Artefatos explosivos foram localizados, na tarde de domingo (3), no município baiano de Sento Sé. A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga foi checar uma denúncia sobre esconderijo de armas e localizou emulsões e cordel para detonação.
Os materiais ilícitos, utilizados em explosões contra bancos, estavam, na casa de Acácio Batista dos Santos, 35 anos, no povoado de Quixaba. Com o criminoso os PMs encontraram dois bastões de emulsão explosiva e três metros de cordel para detonação.
O caso foi registrado, na Delegacia Territorial de Sento Sé. "Temos um indicativo de outros integrantes da quadrilha de roubo a banco, dona do material. Estamos na cola", informou o comandante da Cipe Caatinga, major Wildon Teixeira dos Reis.
Fonte: SSP/BA
A possibilidade do agravamento da crise devido ao aumento da incidência da mosca-das-frutas na região fez com que produtores se reunissem com representantes de órgãos públicos e entidades do Vale do São Francisco na noite da última terça-feira (29), na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR).
Segundo a instituição sindical, os danos ocasionados há mais de uma semana pela paralisação nacional dos caminhoneiros podem aumentar ainda mais caso haja uma proliferação da praga. Só com a greve o setor já teve prejuízos de mais de R$ 570 milhões.
A reunião emergencial foi convocada após a divulgação de vídeos em grupos do Whatsapp que mostram uma grande quantidade de frutas sendo descartadas irregularmente nas áreas de acesso à Petrolina e Juazeiro (BA), devido o bloqueio dos caminhoneiros. “Isso fez surgir mais uma preocupação, uma vez que esse fruto descartado erroneamente pode gerar um aumento na população da mosca”, disse o gerente-executivo da Associação dos Exportadores de Hortigrangeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), Tássio Lustoza.
O grupo, formado por representantes do Ministério da Agricultora, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro (ADEAP), Câmara da Fruticultura, Moscamed, Sebrae, Univale, Valexport, Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) e Embrapa Semiárido, foi acionado visando executar medidas emergências já a partir desta quarta-feira (30).
Com a reunião, ficou decidido que as ações irão focar numa campanha de sensibilização para produtores e caminhoneiros. O Sindicato dos Produtores Rurais deverá divulgar à imprensa e redes sociais um vídeo informativo e uma Nota Técnica, explicando a maneira correta de descarte da fruta e as consequências danosas que sua negligência podem trazer para a economia do Vale do São Francisco.
“A problemática da mosca das frutas preocupa os produtores e instituições públicas, até porque isso pode agravar os prejuízos econômicos da região. Então, um dos passos que iremos seguir, dando assistência aos produtores, é promover a discussão do tema nas TVs locais, rádios, blogs e redes sociais, de modo a orientar a forma técnica e correta do descarte desses frutos”, afirmou o presidente do SPR, Jailson Lira.
Além da campanha de conscientização, o grupo realizará um levantamento dos locais onde as cargas estão sendo despejadas. “A partir do monitoramento desses pontos críticos, nossas equipes vão atuar indicando aos produtores e caminhoneiros as áreas específicas para o descarte”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Félix.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina também vai identificar e indicar os locais de descarte das frutas apodrecidas nos caminhões. “Com o andar dessas ações iniciais, nos reuniremos novamente para definir quais serão os passos futuros”, indicou Lucas Ballalai, que representou a pasta durante a reunião.
Fonte: CLAS Comunicação & Marketing
Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) encontraram, na tarde da última quinta-feira (31), um plantio de maconha durante treinamento. Os 1.300 pés da erva foram localizados, na cidade de Juazeiro, no momento de uma capacitação.
Os PMs faziam uma atividade do curso de Instruções de Prática de Rastreamento e Contrarrastreamento e Operações e Estudos de Caso de Ocorrências de Crimes Contra Instituições Financeiras, promovido pela Cipe Caatinga. Durante atividades em ilhas, no Rio São Francisco, a plantação, com pés medindo 50 cm de altura, foi descoberta.
Uma amostra da maconha foi encaminhada para Polícia Civil e o restante queimado. "Chegamos a fazer buscas na região, mas não encontramos os proprietários. Foi um momento importante do curso, colocando em prática os ensinamentos teóricos", comentou o comandante da Cipe Caatinga, major Wildon Teixeira dos Reis.
Fonte: SSP/BA
Uma guarnição da Polícia Militar de Morro do Chapéu prendeu um grupo suspeito de furtar uma bomba d’água de irrigação.
Segundo a PM, o furto ocorreu numa propriedade rural localizada no povoado de Santana, zona rural do município de Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina.
Os suspeitos foram identificados por Roberto Araújo dos Santos, Eriosvaldo Santos da Silva, Vítor Silva de Oliveira, Gerônimo Silva Santos e Arlene Rodrigues dos Santos. As informações são da Polícia Militar.
Os policiais militares apreenderam um motor bomba d’água, modelo B4T-710L e dois botijões de gás.
Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local.
Fonte: Central Notícia
Pedro Parente pediu demissão da presidência da Petrobras nesta sexta-feira. O pedido foi formalizado hoje, de acordo com a empresa. Ao longo do dia, o conselho de administração da petrolífera controlada pelo governo brasileiro vai analisar a possibilidade de nomear um presidente interino. Parente tinha contrato com a Petrobras até março de 2019.
Em dois anos à frente da Petrobras, Parente liderou uma reestruturação da companhia que incluiu a renegociação da sua dívida e uma nova política de preços, com ajustes até diários da gasolina e do diesel, acompanhando a flutuação do petróleo no mercado exterior. Essa estratégia foi bastante criticada durante a greve dos caminhoneiros na semana passada, que levou o governo Michel Temer (PMDB) a suspender os reajustes do diesel por 60 dias, com compensação para a petroleira.
Após o anúncio da saída de Parente, a B3 suspendeu as negociações com as ações da Petrobras. As ADRs da companhia na bolsa de Nova York estão em queda de 8,6% às 11h45.
As ações da BRF, por sua vez, também entraram em leilão após grande aumento no volume de negociações por consequência da notícia. Parente é presidente do conselho de administração da fabricante de alimentos e cotado como possível novo presidente executivo da empresa.
O fato relevante da Petrobras divulgado nesta sexta-feira diz o seguinte:
“A Petrobras informa que o senhor Pedro Parente pediu demissão do cargo de presidente da empresa na manhã de hoje. A nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo do dia de hoje. A composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração. Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado”.
Fonte: Exame Abril
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) abriu um edital para uma vaga de juiz federal substituto em Irecê, município situado no Centro Norte baiano.
Além desta vaga para a Bahia, estão abertas outras três, para Rio Verde (GO), Bacabal (MA) e Teófilo Otoni (MG). “Os interessados deverão se inscrever unicamente pelo Sistema de Magistrados, no site do Tribunal, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar do primeiro dia útil seguinte ao da publicação deste Edital no DOU2 (art. 5º da Res. Presi/Coger 18, de 29/9/2011)”, diz o edital, que destaca ainda que os eventuais pedidos de desistência devem ser apresentados pelo mesmo sistema no prazo de cinco dias úteis, após o encerramento do prazo de inscrição.
A publicação diz ainda que só poderão participar da remoção os juízes federais substitutos vitalícios. “Os magistrados também poderão fazer opção pela vara que vier a vagar em razão da remoção, o que poderá ser feito pelo próprio sistema até às 19 horas do dia útil seguinte ao término do prazo em relação às vagas ora ofertadas (horário de Brasília)”, acrescenta.
Outras informações estão disponíveis no site do TRF1.
Fonte: TRF1
A estudante Débora Bispo Feitosa, aluna da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, de Irecê, foi a grande vencedora da etapa final da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu nessa quarta-feira (30) em Salvador. Na ocasião a jovem e o professor Anderson Duarte apresentaram o projeto “Uma gota de consciência”, considerado o melhor entre os oito finalistas, e vão representar a Bahia e o município na etapa nacional da Conferência, em São Paulo, no final do ano.
Para o prefeito Elmo Vaz, a vitória de Débora é uma grande conquista para a educação do município. “É um orgulho saber que uma aluna da rede pública municipal de Irecê venceu a etapa baiana da Conferência. Vamos apoiar essa jovem, que está levando o nome da nossa cidade para todo o país”, disse o gestor, ressaltando que pela primeira vez na história de Irecê foi efetivamente implantada a divisão municipal de educação ambiental. “Já estamos colhendo frutos dessa ação”.
Segundo a diretora da Escola ACM, Wilzileide Rodrigues, a Educação de Irecê vem se destacando na Bahia. “Assim como Débora, temos outros estudantes que vem se destacando e elevando a educação do nosso município”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
O terceiro e último dia da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, em Salvador, foi marcada pela eleição dos delegados que irão representar a Bahia na Conferência Nacional, que será realizada de 19 a 23 de junho, em São Paulo. Ao todo, 19 estudantes foram eleitos delegados e irão apresentar, nacionalmente, projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas das redes estadual, municipais e particular da Bahia, que levantam e sugerem soluções para problemas socioambientais nas comunidades onde vivem.
Desde segunda-feira (28), que 200 estudantes participam da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema central foi “As Escolas da Bahia Cuidando das Águas”. Vindos de várias partes do Estado, os alunos tiverem seus projetos selecionados nas etapas escolares e territoriais e aproveitam os três dias em Salvador para apresentar e socializar as suas experiências. Os dias também foram de muito aprendizado com a participação nas oficinas e seminários realizados como parte da programação.
O estudante Cauã Moutinho, 13, 9º ano, do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, localizado em Salvador, apresentou o projeto “A reutilização do papel para reduzir o consumo de água”. “Para se produzir papel gasta-se muita água, um exemplo disso é que uma árvore de eucalipto absorve muita água e suas raízes perfuram os lençóis freáticos e, quando as árvores são cortadas, a área se torna um deserto e os córregos de água próximos também secam. Por isso, devemos conscientizar as pessoas a usarem menos papel e reaproveitá-lo”, afirmou.
Maria Clara Silva, 14, 9° ano, do Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, localizado em Feira de Santana, chamou a atenção para um problema local de sua cidade com o seu projeto “S.O.S Rio Joanes”. “O Rio Joanes está passando por um processo de eutrofização devido ao acúmulo de materiais orgânicos que se decompõem causando a poluição. Com isso, a água passa a ficar turva, o nível de oxigênio diminui, causando a morte dos peixes”, explicou a estudante.
Yan Felipe Santana, 11, 7º ano, do Colégio Estadual Hildete Lomanto, localizado em Juazeiro, apresentou o projeto “Mais água, menos desperdício”, no qual defende a reutilização deste bem de uso comum a todos. “Meu projeto relata uma alternativa de conservação e reutilização da água dos bebedouros do colégio que pode ser utilizada para regar a nossa horta suspensa. A água que seria desperdiçada poderá ser armazenada em um recipiente e, no final do dia, recolhida para a reutilização”, abordou.
O coordenador de Educação Ambiental e Saúde do Estado, Fábio Barbosa, ressaltou a importância do evento para o aprendizado dos estudantes e fez um balanço. “O evento foi muito estimulante para os mais de 200 estudantes das diversas redes que participaram e trocaram conhecimento. Nós conseguimos mobilizar os municípios e Núcleo Territoriais de Educação e, nessa perspectiva, a gente acredita que a Bahia sai com um saldo positivo, porque também é uma das estratégias para o fortalecimento da Política Estadual de Educação Ambiental. A conferência mostra que a pauta ambiental é de suma importância e discutida nas escolas, por meio de um currículo vivo, onde os problemas socioambientais locais são discutidos e são propostos aspectos de solução”, pontuou.
A III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é organizada pela Comissão Organizadora Estadual – COE/BA, formada por representantes da Secretarias Estaduais da Educação (SEC), do Meio Ambiente (SEMA), de Comunicação Social (SECOM), de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Bahia (UNDIME/BA), além de universidades, movimentos, associações, conselhos e sindicatos.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
No final da tarde da última quarta-feira (30), um crime que ocorreu na localidade de Gabrielzinho, no município de São Gabriel, chamou a atenção da região de Irecê.
De acordo com a Polícia Militar, uma idosa de 66 anos, Valdecy Alves de Almeida, foi morta a golpes de faca. O suspeito é o ex-companheiro dela, que logo após, o crime, tentou suicídio. De acordo com populares, o suspeito [Edgar dos Santos, 67 anos] sofre com depressão.
A vítima de tentativa de suicídio foi socorrida ao Hospital Regional de Irecê por uma ambulância do município. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local e removeu o corpo da aposentada para o Instituto Médico Legal de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Área central da cidade de Irecê (Foto: Central Notícia)
O município de Irecê completa mais um ano de emancipação política nesta quinta-feira, 31 de maio de 2018. São 85 anos de história, trabalho e desenvolvimento.
Situado a 478 km da cidade de Salvador, o município de Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertence à bacia do São Francisco. Irecê ocupa posição de status por ser a maior cidade da região, tendo a maior população, e por ser a mais evoluída tecnologicamente. A região de Irecê é composta por 19 municípios.
Irecê ficou famoso e reconhecido pelo grande potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" e "Capital Mundial do Feijão" devido às grandes safras colhidas nas décadas de 1980 e 1990. O município, em seus tempos áureos foi o primeiro produtor de feijão do nordeste, e o segundo do País.
A economia do município e região é baseada na produção agrícola de policultura, dando-se destaque, além da produção de mamona e feijão, à produção de cebola, tomate, beterraba, cenoura, pinha (que também tem grande destaque na região); baseia-se, também, a economia, na pecuária e no comércio local, que, há muito, deixou de ter, na produção agrícola, sua fonte de renda majoritária, tornando-se um grande polo de prestação de serviços.
No mês de junho acontece uma das melhores festas de São João da Bahia, com várias atrações nacional, regional e local. Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé!
Feliz aniversário Irecê!
Fonte: Central Notícia
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Irecê Após um longo período de seca, a cidade de Ire...
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
Foto: Repro...