Fonte: Mais Política
Uma guarnição Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa) apresentou três homens à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.
Segundo a polícia, os homens são suspeitos de roubos e receptação de aparelhos de celulares na cidade. Os militares aprenderam dois celulares que estavam com os acusados.
Fonte: Central Notícia
Tradicionalmente conhecida como a Capital da Pinha, o município de Presidente Dutra, localizado na região de Irecê, encontra-se há 356 sem registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), de acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia.
Além da população presidutrense, outros municípios que compõem as Regiões de Irecê e chapada Diamantina, também estão há mais de 250 dias sem casos de CVLIs – homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesão corporal. São eles, Nova Redenção (761 dias), Boninal (802 dias), Novo Horizonte (663 dias), Bonito (593 dias), Palmeiras (395 dias), Wagner (374 dias), Brotas de Macaúbas (341 dias), Souto Soares (336 dias), Ipupiara (313 dias), Piatã (269 dias) e Ibititá (261 dias).
Já Abaíra, a cidade da cachaça, na região da Chapada Diamantina, há exatamente 1.553 dias está sem registros de crimes violentos. A última ocorrência desses tipos de delitos foi computada no dia 24 de março de 2015.
“Todo esse resultado é decorrente da integração e do comprometimento das polícias, que, diariamente realizam ações para reduzir e inibir os crimes no nosso estado”, declarou o comandante do Policiamento da Região da Chapada, tenente-coronel PM Valter dos Santos Araújo.
Fonte: Central Notícia
"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é!”, foi com essa frase de Caetano Veloso que o centralense Jefferson Maciel Teixeira, filho de Maria Gina Maciel dos Santos, sintetiza o fato de ter concluído o Mestrado Profissional em Educação que acontece através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Irecê/Secretaria de Educação e a Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação. Foram mais de dois anos de caminhada, às vezes árdua e tantas vezes reflexiva. Durante todo esse caminhar surgiram grandes dificuldades e obstáculos, porém, o percurso gerou muita aprendizagem e grandes experiências.
A defesa do trabalho foi realizada no dia 05 de Abril de 2018 no Auditório 01 da Universidade Federal da Bahia e em seu Projeto de Intervenção, com o título "As Tecnologias da Informação e Comunicação como Estruturantes das Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de Irecê" o Mestre em Educação pretende contribuir com as reflexões/ações da Rede Municipal de Educação de Irecê com o intuito de propagar o uso das TIC numa perspectiva estruturante de práticas pedagógicas que não se limitem à transmissão ou disponibilização de informações.
Em seus agradecimentos, o professor Jefferson Maciel, fez questão de lembrar de várias pessoas e instituições importantes nessa caminhada, demonstrando sua gratidão “primeiramente a Deus, pela força e a coragem nessa caminhada, a minha orientadora Maria Helena Bonilla, pela constante parceria e colaboração, ao professor Nelson de Luca Pretto, pelos conselhos, ideias e conversas, ao Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), pelas colaborações ao nosso trabalho, as professoras das Bancas de Qualificação e Defesa Lynn Alves e Salete Cordeiro, pelas intervenções e contribuições ao trabalho, aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores das Escolas do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de Irecê, por terem me recebido tão bem e se disponibilizarem a participar da pesquisa, às Secretarias de Educação dos municípios de Irecê e Lapão, pela confiança e por acreditar no meu trabalho, aos meus conterrâneos e professores centralense, pelo respeito ao profissional que sou, aos professores, professoras e colegas do Mestrado Profissional em Educação da FACED/UFBA, aos meus colegas de trabalho da Escola Municipal Luiz Viana Filho, em Irecê, e da Escola Municipal Antônio Marculino Vieira em Lapão, por compartilharem vivências, experiências e conhecimentos ao longo dos anos, ao Instituto Brasil Solidário, pela oportunidade de aprender na área de Educomunicação tendo contato com várias culturas e possibilidades, aos meus professores e orientadores do Curso de Pedagogia da UNEB, da especialização e outras formações e ao Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira”. Reforça o professor.
E ainda dedicou o trabalho a Deus, pelo dom da vida, a sua família, base de tudo que conseguiu, ao seu pai Edvaldo Teixeira dos Santos (in memmorian), pelo exemplo, a sua tia Josenita Maciel (in memmorian), pelo incentivo, a seus avós, mãe, esposa, irmãos, tios, tias, sobrinhos, sobrinhas, primos e primas, filhos, pelo amor que sempre dedicaram a ele.
Fonte: Central Notícia
Um aposentado identificado por Francisco Lima de Santana, de 63 anos morreu na noite desta segunda-feira (09), por volta das 23h, no Hospital Regional de Irecê (HRI), onde estava internado desde a última quinta-feira (05).
De acordo com informações do repórter policial José Bastos, o idoso foi agredido e espancado na Praça da localidade de Riacho, zona rural do município de João Dourado, região de Irecê.
Na ocasião, a vítima foi socorrida para o HRI, mas seis dias depois faleceu. A motivação e autoria do espancamento serão investigadas pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Fonte: SBT
Fonte: CNI
Entre a divisa da Bahia com o Pernambuco, cerca de 13 cidades formam uma região de numerosas plantações de cannabis. Nessa região, que foi batizada de Polígono da Maconha, o major Ricardo Passos, comandante do Comando de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada), parece ter se conformado ao dizer que é impossível erradicar a droga. “Eu não procuro fantasiar. Controlamos a situação, mas nunca nenhuma polícia vai conseguir exterminar totalmente o plantio de maconha”, declarou Passos. De acordo com o policial militar que já atuou na região do polígono, no município de Curaçá, o plantio legalizado se apresenta como uma fonte de renda para as pessoas da região carente.
“Em áreas como Curaçá os traficantes cooptam os pequenos agricultores para que eles façam o plantio”, contou o major. Quando a PM chega aos plantios e parece que tudo chegará ao fim, uma situação curiosa se sucede. Sem mão de obra para arrancar os pés, a polícia pede ajuda dos agricultores que fizeram a plantação para exterminar o cultivo. “Quem ganhava dinheiro do tráfico para plantar, era contratado pela polícia também para tirar os pés”, levantou a contradição, o major. O comandante não acredita que a liberação do plantio também pode resolver a situação.
“Mesmo com a liberação, há o comércio clandestino. A droga legalizada nunca chegaria a todos os lugares. O maior exemplo é o contrabando, na Bahia, de cigarros paraguaios”, explana Ricardo Passos. O consumo generalizado é outro limitador para a extinção da maconha. Antes visto só como “coisa de preto e pobre da periferia”, o major afirmou que outras classes econômicas também se tornaram consumidoras da substância no estado. “No primeiro dia da Cipe em Ruy Barbosa demos um flagrante na cidade em duas pessoas: uma da área pública e um funcionário da Embasa”, comentou o major.
Fonte: Jornal da Chapada
Na tarde deste domingo (08), por volta das 15h, um acidente de trânsito ceifou a vida de duas pessoas. O fato ocorreu na rodovia BA-052, imediações da estrada que dá acesso ao povoado de Pontal, zona rural do município de Itaguaçu da Bahia, região de Irecê.
De acordo com informações apuradas pelo Central Notícia, Edmilson Alves de Brito, 47 anos, conhecido por Missinho e Antônio Carlos José Alves vinham numa moto quando houve uma colisão frontal contra um veículo. Eles estavam indo jogar futebol. Antônio Carlos que estava na garupa da moto morreu no local do acidente. Já Missinho veio a óbito no Hospital Regional de Irecê.
Não há informações sobre as causas do acidente. O caso foi registrado pela Polícia Militar. Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal de Irecê onde vão ser periciados. A família ainda não divulgou os horários e locais para o velório e sepultamento das vítimas.
Fonte: Central Notícia
Fonte: G1
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...