Buscando ofertar uma formação ampla e humanística aos alunos do Curso de Formação de Soldados, Núcleo de Ensino CIPE SEMIÁRIDO, foi realizada na última segunda-feira, dia 03 de setembro, a aula Inaugural do Curso, tendo como tema, a Depressão e o Suicídio.
O evento foi realizado no Auditório da UNEB, CAMPUS Xique-Xique, contou com as mediadoras, senhora Vera Lúcia da Silva Matos, Assistente Social, e as Psicólogas Rebeca Rocha e Zaira Dourado, integrantes da Equipe de Coordenação do CAPS IRECÊ. Foram agraciados com as informações 30 (trinta) Alunos do Curso de Formação de Soldados que iniciaram suas atividades no último dia 14, além de integrantes da CIPE SEMIÁRIDO.
O evento corrobora com o Projeto Setembro Amarelo (campanha mundial de prevenção ao suicídio). O enfrentamento à doença; a vulnerabilidade a que os agentes de segurança pública estão submetidos; e os primeiros cuidados ao se deparar com situações dessa natureza, foram alguns dos pontos da apresentação.
O evento corrobora ainda com o Plano Estratégico da Polícia Militar, promovendo a valorização, a saúde e a qualidade de vida aos seus integrantes.
Fonte: Central Notícia com informações da Cipe Semiárido
Há quase uma semana, um incêndio está destruindo a vegetação de parte de uma área de preservação ambiental no município de Sento Sé, na região norte da Bahia: o Parque Nacional Boqueirão da Onça.
O incêndio já atingiu mais de mil hectares da área, localizada no semiárido baiano. Há cinco dias, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tentam conter as chamas. O trabalho é realizado por 26 brigadistas, mas a área é de difícil acesso.
"É um local onde tem serras, topos de morros, vales, então é muito difícil de acessar. Qualquer coisa fica a mais de 20 km. E a gente está em comunicação com outros órgãos para que a gente consiga um apoio aéreo", disse Camile Lugarini, representante do Instituto Chico Mendes, à reportagem da TV São Francisco.
O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em abril deste ano. Lá existe uma área nativa da vegetação caatinga que é preservada. A unidade de conservação de proteção integral tem 349 mil hectares, e abrange os municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas.
Foram 16 anos de espera para a criação do parque. O lugar abriga uma rica biodiversidade animal e vegetal. O instituto ainda não sabe a proporção dos danos ambientais, mas é grande o prejuízo, principalmente com a queima da vegetação nativa.
Fonte: G1
Uma Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe Semiárido, quando realizava ronda na localidade de Lagoa do Zeca, zona rural do município de Canarana, região de Irecê, abordou uma motocicleta Honda Bros, cor preta, sem placa de identificação.
Após averiguação, os militares constataram que os números dos identificadores motor e chassi estavam parcialmente suprimidos. O condutor identificado por Danilo Ferreira da Silva e o veículo foram apresentados à delegacia local.
Fonte: Central Notícia
Um incêndio de proporções ainda incalculáveis atinge, na noite deste domingo (2), o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense.
Os bombeiros confirmaram que não há vítimas. O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou. Quatro seguranças que estavam no local conseguiram escapar.
O prédio histórico de dois séculos foi residência das famílias real portuguesa e imperial brasileira e tem um dos acervos mais importantes do país – são cerca de 20 milhões de peças.
O Corpo de Bombeiros do Rio foi acionado às 19h30. Homens de sete quartéis trabalham no local, que fica dentro do parque nacional da Quinta da Boa Vista.
O prédio tem três andares, é ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pela análise preliminar dos bombeiros, o fogo atingiu a maior parte do edifício – duas áreas em que estão coleções e exposições, além da parte administrativa. Mas um setor teria sido preservado. O teto de algumas das áreas de exposição desabou.
Ainda segundo os bombeiros, apesar da extensão do incêndio, não há aparentemente risco de as labaredas se alastrarem para as áreas verdes ao redor do prédio.
Fonte: R7
A apresentadora Patrícia Abreu se manifestou nas redes sociais, após o anúncio de sua demissão da TV Record.
“Oi, gente! Escrevi aqui mais cedo que estava saindo de férias, né? Tô passando em consideração e respeito a todos vocês que me seguem! Assim que acabou o BA Record fui demitida”, confirmou a jornalista, que agradeceu aos ex-colegas, “sem exceção”, por tudo que viveram em um ano de programa.
Fonte: Bahia Notícias
Com ampla participação da comunidade escolar e moradores da região, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta sexta-feira (31/08), o lançamento do projeto Escolas Culturais, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Xique-Xique (660 km de Salvador). Na oportunidade foram apresentadas atividades culturais e artísticas desenvolvidas por estudantes como poesia, dança, capoeira, música, incluindo fanfarras, além de grupos culturais da região.
A atividade contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que destacou o projeto como uma das ações implementadas na rede estadual de acordo o novo perfil de oferta. "Seguimos a proposta de realizar uma mudança profunda na pedagogia das escolas da rede estadual. A comunidade de Xique-Xique ganha uma sede das Escolas Culturais para apresentar uma nova oferta de ensino para os estudantes, agregando arte e cultura à realidade local. Com apoio da Secretaria, a escola pode desenvolver ações que tragam os saberes regionais para os moradores transformando a unidade em um grande polo de atividades e valorização dos aspectos regionais”, afirmou.
Pinheiro ressaltou o alcance pedagógico e social do projeto. “Queremos que a comunidade faça parte da escola interagindo o conhecimento entre todos, aliando mais alternativas no aprendizado dos alunos. Acredito que não se aprende português sentado e olhando para o quadro. O Ensino Médio tem que passar por uma sacudida. A nossa proposta para o MEC é que todas as escolas tenham a possibilidade de ofertar qualquer modalidade de ensino, buscando suprir as necessidades de sua região. Já temos pelo menos um curso técnico de nível médio em 340 municípios e temos o objetivo de chegar a todos até o final do ano. Estamos desenvolvendo ações como o do Ciências na Escola, Cursos Técnicos com alternância, e-Nova Educação, em parceria com o Google, assim como ações de valorização dos professores com cursos online. É bom ressaltar, que as ações são discutidas com os professores e comunidades para vermos o que deve ser implantado", explicou o secretário, que também autorizou as obras da cobertura da quadra poliesportiva da unidade.
Integrante da banda Geração Lemma, implantada no âmbito da Escola Cultural, o estudante do 3º ano, Douglas Aleixo, 17, também falou sobre a experiência que já está vivenciando. "O projeto está mudando a cara da unidade. Começamos a banda há três meses e estamos muito empolgados. Acho que a Escola Cultural trouxe uma organização e foco para as atividades. Todos que gostam de música podem se reunir, praticar e trocar ideias", ressaltou.
Para o diretor Emílio Maciel, o grande diferencial das Escolas Culturais é trazer os artistas para dentro da unidade. "Nós trabalhamos com os projetos estruturantes e essa nova iniciativa deu a possibilidade que os alunos tivessem uma maior organização, além de trazermos artista e grupos regionais para a escola, interagindo com os alunos. A ação também tem grande aspecto social pois ocupa a mente dos jovens e começa a identificar muitos talentos”, afirmou.
A coordenadora cultural, Makileide Oliveira, explicou como o trabalho está sendo desenvolvido. "O cenário cultural de Xique-Xique é riquíssimo e esta iniciativa promove a valorização das atividades que são realizadas nas comunidades e na zona rural, ampliando o conhecimento dos alunos com sua própria realidade. Essa interação com certeza vai fortalecer o aprendizado e a cultura regional", destacou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
A Prefeitura da Barra, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou no último dia 02 de agosto o Dia da Apropriação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as aprendizagens, habilidades e competências gerais e específicas essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica. A BNCC também determina que essas competências, habilidades e aprendizagens sejam as mesmas, independentemente de onde as crianças, adolescentes e/ou jovens moram ou estudam. Diante disso, compreendê-la é fundamental para que as redes (re)elaborem seus currículos, as escolas adequem seus projetos político-pedagógicos (PPPs) e os professores construam os planos de aula se adequando a essas novas diretrizes da educação, afirma a Secretaria Municipal de Educação de Barra.
A mobilização que contou com a participação de professores, coordenadores e gestores da rede pública e particular teve como facilitador o Dr. Wolney Melo, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE) da Faculdade de Educação da USP-SP e doutor em Educação, também pela USP.
Para saber mais sobre a BNCC clique no link.
Fonte: Assessoria
Uma transexual foi morta a tiros no Bairro Polivalente, Rua Carlos Santos, no município de Xique-Xique (BA), na madrugada deste sábado (01), por volta de 01h30.
Segundo informações da Polícia Militar, ela foi alvejada por disparos de arma de fogo e não resistiu. Ainda não se sabe quem são os responsáveis pela morte e a motivação para o crime.
A vítima foi identificada por Rafael de Sena Santiago, conhecida por Rafaela. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.
Fonte: Central Notícia
Programa tem sido ministrado desde o mês de maio na cidade (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Barra, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promoveu no último dia 20 de agosto mais um encontro do curso Formação pela Escola (FPE) para profissionais da educação e sociedade civil.
Na ocasião, por intermédio da multiplicadora regional Isabel Geanne Felisbela, os cursistas puderam se aprofundar no estudo do módulo Controle Social.
O curso está sendo ministrado na cidade desde o mês de maio e tem por objetivo fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Fonte: Assessoria
Neste mês de agosto, a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia implementou inovações no atendimento ao público na Agência Regional em Irecê. Além da entrega imediata da carteira de trabalho, a agência passa a atender os usuários com agendamento prévio, através do endereço eletrônico http://saa.mte.gov.br.
As inovações implementadas foram em decorrência da instalação de uma fábrica, no interior da agência, que confecciona as carteiras de trabalho emitidas no local. Com essa ação, a população de Irecê e das cidades circunvizinhas receberão a carteira de trabalho logo após o atendimento e terão a comodidade de escolher a data e o horário para efetuar os serviços disponibilizados pela agência.
A Agência Regional do Trabalho em Irecê fica localizada no centro da cidade, na Rua Augusto Pereira Nunes, nº 135 - Sala 216 - Centro Comercial Fiesta e funciona de segunda à sexta-feira, das 08 às 12 h e das 13 ás 17 h.
Fonte: MTE
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...