Terça-feira, 07 de Abril de 2020
Região

O novo decreto foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município – Foto: Central Notícia

Um novo decreto publicado pela Prefeitura de Jussara, na região de Irecê, com medidas de enfrentamento ao coronavírus mantém o comércio fechado, mas autoriza que alguns setores retomem o funcionamento. Entre eles, lojas de materiais de construção, autopeças e oficinas, segundo o documento.

No entanto, bares, restaurantes e quaisquer outros tipos de estabelecimentos continuarão a funcionar somente via delivery (sistema de entrega em domicílio). Também foi acrescentado ao texto que o transporte intermunicipal de pessoas por meio de táxis, ônibus e vans continuam suspensos.  A ideia é evitar ao máximo a ida de pessoas a Irecê durante a semana.

A prefeitura ressaltou que não haverá feira livre no próximo sábado (11). Porém, as barracas cadastradas de hortifrúti de produtores do município poderão comercializar seus produtos na quarta e quinta-feira, na Praça JK, mantendo uma distância mínima entre as bancas de 10m.

Ainda de acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, inclusive os supermercados, deverão cumprir algumas regras, como barreira na porta, funcionários utilizando máscaras e disponibilidade de álcool em gel para funcionários e clientes. Além disso, destaca que se houver a necessidade de o cliente adentrar ao recinto, só serão permitidos duas pessoas ao mesmo tempo, sem acompanhantes.

Veja o que pode funcionar:                                  

  • Estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, laboratórios de análises clínica e clínicas de fisioterapia;
  • Distribuidoras e revendedoras de água e gás;
  • Postos de combustíveis;
  • Padarias;
  • Clínicas veterinárias;
  • Lojas de produtos para animais;
  • Açougues;
  •  Supermercados/congêneres;
  •  Farmácias;
  • Oficinas;
  •  Autopeças;
  • Casas de material de construção.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 04 de Abril de 2020
Região

A mãe e a criança estão no Hospital Regional

Um menino de três meses foi esfaqueado na noite da última da quinta-feira (02), por volta das 21h, na comunidade de Recife dos Aranhas, zona rural do município de Canarana, região de Irecê.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito de ter aplicado o golpe de faca foi preso em flagrante por policiais militares. Duas facas foram apreendidas pela PM. Visivelmente embriagado, Reinan Bento Nascimento, de 36 anos, invadiu a casa da ex-companheira Vanderleia Maria dos Anjos. Segundo informou o delegado Heloísio Sandro Lacerda ao Central Notícia, o bebê acabou ferido após o suspeito tentar esfaquear a mãe e o pai da criança, atual companheiro de Vanderleia.

O menino foi levado para uma unidade hospitalar local e, em seguida para o Hospital Regional de Irecê. Lacerda compareceu às 07h30 da manhã desta sexta ao Hospital Regional. “ A criança teve traumatismo craniano, mas apesar disso, seu estado de saúde é considerado estável pelos médicos, sem risco de morte”, disse.

No entanto, até o final da manhã de ontem, a criança aguardava a avaliação de um neurologista para atestar com precisão mais detalhes sobre a saúde do paciente, ou seja, se a existência ou não de doença neurológica por conta do ferimento provocado pela faca.

Ainda conforme a Polícia Civil, Reinan estava separado há cerca de dois anos da mãe do bebê, inclusive, já responde na Justiça por violência doméstica contra Vanderleia Maria.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 01 de Abril de 2020
Região

Plantio de milho na região de Irecê

Na região de Irecê, os agricultores que apostaram no plantio do milho se deram bem. As chuvas regulares são garantia de uma boa safra. No município de Central, mais da metade da área plantada está ocupada, sobretudo com o grão, que é tradição na região.

Na propriedade de 150 tarefas, o agricultor e agrônomo Cleómenes Aragão preferiu plantar milho em consórcio com sorgo forrageiro. A safra já tem destino certo. “Para os animais, silagem e também comercializar.”

Consórcios de sorgo e milho na localidade de Maxixe, zona rural do município de Central

Conforme apurou o Central Notícia, o município de Cafarnaum investe na cultura todos os anos de forma irrigada, mas neste ano, a safra será muito maior, pois pequenos e médios produtores acreditaram nas previsões meteorológicas e vão ter uma excelente colheita.

O agricultor Renan Rocha também comemora. Em 35 tarefas, o agricultor pretende colher várias sacas de milho. “Foi uma surpresa porque ninguém esperava a safra tão boa como essa e, depois de tantos anos.”

Em 2020, a chuva ajudou. Choveu muito na região, cerca de 600 milímetros em algumas cidades – o acumulado de novembro de 2019 a março. Bem diferente do ano passado e períodos anteriores, quando foram registrados poucos milímetros e toda a safra de milho, mamona e sorgo foi perdida por conta da estiagem.

Com a expectativa de milho sobrando na região, o preço deve cair. A reportagem contatou alguns agricultores e, a maioria disse que pretende fazer estoque da produção, ou seja, vender somente quando o preço for favorável à comercialização.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 31 de Março de 2020
Região

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido), apreendeu um veículo VW/Saveiro 1.6, cor prata, ano 2010/11, placa EQC-6963, licença de São Paulo. A apreensão ocorreu no último dia 27 em Lapão, na região de Irecê.

Em nota, a corporação informou que durante averiguação ao consultar pelo número do chassi, foi constatado restrição de roubo/furto, sendo a placa original EIH-5203, licença cidade de Diadema-SP.

O condutor foi apresentado juntamente com o veículo à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Março de 2020
Região

A cidade de Canarana - Foto: Reprodução/Google

Por conta da pandemia do coronavírus, prefeitura de Canarana, na região de Irecê, decretou, nesta quinta-feira (26), estado de emergência em saúde pública pelo prazo de 30 dias.

Com o objetivo de inibir aglomerações de pessoas, o município decidiu suspender o funcionamento de praças, campos e quadras poliesportivas, além de fechar parte do comércio da cidade, funcionando apenas serviços essenciais, como por exemplo, supermercados, farmácias e postos de combustíveis.

A prefeitura suspendeu também a concessão de férias e demais licenças voluntárias para servidores ligados à Defesa Civil, à Guarda Municipal e às secretarias de Saúde e de Assistência Social. O decreto libera a contratação temporária de profissionais de saúde, além de decidir que servidores municipais com mais de 60 anos para trabalharem de forma remota, de casa.

O município confirmou na última quarta-feira (25), o primeiro de caso de coronavírus. O paciente veio de São Paulo (lembre aqui).  

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Março de 2020
Região

Doença tem se espalhado pelo mundo, causando preocupação - Foto: Divulgação

O primeiro caso de coronavírus foi confirmado na cidade de Canarana, região de Irecê, nesta quarta-feira (25).

A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do município. Segundo o comunicado, o paciente que não teve o nome revelado, chegou recentemente do estado de São Paulo. A pessoa se encontra em bom estado de saúde e em isolamento. Outros quatro casos suspeitos existem no município e estão sendo investigados.

A secretaria pede à população que não fique em desespero e, ressalta ainda, que devem ser mantidas as medidas de isolamento domiciliar e higiene, no sentido de conter o avanço da pandemia.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Março de 2020
Região

Proprietário instalou as placas no começo do mês – Imagem ilustrativa

Várias placas de energia solar foram furtadas de uma propriedade rural localizada na comunidade de Quixabeira, zona rural do município de Uibaí, região de Irecê. O crime ocorreu há cerca de cinco dias.

As placas foram instaladas no início do mês. O proprietário pede a colaboração da sociedade para tentar localizar as placas. “Quem souber de alguma informação, pode entrar em contato comigo ou com a delegacia mais próxima”. ‘Ofereço a recompensa de R$ 1000,00 reais’, diz.

O prejuízo foi de quase R$ 10 mil reais. Os telefones para contato são: (11) 9.4682-8859 ou (74) 9.8863-9058. Falar com Djalma ou Samuel.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Março de 2020
Região

A Prefeitura Municipal de Jussara por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, montaram nesta segunda-feira (23), barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade.  As barreiras funcionarão todos os dias, durante às 24 horas, com três equipes em revezamento e com apoio da Polícia Militar.

No município, alguns decretos já foram emitidos para tentar impedir a proliferação do novo coronavírus, como o cancelamento de festas, suspensão das aulas e do atendimento às pessoas em repartições públicas, fechamento do comércio em geral, cancelamento do transporte Intermunicipal, entre outras medidas.

Para o prefeito Hailton Dias (PSD), "o momento é delicado e exige medidas radicais para conter o vírus, por isso, precisaremos de união de todos".

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município de Jussara tem um caso suspeito doença. Ainda conforme a pasta, a pessoa não circulou na cidade e está em isolamento domiciliar, sendo também, monitorada pela a equipe de saúde.

A fim de facilitar a comunicação com a população, a Prefeitura criou uma Central de Atendimento para Enfrentamento do novo coronavírus, através do WhatsApp (74) 9.9920-0754. O objetivo é receber informações de pacientes com suspeita ou para realização de monitorando de pessoas que chegaram recentemente de outras cidades.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Março de 2020
Região

No município de Uibaí, região de Irecê, um homem que não teve o nome divulgado foi preso por porte e posse ilegal de arma de fogo.

Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido), o flagrante ocorreu na tarde da última sexta-feira (20) na localidade de Poço, na zona rural da cidade.

A Polícia Militar encontrou uma espingarda de cartucho calibre 32, e treze cartuchos. O homem disse à polícia que usava a arma para caçar animais silvestres. Na residência dele, a PM ainda encontrou uma espingarda de fabricação artesanal e um revólver calibre 32, municiado.

O suspeito e as armas foram encaminhados ao Plantão Central da Delegacia de Polícia Civil de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 20 de Março de 2020
Região

O governo do Estado decretou situação de emergência no município de América Dourada, na região de Irecê.

De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, a cidade enfrenta prejuízos por conta de alagamentos, que afetam as atividades econômicas e atingem a população.

A situação de emergência tem validade de 60 dias, com efeito retroativo, a contar do dia 10 de março, data de publicação do decreto municipal de emergência.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp