Domingo, 08 de Abril de 2018
Notícias

Uma pistola e cerca de dois quilos de drogas foram apreendidos, no início da tarde deste sábado (07), na cidade de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco. As informações são da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP).

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido encontraram materiais que estavam com um traficante que terminou preso em flagrante.

Ainda de acordo com o órgão, os PMs passavam pela localidade conhecida como Ponta da Ilha quando um homem, ainda não identificado, jogou um embrulho na direção de um matagal. Diante da atitude suspeita o suspeito foi imobilizado e, no meio do mato, os militares localizaram uma pistola calibre 22.

A SSP informou que após depoimento preliminar, o homem disse que faz parte de uma quadrilha de traficantes e indicou um imóvel usado para guardar drogas. Na casa foram encontrados aproximadamente 2 kg de maconha prensada e cocaína, além de R$ 659 em dinheiro. O criminoso e os materiais seguiram para a Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique, onde foi registrada ocorrência.

Para o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez, as guarnições estão de parabéns pela atenção total. “Retiramos da cidade uma arma que com certeza seria utilizada na prática de crimes contra a vida e o patrimônio", destacou.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 07 de Abril de 2018
Notícias

O Ministério da Saúde divulgou dados confirmando 328 mortes em razão da febre amarela entre 1º de julho do ano passado e 3 de abril deste ano. No mesmo período, foram confirmados 1.127 casos da doença no país, um aumento em relação ao ano anterior, quando o registro era de 220 óbitos e 691 casos. 
 
De acordo com o Estadão, o ministério recebeu notificações de 4.548 casos suspeitos da doença, sendo 2.441 descartados e 980 em investigação. O atual ministro da saúde, Gilberto Occhi, destacou que "embora os casos do atual período de monitoramento tenham sido superiores à sazonalidade passada, o vírus da febre amarela hoje circula em regiões metropolitanas do país com maior contigente populacional, atingindo 35,9 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação da vacina". Os informes da febre amarela seguem, desde 2017, a sazonalidade da doença, que acontece, em sua maioria, no verão. 

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 07 de Abril de 2018
Notícias

A Secretaria da Educação do Estado autorizou a criação, organização e funcionamento de mais três Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) na rede estadual. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado (D.O), nesta sexta-feira (6), os Centros serão implantados nos municípios de Feira de Santana, Jequié e Irecê. Os Centros Juvenis têm o objetivo de ampliar a jornada escolar e a diversificar o currículo dos estudantes com oficinas, cursos e atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência. Cinco unidades do CJCC funcionam nos municípios de Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna.

 O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou a importância do CJCC no âmbito do programa Educar para Transformar. “Este projeto dos Centros Juvenis vai ao encontro daquilo que estamos debatendo nas escolas com educadores sobre a mudança no eixo pedagógico na Educação com um novo perfil de oferta. Criar novas unidades pelo Estado é proporcionar aos estudantes o acesso a um currículo diversificado, com atividades voltadas para a Ciência, Tecnologia, Inovação, mas também para a música, dança, teatro, gastronomia, entre outras, sendo parte integrada da formação e não apenas ações esporádicas. O objetivo também é de criar unidades em diferentes localidades para atender todos os territórios baianos”, ressaltou.

O coordenador do CJCC, Iuri Rubim, explicou como vai acontecer o processo para das unidades. “A partir das portarias de criação, nos próximos dias estaremos publicando o edital para seleção dos gestores, que corresponde a um diretor e três vices, que vão passar por uma avaliação técnica do currículo, além de entrevistas. Paralelamente, estaremos realizando a estruturação das unidades em cada município e, logo após, estaremos fazendo a seleção de professores”, disse.

Iuri ainda contou que a iniciativa para a criação de mais unidades mostra a ascensão do projeto que vem beneficiando a aprendizagem dos alunos. “O CJCC caminha junto com os pilares que norteiam a Educação do Estado. São professores desenvolvendo um currículo diferenciado, os estudantes motivados, pois não há obrigação de estarem lá, mais sim, o interesse voluntário de participarem das diversas atividades desenvolvidas na unidade, além de estarmos conectados com a Educação no século XXI”, concluiu.

Fonte: ASCOM/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Abril de 2018
Notícias

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (5) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (MDB):
Ótimo/bom: 5%
Regular: 21%
Ruim/péssimo: 72%
Não sabe/não respondeu: 2%
 
Na última pesquisa do Ibope sobre avaliação do governo, feita em dezembro, 74% o consideravam "ruim/péssimo"; 19%, "regular"; e 6% avaliavam como "bom/ótimo".
 
O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 22 e 25 de março e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios.
 
A pesquisa foi feita antes da deflagração pela Polícia Federal da Operação Skala, que prendeu amigos do presidente.
 
O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta quarta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, levada em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
 
Maneira de governar
 
A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a maneira de governar do presidente da República:
 
Aprovam: 9%
Desaprovam: 87%
Não souberam ou não responderam: 4%
No levantamento divulgado em dezembro, 9% aprovavam e 88% desaprovavam.
 
Aprovação por áreas
Outro tópico da pesquisa foi a avaliação dos entrevistados sobre áreas de atuação do governo:
 
Segurança Pública
 
Aprovam: 14%
Desaprovam: 84%
Educação
 
Aprovam: 18%
Desaprovam: 80%
Saúde
 
Aprovam: 87%
Desaprovam: 12%
Taxa de juros
 
Aprovam: 10%
Desaprovam: 85%
Combate ao desemprego
 
Aprovam: 13%
Desaprovam: 85%

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Abril de 2018
Notícias

Na madrugada desta sexta-feira (06),  Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, realizando patrulhamento no centro da cidade de Xique-Xique, abordou Tainan Alves da Silva, 20 anos, o “Bocão” e Erick Vinicius Marques da Costa,21, conhecido por “Cocó”. As informações são da (Cipe) Semiárido.

A polícia informou que a dupla estava a bordo de uma motocicleta vermelha, com placa de identificação suprimida, além de cinco trouxinhas de cocaína.

A dupla, a motocicleta e a droga apreendidas foram apresentadas à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Abril de 2018
Notícias

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) concluiu, em março, a implantação do Centro de Controle de Operadores (CCO) do sistema adutor do São Francisco, um dos maiores sistemas integrados de abastecimento operados pela Embasa e que atende oito municípios da microrregião de Irecê. 
O CCO permite o acionamento remoto dos conjuntos motor bomba distribuídos em 12 estações elevatórias do sistema, além da visualização em tempo real das informações mais relevantes para a operação do sistema. A automação reduziu em 80% os custos das equipes de operadores que atuavam no sistema adutor. 
Além disso, a perda de água bruta, que era de 11,5%, diminuiu para 7%. A dificuldade de sincronia entre as estações elevatórias resultavam em uma perda de duas horas de abastecimento. Hoje, o CCO aciona os equipamentos do sistema simultaneamente e não existe mais intermitência na programação de funcionamento do sistema. As estações elevatórias agora estão interligadas via rádio e a visualização delas ocorre por meio de um servidor exclusivo para automação, instalado na estação de tratamento de água, em Itaguaçu da Bahia.
“O que o operador fazia em campo, agora ele faz em frente ao computador. Consegue operar todo o sistema integrado pelo centro de controle”, explica o gerente da Divisão de Manutenção da unidade regional da Embasa em Irecê, Ângelo Ramos. “Com o CCO, podemos gerar relatórios técnicos, registrar o histórico de funcionamento de acordo com os registros do colaborador que acessou o sistema, tudo isso em um banco de dados com pronta visualização”. 
Para o gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, a automação do Sistema Adutor do São Francisco representa um grande avanço na qualificação dos processos de operação. “Essa é uma ferramenta de gestão importantíssima, já que oferece todo esse controle do sistema”, destaca.
Atendimento
O sistema adutor do São Francisco atende 60.210 imóveis nos seguintes municípios da região de Irecê: Irecê, América Dourada, João Dourado, São Gabriel, Jussara, Itaguaçu da Bahia, Central e Presidente Dutra.

Fonte: Ascom/Embasa



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Abril de 2018
Notícias

A criação de novos cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada hoje (5) durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho. A medida vale para instituições públicas federais, estaduais e municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também fica suspensa pelo mesmo período.

De acordo com  Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade.

“Teremos moratória de cinco anos para que possamos reavaliar todo o quadro de formação médica no Brasil. Isso se faz necessário até porque as metas traçadas com relação à ampliação de médicos no Brasil já foram atingidas. Mais que dobramos o número total de faculdades de formação de medicina nos últimos anos, o que significa dizer que há uma presença de formação médica em todas as regiões do Brasil”, afirmou o ministro.

Mendonça Filho explicou que duas portarias serão publicadas no Diário Oficial da União de amanhã (6). Uma estabelece a suspensão da criação de novos cursos de medicina por cinco anos e a outra orienta os sistemais estaduais e municipais a cumprirem a norma.

“Nos casos das estaduais, a regulação é feita pelos Conselhos Estaduais de Educação. Elas têm autonomia, de acordo com a Constituição Federal, assim como as municipais. Mas todas essas regras estão subordinadas ao comando-geral definido a partir de uma portaria adicional que foi assinada hoje por mim”, explicou o ministro.

Repercussões

O presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, disse que há um número excessivo de vagas abertas em cursos de medicina no país. “Essa portaria vem ao encontro da necessidade de controle da autorização de novas escolas. Temos algo em torno de 31 mil vagas de curso de medicina. Isso vai projetar o número de médicos per capta a uma demanda que não é compatível com países de primeiro mundo”, disse.

Questionado se suspender novos cursos não é uma atitude corporativista, Vital negou. “Isso é bem distante de um corporativismo. Essa é uma ação corporativa no sentido de preservar valores como vida, saúde e dignidade humana com uma prática médica qualificada”.

Para a Associação Médica Brasileira (AMB), a moratória pode ajudar a resolver os problemas envolvendo as escolas médicas. A entidade vem cobrando desde o ano passado medidas do governo, pois a maioria das novas escolas não tem conseguido garantir uma formação adequada aos estudantes de medicina, devido a problemas e deficiências que apresentam. A AMB também tem cobrado maior fiscalização nas escolas existentes e a realização de um exame nacional de proficiência em medicina para os estudantes e os egressos de todas as escolas.

Já a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) considera que a medida representa “um retrocesso que compromete o desenvolvimento do país e o atendimento à população naquilo que é um direito humano fundamental, o direito à saúde”. Para a ABMES, é contraditório que o governo, poucos meses após criar uma regra específica para o aumento de vagas, proíba a criação dessas mesmas vagas, inclusive em cursos com reconhecida qualidade, referindo-se ao Programa Mais Médicos.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Abril de 2018
Notícias

Os mais de 27 mil motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação suspensa no dia 24 de março, em todo o estado, têm até o dia 31 de maio se tiverem interesse de apresentar recurso junto ao Detran e tentar regularizar a situação.

O edital que divulgou a suspensão foi publicado no dia 24 de março. Confira a lista de motoristas que tiveram as CNHs suspensas.

Os documentos foram suspensos por ultrapassarem os 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A suspensão pode ocorrer, a depender do número de infrações, durante o período de um a três meses.

Segundo a relatora dos processos de suspensão de habilitação do Detran, Aline Alves, além de serem avisados por meio da publicação do edital, os condutores foram notificados por Correios.

“Se não couber o recurso, vai dar início ao cumprimento da suspensão, entregando a carteira e fazendo curso de reciclagem. A entrega não tem prazo, mas se ele for pego conduzindo o veículo, tem penalidade agravada e pode ter habilitação cassada”, explica.

Se for flagrado dirigindo com CNH suspensa, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a detenção do condutor, de seis meses a um ano, e multa, além de ficar sem dirigir pelo mesmo período que havia sido suspenso anteriormente. A ocorrência provoca a abertura do processo de cassação da carteira.

Os motoristas que tiveram as carteiras suspensas podem procurar qualquer posto avançado de atendimento do Detran e do Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Em caso de entrega da CNH, o motorista só precisa levar o próprio documento. Já se for interpor recurso, pode apresentar o documento escrito, até em próprio punho, além de cópia da documentação do veículo.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Abril de 2018
Notícias

Na tarde desta quarta-feira (04), uma equipe da Polícia Civil de Canarana, região de Irecê, comandada pelo delegado Alex Nunes, prendeu Ediclécio Jesus Fernandes, o
“Policinha”, suspeito de furto qualificado.

De acordo com Nunes, Policinha é bastante conhecido e já foi preso outras vezes pela mesma prática de delito.

Preso em flagrante por furtar uma residência, Policinha foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Abril de 2018
Notícias

Acaba de ser derrubado em votação do Congresso Nacional, nesta terça-feira (3), o veto ao Refis das micro e pequenas empresas (MPE). Acompanhando pessoalmente o resultado em Brasília, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, celebra a conquista, após ter liderado uma mobilização que começou em dezembro de 2017, junto à bancada baiana.
 
“As micro e pequenas empresas são fundamentais para a economia brasileira e para o seu crescimento. São elas as responsáveis por dois a cada três empregos. Lutamos muito para o reconhecimento dessa importância e para que os pequenos negócios pudessem contar com condições facilitadas, que terão um enorme impacto no desenvolvimento dessas empresas. Por isso, essa é uma grande vitória”, diz Khoury. Ele destaca, ainda, que os parlamentares baianos se mostraram sensíveis à causa das MPE.
 
A novidade e sua regulamentação triplica o prazo de parcelamento de débitos de micro e pequenas empresas – o limite atual, de 60 meses, passa a ser de 180. Ou seja, o prazo é estendido de cinco para 15 anos. O projeto também permite a diminuição da incidência de juros. Atualmente, na Bahia, há 22.549 empresas optantes pelo Simples com débitos na Receita Federal.
 
Todas as empresas com débitos relativos a tributos do Simples com vencimentos até novembro de 2017 poderão aderir ao Refis no prazo de até 90 dias após a promulgação. Quem aderiu ao parcelamento ordinário dos débitos em janeiro de 2018 poderá parcelar novamente as dívidas, desta vez, de acordo com as regras do Refis.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp