Quarta-feira, 10 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Três homens envolvidos no homicídio de José Rafael de Andrade Neto, morto a tiros durante os festejos juninos no povoado de Icó, na zona rural de Morro do Chapéu, foram presos pelas equipes da Delegacia Territorial (DT/Morro de Chapéu), nessa segunda-feira (8).

Um dos acusados foi preso ainda na região, enquanto que os outros dois foram capturados em ação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal quando empreendiam fuga, já na cidade de Sobradinho, em Goiás.

Segundo apurado durante as investigações, a vítima se envolveu em uma briga com os acusados no dia 30 de junho deste ano, véspera da emboscada que culminou com a morte a tiros de José Rafael.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 09 de Julho de 2024
Notícias

A permanência do batalhão foi confirmada no último sábado pelo Diário Oficial do Governo do Estado — Foto: Reprodução

O Diário Oficial do Governo do Estado oficializou no último sábado (6) a permanência do 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar) em Morro do Chapéu. A conquista foi viabilizada pelo empenho do Secretário de Desenvolvimento Econômico e deputado estadual Ângelo Almeida, que trabalhou para assegurar uma estrutura de segurança pública de qualidade no município.

Com a confirmação da permanência do 7º BPM em Morro do Chapéu, a expectativa é de que sejam continuados os esforços para manter a segurança local. As ações incluem a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo, o atendimento emergencial em casos de acidentes, desastres naturais e crises de segurança, além do apoio à comunidade em outras situações.

A medida é vista como uma vitória para a população local, que agora conta com a garantia de uma presença policial mais efetiva e constante, contribuindo para a tranquilidade e bem-estar de todos os moradores de Morro do Chapéu.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 09 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Marielza Brandão Franco, suspendeu liminarmente, nesta segunda-feira (8), a cassação do mandato do prefeito de Barra do Mendes, Tonho de Napo (PSD). O pessedista teve o mandato cassado após deliberação da Câmara de Vereadores que considerou graves a falta de repasse da contribuição de INSS de servidores e prestadores de serviços e a ausência de publicação de propostas legislativas.

Na apreciação realizada pela desembargadora Marielza Brandão Franco, que integra o colegiado da 3ª Câmara Cível do TJ-BA, entendeu que, “numa análise preliminar, não se mostra razoável a cassação do mandato do agravante [Tonho de Napo], apenas com base nas denúncias por um único cidadão, apresentada à Câmara de Vereadores do Município de Barra do Mendes, sem oportunizar ao gestor público comprovar a inexistência dos fatos, explicar se o débito do município com o INSS foi parcelado ou mesmo saneado, assim como não lhe foi concedida a oportunidade de esclarecer se a anuência de publicação das proposições legislativas foram retificadas, situações estas que podem ser resolvidas administrativamente”.

“Dessa maneira, mostra-se irrazoável a cassação de um mandato eleito e legitimado pelas urnas sem que seja observada, com acuidade, a legislação que regulamenta o rito processual que assegura a ampla defesa e o contraditório para apurar aos atos lesivos e sua gravidade, bem como os fundamentos legais para justificar os motivos da necessidade da cassação de um mandatário eleito por processo eleitoral regular e validado pelo Tribunal Eleitoral, pois se instalaria a insegurança jurídica e a desorganização das estruturas de poder”, argumentou a magistrada ao conceder a liminar ao prefeito de Barra do Mendes.

Fonte: Líder Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 08 de Julho de 2024
Notícias

A fatalidade ocorreu nas proximidades da torre da cidade; vítima foi levada ao IML de Irecê - Foto: Reprodução

Na manhã de sábado, 06, a cidade de João Dourado, na região de Irecê, foi abalada por um trágico acidente de moto que resultou na morte de um popular conhecido como “Lindo de Zé Baixinho”.

O acidente ocorreu nas imediações da torre da cidade. Lindo de Zé Baixinho estava pilotando sua moto quando ocorreu o acidente, cujas circunstâncias ainda não foram esclarecidas.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê, onde passou por exame e foi liberado, em seguida, para o velório e sepultamento.

A população local está consternada com a perda, prestando solidariedade à família e aos amigos da vítima.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 08 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) comemorou na tarde deste domingo (7) a derrota da extrema direita nas eleições parlamentares da França. Projeções iniciais apontam que o bloco formado por partidos de esquerda deverá ter o maior número de cadeiras na Assembleia Nacional do país, apesar de não ser o suficiente para formar a maioria sem alianças. Em uma publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o resultado demonstra a “grandeza e maturidade” das forças políticas francesas.

“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, escreveu Lula.

Na última quinta-feira, o Partido Trabalhista também saiu vencedor no Reino Unido, formando maioria no Parlamento britânico e formando o novo governo do país, liderado por Keir Starmer.

Na França, o bloco de esquerda Nova Frente Popular se consolidou como o maior do Parlamento da França, após os resultados do segundo turno das eleições legislativas, realizado neste domingo. A extrema direita liderada pelo Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen e Jordan Bardella, ficou em terceiro lugar, segundo as projeções, atrás do bloco do presidente Emmanuel Macron.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 07 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

O município de Iraquara, na Chapada Diamantina, vai sediar, nos dias 06 e 07 de julho, o IV Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara – IV FASAI CINE VÍDEO, que exibirá e premiará obras cinematográficas com temática socioambiental produzidas nas Américas.

Com performances, oficinas, palestras, seminários, mesas virtuais, literatura e exposições, o intenso programa de atividades suscitará a dinamização de variadas áreas das dimensões cultural, econômica, turística e socioambiental do município e da região. O evento deve contar ainda com a presença de agentes do audiovisual, da música, do teatro e outras artes.

A curadoria é formada por Dandara Ferreira, formada em cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e mestre em comunicação (UNB). Dirigiu a série “O nome dela é Gal” (HBO) e o filme “Meu Nome e Gal”. Outro curador é Matheus Rocha, fotógrafo, cineasta formado pela EICTV de San Antonio de los Baños. É diretor de fotografia desde

O festival será divido em três mostras, a Mostra Competitiva, Mostra do Cinema Nacional e a Mostra Infantil.

A Mostra Competitiva vai ocorrer no Colégio Estadual de Tempo Integral de Iraquara, terá mais de 40 filmes com temática socioambiental, de longa, média e curta-metragem, de ficção ou documentário, selecionados de realizadores das Américas: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 06 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Divulgação/Rally Chapada

“As competições esportivas nas belezas naturais da Bahia ajudam a fomentar tanto o esporte quanto o turismo nestas regiões, que já são marcadas pelo alto fluxo de turistas e, consequentemente, de receita para a economia local. A Sudesb se preocupa em atuar em todas as localidades da Bahia, interiorizando os apoios e incentivando as culturas e economias locais por meio deste turismo esportivo. Inclusive, a Chapada é um lugar belíssimo e bem conhecido que terá mais uma vez um excelente evento de rally”, cita.

Os carros poderão levantar a poeira e levar adrenalina às equipes nas categorias turismo 4x2 e adventure 4x4, sendo disponível para todos os tipos de automóveis de quatro rodas. Esta edição inicia com a entrega dos kits no Hotel Terra dos Diamantes e o briefing técnico no Hotel de Lençóis, ambos nesta sexta-feira, 05. Já a largada da prova é no sábado, 06, a partir das 9h, na Praça Horácio de Matos, no Centro, após a concentração e adesivagem dos carros às 7h30 no mesmo lugar e com a premiação e a festa dos campeões a partir das 19h no Hotel Terra dos Diamantes. 

Foto: Divulgação/Rally Chapada

Seguindo o objetivo de fomentar o esporte a motor e o turismo de aventura, o rally foi pensando como uma prova de estratégia para duplas de pilotos e navegador que recebem uma planilha de rally de regularidade e devem cumprir uma série de tarefas ao longo do percurso de cerca de 100 km por estradas vicinais do município de Lençóis. Os competidores terão a oportunidade de cruzar lugares deslumbrantes.

Segundo Roberto Cunha, diretor técnico da prova, o Rally da Chapada é uma rally de aventura por percurso offroad leve e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina. "Procuramos valorizar as experiências dos participantes. Ao longo do percurso, piloto e navegador devem estar em sintonia na prova e podem também contemplar a paisagem", destaca Cunha.

Fonte: Ascom/Sudesb



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Reprodução/IFBA

Na manhã de quarta-feira, 03, ocorreu uma reunião no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, entre a Direção-Geral, a Direção de Ensino e os discentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para discutir o fim da greve dos servidores docentes e técnicos administrativos.

A reunião abordou o retorno das aulas e a reorganização do calendário acadêmico. O encontro também serviu para esclarecer dúvidas dos alunos sobre o processo de retomada das aulas e outras questões.

O Diretor-Geral reiterou a importância do comprometimento de todos para que o campus possa retornar à normalidade de suas atividades, assegurando a continuidade da missão educativa do IFBA.

Fonte: IFBA/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Julho de 2024
Notícias

Com mãos e pés amarrados, corpo aguardava identificação no IML de Irecê – Foto: Central Notícia

No dia 4 de junho, o corpo de um homem foi encontrado com mãos e pés amarrados no Bairro Shampoo Charme, em Irecê. Após quase um mês sem identificação, na última terça-feira (02), familiares finalmente reconheceram o corpo que estava aguardando por resolução no Instituto Médico Legal (IML).

O corpo, que possuía tatuagens de palhaços, nomes de pessoas e uma frase religiosa, foi identificado como sendo de Vítor Manuel Araújo Moreira, um jovem de 21 anos, natural de Barreiras. Vítor foi encontrado morto no mesmo dia 4 de junho.

Ainda não há informações se o corpo de Vítor será transladado para sua cidade natal, Barreiras. A identificação do corpo trouxe alívio aos familiares, mas as circunstâncias da morte do jovem ainda estão sendo investigadas pelas autoridades. 

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Pelo segundo ano consecutivo, a Bahia se mantém na liderança da produção de energia éolica do país e segue avançando com a instalação de mais empresas do setor. Nesta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou da inauguração do Complexo Eólico Novo Horizonte, em Boninal, na Chapada Diamantina. O empreendimento, já em operação, ocupa uma área de 2,7 mil hectares, o suficiente para abastecer até um milhão de residências no país.

Com um investimento de R$ 3 bilhões e incentivos do Governo do Estado, a empresa argentina Pan American Energy inaugura o primeiro complexo da empresa no Brasil, que reúne 10 parques eólicos e abrange seis municípios (Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatã, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas), com um total de 94 aerogeradores distribuídos em 10 parques e capacidade total instalada de 423 MW (Megawatts). O empreendimento atingirá dois milhões de megawatts/hora de energia entregue por ano, o equivalente a uma redução anual de mais de 500 mil toneladas de CO2.

Governador Jerônimo Rodrigues - Foto: Fernando Vivas/GOVBA |

“É uma alegria entregar um projeto que contém dez campos de produção de energia eólica. Estamos falando, aqui, de transição energética e de geração de emprego”, comemorou o governador. O sistema de transmissão do complexo incluiu a construção de uma nova subestação própria de energia elétrica ao longo de 80 quilômetros de linhas de alta tensão, além da ampliação de uma subestação existente, que liga o complexo ao Sistema Interligado Nacional.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a Bahia tem sido o celeiro da energia limpa do país: “o Brasil é solo fértil para o desenvolvimento e tem investido muito em transição energética. Já são 180 mil quilômetros de linhas de transmissão e, em breve, teremos um país totalmente interligado. A Bahia tem gerado energia renovável acima da média nacional e, mais uma vez, é líder no Brasil na produção desse tipo de energia. É a força do Velho Chico movendo as nossas hidrelétricas, o sol gerando a energia da mudança e o vento soprando investimentos para fazer esse estado crescer”.

Jerônimo Rodrigues e a expansão sustentável da energia eólica - Foto: Fernando Vivas/GOVBA |

Geração de emprego e renda

Durante os 20 meses de trabalho, o complexo eólico gerou mais de 3.200 empregos, priorizando mão de obra local. Da mesma forma, foram implementados 30 programas socioambientais que visam melhorar a qualidade de vida das 52 comunidades nas proximidades, beneficiando diretamente mais de 4,7 mil pessoas.

O diretor geral da Pan American Energy no Brasil, Alejandro Catalano, destacou o sucesso do trabalho realizado em conjunto com o Governo do Estado. “Esse projeto representa um marco significativo para todos nós e mostra o nosso compromisso com a energia limpa e sustentável. Um sucesso de integração público-privada. Priorizamos a contratação de mão de obra local e atendemos as necessidades prioritárias das comunidades, através de ações de educação, capacitação e meio ambiente”.

Bahia se mantém na liderança

Em 2024, a Bahia segue como líder na produção de energia renovável no Brasil. As 331 usinas em operação no estado produziram cerca de 9,67 mil GWh (Gigawatt-hora), energia suficiente para abastecer 18,4 milhões de residências. Somente em abril deste ano, o estado gerou 2,4 GWh de energia eólica.

Os parques eólicos estão espalhados por 35 municípios baianos, como Boninal, Brumado, Sento Sé, Tucano, Morro do Chapéu, Caetité, Campo Formoso, Pindaí, Gentio do Ouro, Igaporã, Xique-Xique, Guanambi e Mulungu do Morro.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp