo com o edital do exame, lançado em 21 de março, a data para requerer a isenção é separada do período de inscrição para as provas. Assim, o estudante deve acessar o sistema de Solicitação de Isenção do Enem no período de 2 a 11 de abril para informar seus dados. Para isso, é necessário ter em mão o NIS (Número de Identificação Social).
Para se inscrever no Cadastro Único e assim pleitear a isenção, é necessário que o jovem seja membro de família de baixa renda, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Se sua família ainda não está inscrita no Cadastro Único, reside em Irecê e faz parte do perfil descrito acima, o interessado(a) deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social na rua Lafaiete Coutinho, n° 135, de 7h às 13h, para efetuar a inscrição. O Cadastro Único garante o acesso do cidadão a mais de 20 programas e políticas sociais, tais como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, entre outros.
Para mais informações, procure a Diretoria de Política para a Juventude na Secretaria de Assistência Social, ou acesse: http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico
Fonte: Ascom/PMI
Aconteceu no último sábado (31), no ginásio de esportes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Irecê, solenidade de formatura das turmas dos cursos Técnicos Integrados em Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática. Pais, amigos e demais familiares, puderam acompanhar de perto esse ato selene. Muitos dos concluintes, devido sua boa pontuação no ENEM, já estão com acesso garantido em universidades, outros conseguiram isso ainda o ano passado.
Também marcaram presença no evento o Diretor-Geral do Campus, Robério Batista, a Diretora de Ensino, Ana Carolina Guedes, Coordenadores de Cursos, além de professores, técnicos e trabalhadores do Campus.
Para Sheila Paiva, formanda em Informática, esse foi um momento ímpar. “Participar da solenidade junto com minha turma foi um momento único nas nossas vidas”. A agora Técnica em informática, destacou que “a formatura marca um rito de passagem, pois a jornada é longa e ainda não chegamos ao fim. Foi um momento de nos preparar para seguir em caminhos diferentes, pois o tempo não para e precisamos dar continuidade a vida”. “Foi um momento que ficará pra sempre na nossa memória assim como todos os momentos vividos nesses 4 anos no IFBA”, concluiu a discente.
O Diretor-Geral do Campus, Robério Rocha, destacou a importância desse ato. Para ele “a formatura é sempre um momento ímpar, nos da a sensação de dever cumprindo frente ao compromisso assumido em educar, em formar. Esse dever fica ainda mais acentuado quando sabemos que não estamos formando simplesmente Técnicos, estamos formando pessoas para enfrentar os altos e baixos impostos pela vida”. Robério também encara o momento como oportunidade para refletir sobre as práticas da instituição. “Ao mesmo tempo que temos essa sensação de dever cumprido, temos também a oportunidade de refletirmos sobre os que ficaram no meio do caminho, isso faz com que pensemos sobre as nossas práticas para garantir formaturas ainda mais amplas e mais efetivas", pontuou o gestor.
Veja alguns momentos através de fotos
Fonte: Central Notícia/ Ascom/IFBA
A Prefeitura de Irecê, na pessoa do Prefeito Elmo Vaz após o recebimento do pedido de demissão da secretária municipal de Saúde, Ana Cacia Nunes Dourado Santos, por decisão pessoal, nomeou Dulce Nunes Barreto Duarte como nova Secretária Municipal de Saúde.
Em nota, Vaz agradeceu pelo trabalho dedicado e profissional de Ana Cacia, que ficou a frente da pasta desde o início de sua gestão, em janeiro de 2017. Agora, ela vai exercer a função de consultora técnica de saúde.
Fonte: Central Notícia
Na tarde desta segunda-feira (02), por volta das 15h30, dois bandidos armados assaltaram pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Irecê.
Segundo informações do repórter policial José Bastos, a dupla roubou cerca de cinco celulares e na sequência fugiu numa moto. O assalto foi registrado por câmeras de monitoramento da unidade.
A Polícia Militar foi acionada e fez buscas na região, mas até o fechamento desta matéria nenhum suspeito foi localizado. A Upa fica localizada na Rua Rio Solimões.
Na Delegacia Regional de Polícia Civil, pelo menos três vítimas registraram a ocorrência.
Vídeo:
Fonte: Central Notícia
O espetáculo 'Paixão de Cristo', encenado pelo grupo teatral Art'Vida em conjunto com a Prefeitura de Irecê, levou milhares de pessoas para a Praça Clériston Andrade na noite desta sexta-feira (30). 56 atores e atrizes ireceenses recriaram a saga de morte e ressurreição de Jesus Cristo, em um ato de celebração da fé e valores cristãos.
"Eu vim assistir ano passado e tinha sido muito bom, mas hoje foi melhor ainda", conta dona Leonor Gomes. Aos 78 anos, ela lavou a alma com a representação do amor de Cristo pela humanidade. "Me emocionei muito, chorei várias vezes, e ano que vem estarei aqui de novo", garante ela.
Visitantes de outras cidades também prestigiaram o espetáculo. "Foi belíssimo, muito bem organizado, emocionante. É um espetáculo de rua, um grupo maravilhoso, desde a atuação, figurinos, tudo muito bom. E o mais legal foi ver como as pessoas estavam presas a história, apesar de todos nós a conhecermos tão bem", conta Nida Gonçalves, que vive em Barra do Jacuípe e veio passar a Páscoa com familiares.
As crianças também apreciaram a encenação, que se destacou na grandiosidade da estrutura com um palco de 40 metros de largura e o uso extensivo de efeitos especiais de palco, som e iluminação, que totalizou mais de 30 toneladas de equipamento. "A estrutura tava muito bonita, os atores estavam muito bem, todos estão de parabéns", afirmou Gabriel Santana Araújo, de 10 anos, que assitiu a Paixão de Cristo junto com seus familiares.
Para o Secretário de Cultura Sólon Barretto, que também dirigiu o espetáculo, emoção foi a palavra-chave desta edição. "Várias pessoas falaram comigo e sobre o quão emocionante foi. Este ano conseguimos que a encenação fosse mais articulada, com mais efeitos aliados a figuração, deu um resultado muito bom para o público, que foi maior do que o ano passado", afirmou Sólon. "Só temos a agradecer pela confiança do grupo Art'Vida, principalmente na pessoa do coordenador Régis. O investimento feito foi muito bem aproveitado, também porque o público se comportou divinamente. O resultado está aí, melhor do que imaginávamos", conclui o secretário.
Fonte: Ascom/PMI
Irecê vai contar, a partir do dia 9 de abril, com um sistema de organização dos estacionamentos públicos de sua região central. A 'Zona Azul', como é conhecido o sistema de estacionamento rotativo em vias urbanas, irá organizar a ocupação de vagas nas vias públicas pelos veículos automotores e ciclomotores com a demarcação de espaços, controle dos horários de funcionamento e cobrança de tarifa junto aos usuários.
Por meio de uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça (27), a autarquia municipal de trânsito e a concessionária que vai operar o serviço apresentaram aos jornalistas locais os detalhes de funcionamento do sistema. Estiveram presentes o Prefeito de Irecê, Elmo Vaz; o Coordenador Municipal de Trânsito, Ronaldo Miron; o diretor da Soma Park, Marcos Vasconcelos; e também secretários municipais, representantes da Polícia Militar e da sociedade civil.
Durante a coletiva, o prefeito Elmo Vaz destacou que a zona azul vai gerar maior mobilidade urbana e economia. "Estamos implementando um sistema moderno. Através de um aplicativo as pessoas poderão fazer gestão do que foi pago, sendo descontado apenas o valor do tempo utilizado. Além do mais cada pessoa gasta muito mais com gasolina, rodando à procura de um estacionamento, do que com o tempo que precisará para resolver suas necessidades no centro da cidade", enfatizou Elmo.
A Soma Park, empresa concessionária vencedora do edital aberto pela Prefeitura de Irecê, é a responsável pela implantação e operação da Zona Azul no município. Por sua vez, a Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) fará a fiscalização e controle social do sistema em consonância operacional com a concessionária. Ao todo serão oferecidas 492 vagas para carros e camionetes; e 100 vagas para motos e similares (scooters, quadriciclos etc).
A Zona Azul de Irecê será totalmente informatizada e integrada em rede 24 Horas. Com o aplicativo Digipare, já disponível para Android e iOS (IPhone), os usuários poderão fazer o pagamento pela vaga no ato e também comprar créditos que poderão ser usados posteriormente. O sistema é utilizado em outras 40 municípios por todo o país, e o usuário ireceense poderá utilizar as zonas azuis desses locais da mesma maneira. Quem não quiser ou puder utilizar o app contará com 21 monitores de trânsito nas ruas, prontos para atendimento. O tempo médio previsto para atendimento do usuário será de até 2 minutos, caracterizando rapidez e presteza no serviço.
Nos primeiros 30 dias de funcionamento não haverá cobrança de tarifa. Somente a partir de 9 de maio entrará em vigor o valor de R$ 2,50 por hora para carros e R$ 1 por hora para motos. Um detalhe importante: quem fizer o pagamento pelo Digipare, terá direito a cobrança proporcional ao tempo de permanência, valendo a partir de 30 minutos de utilização. Com a medida, os usuários poderão racionalizar melhor o uso do sistema e economizar dinheiro.
O tempo máximo de permanência na vaga será de 2 horas. Caso o usuário não seja atendido imediatamente por um monitor de trânsito, haverá um tempo de carência de 10 minutos para que seja providenciado uma forma de pagamento, seja por meio presencial ou digital via Digipare. A Soma Park disponibilizará aos usuários postos de venda espalhados pela cidade e uma tenda inflável itinerante que será montada sempre em local de grande demanda.
Vagas preferenciais - A Zona Azul contará, em conformidade com o *Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com vagas destinadas para pessoas idosas (5%) e portadoras de deficiência física (2% do total). Para fazer jus ao uso das vagas preferenciais, o usuário idoso e/ou com deficiência física deverá requerer o cartão de identificação em link específico no site da Prefeitura, que emitirá uma requisição ao usuário. De posse do documento, bastará ir até o balcão específico no Prefeitura Atende para retirar o cartão.
Nos próximos dias, a prefeitura disponibilizará em seu site oficial um guia para orientar os usuários a melhor forma de utilizar o sistema da Zona Azul. Lá, uma lista de perguntas e respostas auxiliará o público a tirar as principais dúvidas sobre o novo serviço.
Fonte: Ascom/PMI
Para ajudar a causa defendida pela Associação Beneficente ao Ancião de Irecê – Abai - entidade que atende gratuitamente dezenas de idosos, lojas de diferentes seguimentos de Irecê realizaram em parceria com a Abai, o ‘Chá da Moda’ – desfile beneficente para arrecadar fundos para a entidade. A ação consiste em um desfile com pessoas da terceira idade com apresentação de modas diversas. O desfile foi realizado neste último domingo (25), no Gran Fest – em Irecê – e apresentado pela atriz e apresentadora, Gaby Monteiro.
“A Abai é uma entidade séria e que ajuda muitos idosos de Irecê e região. Com isso, tivemos a ideia de unir moda e solidariedade, e, em parceria, promover, um desfile para ajudar a quem precisa e faz um trabalho superbacana”, explica Conceição Dourado, proprietária da loja Flor de Maçã. Os recursos arrecadados serão destinados à conclusão da 'Ala Ramon Arony' - onde mais quatro leitos estão sendo construídos para garantir mais conforto e qualidade de vida aos idosos.
O evento foi realizado neste domingo (25), às 17h, no Gran Fest – à Avenida Santos Lopes – em Irecê. Os convites custam R$ 40 (com salgados e música ao vivo inclusos) e podem ser adquiridos com diretores da Abai e nas lojas que promovem o evento ou pelo telefone 3641-3895.
Preparado para cerca de 300 pessoas, o evento excede as expectativas, pois as vendas esgotaram todos os convites.
O desfile foirealizado pelas empresas Flor de Maçã, Joelma Fashion, Landa Jóias, Carmen Steffens, Denilson Modas, Usina Modas, Ótica Aliança, Paula Rose Beauty, Irecê Modas, Sancal Modas, Lingerie Modas, Patrícia Ghyovany, Med Supre, Castelão Confecções, Rosa Morena e Atitude Modas.
A Associação Beneficente ao Ancião de Irecê – Abai, foi criada em 1991, com o objetivo de prestar atendimento gratuito a pessoas idosas de Irecê e região.
Fonte: Rede Caraíbas
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...