Quinta-feira, 01 de Março de 2018
Irecê

A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Centro Territorial de Referência da Mulher (CRM) lançaram hoje (1) a campanha 'Março Mulher', que vai promover ao longo do mês ações de combate e enfrentamento a violência contra a mulher na região. O evento, realizado no auditório da UFBA, contou com a palestra "Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Mulher: Avanços e Desafios" da Dra. Thaís Elislaglei Pereira Silva Paixão, que discorreu sobre os desafios legais contidos na rotina de trabalho dos órgãos que atuam nos casos de violência de gênero.

A coordenadora do CRM, Robéria Santana, acolheu o público enaltecendo a razão de existir do órgão. "Estamos abertos para receber as mulheres que sofrem violência, e queremos buscar especialmente aquelas que ainda não têm forças para procurar apoio por conta própria", afirmou. Já a professora universitária e primeira-dama de Irecê, Cynara Barbosa, alertou para o papel de cada um nesta luta. "Temos que levar adiante o debate para conscientizar mais pessoas sobre o enfrentamento à violência e reforçar o significado do Dia Internacional da Mulher como um marco de educação e reflexão para a sociedade", pontuou.

Em sua palestra, a Dra. Thaís Elislaglei, da OAB Subseção Irecê, elogiou o calendário de ações que são realizadas no mês de Março, ressaltando que a postura de enfrentamento precisa ser permanente para que os resultados possam ser colhidos a longo prazo. "Não conseguiremos combater a violência sem fazer a desconstrução do machismo, que está intrincado na sociedade. Para fazer isso é necessário que haja integração de políticas sociais e educacionais. E para isso acontecer, somente com grande esforço político", ressalta.

Alguns dados sobre o quadro de violência contra a mulher no Brasil: 1 em cada 5 mulheres já sofreram algum tipo de violência doméstica, seja de natureza física ou psicológica; a cada 17 minutos uma mulher sofre agressão; todos os dias 8 mulheres sofrem algum tipo de violência sexual; mulheres negras sofrem significativamente mais abusos do que mulheres de outros grupos raciais.

CRM - O Centro Territorial de Referência da Mulher é um espaço que oferece atendimento e acompanhamento psicossocial e jurídico, orientando às mulheres que estão em situação de violência. O CRM oferece atendimento integral e articulado, contando com uma equipe multidisciplinar que trabalha para o resgate da autoestima, dignidade e autoconfiança. Para entrar em contato, ligue: (74) 3641-2766.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 01 de Março de 2018
Irecê

Na última terça-feira (27/02), a CMTT (Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transportes), divulgou a lista de classificação dos mototaxistas, concluindo a segunda etapa do processo de regulamentação do serviço de mototaxi no município de Irecê. Depois de divulgado o resultado, cada mototaxista classificado tem o prazo de até 45 dias para a entrega dos últimos documentos exigidos, e obter o seu alvará individual de Autorização Municipal de Mototaxista (AMM). Os desclassificados que desejam regularizar a situação, devem se dirigir à Secretaria de Indústria e Comércio, na Prefeitura Atende, na Rua ACM, 31, das 8h às 12h.

“Os documentos necessários nessa fase são a certidão comprobatória do INSS como autônomo daqueles que já possuem; e para quem não possui só será necessária na renovação, duas fotos 3x4, comprovantes de pagamento do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), vistoria do veículo, além de comprovação de que possui ponto de estacionamento”, explica o cooodenador da CMTT, Ronaldo Miron.

Segundo Ronaldo, foram credenciadas 44 empresas que atuarão em pontos de estacionamento, mas grande parte delas está com alvará vencido, ou pendência no Setor de Tributos Municipal. “Caso a empresa esteja irregular, o mototaxista fica impedido de receber seu alvará individual”, destaca. Empresas que atuarão como pontos de estacionamento devem regularizar a situação, em até 45 dias, junto à Fazenda Municipal que funciona na Prefeitura Atende, das 8h às 12h.

Para maiores informações, dirigir-se à sede da CMTT, na Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01, Centro, sede da Prefeitura, das 8h às 12h.

Conheça a lista dos mototaxistas classificados: https://goo.gl/NTUFWp

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018
Irecê

Em razão da matéria publicada em alguns sites de notícias, onde foi divulgado que um custodiado que estava detido na carceragem do Complexo Policial de Irecê, conseguiu, por intermédio da Defensoria Pública, a prisão domiciliar devido ao fato de ter sido agredido dentro desta Delegacia.

Cabe salientar, que esta Autoridade Policial que subscreve preza compromisso que tem com o cidadão deste município no combate a todo e qualquer tipo de violência, bem como pela orientação externada a todos os integrantes da Instituição pela qualidade, zelo e postura profissional ética e reta na condução dos procedimentos policiais, vem a público esclarecer que:

1 – O episódio relatado por um site dando conta que um o preso teria sofrido agressão na Delegacia de Polícia de Irecê, foi publicado de uma maneira dúbia, visto que dá a entender de que a agressão sofrida pelo detento pudesse ser atribuída a alguns dos policiais que aqui trabalham.

2 – O fato ainda teve repercussão em redes sociais, via Whatsapp, onde muitos populares questionaram se a agressões partiram dos servidores lotados nesta Unidade Policial, o que não é verdade,

3 – No texto da matéria publicada pelo site, o jornalista deixa em aberto essa questão. Dessa maneira, a Autoridade Policial vem perante esclarecer que as agressões ocorreram no interior da carceragem entre os próprios detentos e não por policiais lotados nesta Unidade Policial.

Portanto, informa que as providências serão tomadas para apurar todas as circunstâncias do fato narrado acima, reiterando o compromisso e o respeito que a Instituição sempre teve e terá pela população ireceense.

Fonte: Ernandes Junior, delegado de Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018
Irecê

A Filarmônica de Irecê está com inscrições abertas para instrumentistas de sopro e percussão. Os interessados, a partir de 10 anos, devem se dirigir ao Espaço Quixabeira, na Avenida Tertuliano Cambuí, e garantir sua vaga. As aulas de teoria musical e prática acontecem no local, em dois turnos, das 14 às 17hs, e das 19h às 21h30s, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Segundo o maestro Adilson dos Anjos, o apoio da Prefeitura de Irecê, que renovou o convênio com a Filarmônica tem sido fundamental. “Graças a esse incentivo temos um espaço de ensaio adequado as nossas necessidades”, explica. “Nossa ideia é fortalecer a cultura da nossa cidade e fazer com que a banda cresça cada vez mais, dando oportunidade a todos os interessados que desejam ingressar no meio musical”.

De acordo com o secretário de Cultura, Solón Barreto, já existem algumas apresentações agendas no segundo semestre. “A Filarmônica é um patrimônio cultural da nossa cidade, e que precisa ser devidamente valorizado”, concluiu.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018
Irecê

Um detento que sofreu agressões por parte de companheiros de cela na delegacia de Irecê/BA teve a prisão preventiva convertida em domiciliar.

A Justiça acatou um pedido da Defensoria Pública da Bahia para converter a prisão. De acordo com o órgão, o homem estava preso na delegacia, quando foi agredido. Ele teve uma fratura na mandíbula e foi encaminhado para o Hospital Regional.

‘Dentre as inúmeras atribuições da Defensoria, está zelar pela observância dos direitos fundamentais daqueles que se encontram custodiados pelo Estado. Uma vez existindo uma lesão, ou ameaça de lesão, temos o dever constitucional de agir. E assim o faremos, toda vez que qualquer cidadão bater às portas desta Instituição’, ressaltou o defensor público Claudino Silva Santos.

Depois do tratamento, ele foi novamente encaminhado à delegacia onde poderia sofrer mais agressões. A Justiça entendeu os riscos da situação.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp