Após o vice-governador da Bahia e pré-candidato a deputado federal, João Leão (PP), afirmar que os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também votam em ACM Neto (União Brasil) para o governo do estado, o presidente da sigla na Bahia, Éden Valadares (PT), respondeu, nesta terça-feira (5), a declaração do pepista.
“João Leão deve estar com dor de cotovelo e com saudade de andar ao lado de Lula e receber o carinho do povo baiano. Ele fez sua opção: romper com o nosso grupo e caminhar com aqueles que são contra Lula. Paciência. Vai ficar assistindo o crescimento e a vitória de Jerônimo e Otto com o gostinho de arrependimento”, disse Éden ao bahia.ba.
Ainda segundo João Leão, a vinda de Lula à Bahia para o Cortejo do Dois de Julho não impulsionou tanto a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT). “Quando você soma a pesquisa hoje, dá pra analisar que quem vota em Lula e quem vota em Jair Bolsonaro (PL), juntando os dois, é quem vota em ACM Neto”, disse o vice-governador na ocasião.
Fonte: Do site Bahia.Ba
O baiano Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, concedeu, na semana passada, uma entrevista exclusiva ao Fantástico, da Rede Globo, para falar sobre a relação com o ex-empresário Allan de Jesus. A reportagem, no entanto, não foi exibida na íntegra por conta de uma liminar da Justiça. A decisão irritou Luva, que foi para as redes sociais desabafar sobre o caso.
Visivelmente chateado, Iran disse em redes sociais que estão tentando lhe calar. "Aí, minha tropa, agora foi o que deu: estão tentando calar minha boca, de falar a verdade. Quem sentiu foi eu, quem sofreu eu. Entraram com uma liminar aí, que não é para passar a entrevista falando sobre um assunto que todo mundo sabe, na Globo e na Record. Não vai passar mais não. Estão tentando me calar a boca. Quem tá com medo é porque deve. Mas é assim, mesmo: estão tentando me calar. É embaçado, galera. Estou indignado", desabafou Iran nos stories do Instagram.
Iran Ferreira citou ainda a Record, que também exibiu reportagem com trechos editados por conta de uma liminar que partiu de Allan Jesus. As decisões vetavam tanto a menção ao ex-empresário do influenciador quanto às polêmicas recentes envolvendo os dois.
O influenciador explicou ainda que os programas estavam tentando resolver a situação para exibir o material. "Estão tentando cortar a parte em que falo a verdade toda. Mas o Fantástico está tentando resolver e ver se vai passar essa parada. Sacanagem. Também vai passar lá no Cabrini, na Record, mas também tentaram me calar lá. Não pode, não, é falar a verdade", afirmou Luva de Pedreiro.
No Fantástico, a apresentadora Poliana Abritta informou que o material iria ao ar com edições por conta liminar judicial. A jornalista informou ainda que a emissora considera a decisão como “censura” e que irá recorrer.
"Na sexta-feira, a TV Globo foi notificada de uma liminar concedida a Allan Silva Jesus. Na decisão, a juíza Maria Cristina de Brito Lima, do Rio de Janeiro, impede a divulgação de informações sigilosas do contrato entre os dois e proíbe que seja exibida qualquer manifestação que fomente discurso de ódio contra o ex-empresário, que vem sofrendo ameaças nas redes sociais", iniciou Poliana.
"A TV Globo não compactua com discurso de ódio, ameaças são inaceitáveis em qualquer situação e quem as pratica está sujeito às consequências legais. Divergências de decisões contratuais devem ser decididas pelo poder judiciário, que é responsável pela aplicação da lei às partes. O jornalismo apura com isenção todos os lados da notícia e produz conhecimento sobre os fatos. É direito da sociedade ter conhecimento de todos os fatos relevantes. A TV Globo entende que a liminar concedida viola a liberdade de imprensa e expressão, pilares da democracia e protegidas pela constituição brasileira, por isso, vai recorrer da decisão", finalizou.
Durante a reportagem, o ex-empresário de Iran foi mencionado nominalmente, mas não houve qualquer declaração de acusação a Allan de Jesus. A TV Globo informou ainda que ele foi procurado pela reportagem, mas optou por não conceder entrevista.
Fonte: Metro 1
"Todo mundo sabe que eu apoio o candidato do PT. Agora, eu sempre digo o seguinte. O Paulo Souto pode ser testemunha. Cada vez que visito o estado, eu não quero saber quem o partido do governador. Não quero saber se o governador é mais de esquerda, de direita ou de centro", disse Lula, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole.
O petista respondia uma pergunta de Kertész sobre seu apoio na Bahia. Embora tenha reiterado que está com Jerônimo Rodrigues, do PT baiano, afirmou que quer fazer um mandato multipartidário, caso eleito em outubro.
"Temos que fazer um esforço nacional para corrigir esse país. Conversar com diversos setores, quem estiver disposto a conversar. O Brasil precisa de união e afeto para recuperar a alegria. O Brasil que vivemos hoje é de motociata, da desconfiança, da fome. Voltamos a ver gente pedindo comida na rua. Isso da esmola tinha acabado e voltamos ao mapa da fome", disse.
Fonte: Metro 1
Após anunciar a parceria com o ex-jogador de futsal Falcão, que vai agenciar sua carreira, o influenciador Luva de Pedreiro publicou vídeos nas redes sociais, onde festeja o novo momento da carreira.“Graças a Deus, pai. Agora eu solto stories à vontade. Graças a Deus agora eu tenho a liberdade de soltar stories à vontade, com as músicas que gosto”, disse o baiano. O anúncio da parceria foi feito na tarde dessa terça-feira (28).
“RECEBA o que for seu! Obrigado por ter me procurado e me escolhido em te ajudar! O mundo abraçou você e sua #Tropa @goleirodoluva @cruzadordoluva e eu também!”, disse Falcão nas redes sociais.
No domingo (26), o influenciador, conhecido pelos bordões “Receba” e “Graças a Deus, pai”, apareceu no Instagram após cinco dias. Em vídeos gravados nos stories, o influenciador acusou o ex-empresário Allan de Jesus de rackear a conta do WhatsApp dele e bloquear o acesso do baiano ao TikTok. Horas depois, Allan Jesus se manifestou sobre as acusações e disse que foi ameaçado de morte.
Nova parceria
No anúncio da parceria entre Luva de Pedreiro e a BET.12, empresa comandada por Falcão, o ex-jogador disse que todas as decisões sobre contratos serão do baiano e da família dele. “Pois o que é pouco pra um, pode ser muito para outro”, justificou.
“Não somos seus donos, não temos cadeira cativa pra nada, qualquer agência que tiver coisas boas para o Iran ‘Luva de Pedreiro’, será bem vinda! Seja bem vindo, da forma e do jeito que VOCÊ DECIDIR! #Gracasadeuspai”, afirmou Falcão.
Fonte: G1 Bahia
Presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira reivindicou, em entrevista ao blog do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a vaga de vice-governador na chapa de ACM Neto (UNIÃO).
"Não vamos abrir mão dessa indicação", declarou Marcos Pereira. Segundo a publicação, o partido quer indicar o deputado federal Marcelo Nilo para a vice de ACM Neto.
De acordo com reportagem do Metro 1, aliados de ACM Neto consideram Nilo favorito para ser o vice na composição oposicionista.
Fonte: Metro 1
O pré-candidato a governador do time de Lula na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), completou, no domingo (26), a marca de 13 cidades visitadas desde o início dos festejos do São João no estado. Ontem, o pré-postulante petista esteve em Rafael Jambeiro, no Piemonte do Paraguaçu, e em Tanquinho e Santo Estevão, no Portal do Sertão, cidades administradas por prefeitos e prefeitas do Partido dos Trabalhadores.
“Uma das coisas que mais me chamou atenção nesses últimos cinco dias foi o clima de paz visto nas ruas das cidades do interior da Bahia. Famílias nas portas de suas casas com suas fogueiras, crianças tocando fogos, num clima de total tranquilidade, não só nas pequenas cidades, mas nas de médio e grande portes, onde milhares de pessoas se reuniram nas ruas para acompanhar as apresentações artísticas”, destacou Jerônimo, ao comentar os dados da Coordenação de Documentação e Estatística Policial (CDEP). Até este domingo, os festejos juninos na Bahia não registraram nenhum Crime Violento Letal Intencional (CVLI). Os dados abrangem Salvador, sua Região Metropolitana (RMS), e as 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpin).
“Desde o planejamento até a execução das ações das forças de segurança do nosso estado, sob a coordenação do governador Rui Costa e dos Comandos das Polícias Militar e Civil, foram fundamentais para garantir um São João de paz em toda a Bahia. Vinte e oito mil profissionais da SSP colocados à disposição e, mais uma vez, eles mostraram o importante e reconhecido trabalho que realizam para garantir a segurança dos baianos e dos turistas”, parabenizou o escolhido para dar continuidade ao trabalho do governo Rui Costa, a partir de janeiro de 2023. Jerônimo reforçou ainda o sucesso no auxílio à segurança pública do Sistema de Reconhecimento Facial, ferramenta tecnológica implantada pelo Governo do Estado e responsável por identificar e reconduzir foragidos à Justiça. O pré-candidato garantiu a ampliação dos investimentos no sistema em seu governo.
Nessa segunda-feira (27), Jerônimo irá a Feira de Santana e, em seguida, encerra sua maratona junina em Ibicuí, cidade do Médio Sudoeste baiano que tem também um dos mais tradicionais festejos do São João na Bahia. Ao lado do prefeito Marcos Galvão (PSD) e de gestores municipais, deputados e lideranças políticas dos municípios que formam o Território de Identidade, o pré-candidato acompanha os shows no palco principal da noite.
Fonte: Política Livre
A Bahia registrou nove mortes de pessoas nas últimas 24 horas, vítimas da Covid-19, e 1.991 novos casos ativos, de acordo com o boletim publicado pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) nesta quarta-feira (22).
De acordo com o órgão, a taxa de novos casos corresponde a um crescimento de 0,13% em relação ao boletim anterior, divulgado na terça (21), e 1.051 pessoas foram consideradas recuperadas nas últimas 24 horas.
Desde o início da pandemia, a Bahia contabiliza 30.009 mortes causadas pela doença, com 1.562.997 de casos confirmados. Atualmente, 5.248 encontram-se ativos em todo o estado.
O boletim desta quarta-feira registra ainda que 1.903.816 casos foram descartados e 340.175 permanecem em investigação.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17h desta quarta.
Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
Vacinação
Até o momento temos 11.612.846 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.676.806 com a segunda dose ou dose única, 6.209.831 com a dose de reforço e 561.256 com o segundo reforço.
Do público de 5 a 11 anos, 965.202 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 543.249 já tomaram também a segunda dose.
Leitos
A Bahia tem 456 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Desse total, 113 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 25%.
Desses leitos, 190 são de UTI adulto e estão com taxa de ocupação de 29% (55 leitos ocupados).
Nas UTIs pediátricas, 18 das 23 vagas estão com pacientes (78% de ocupação). Os leitos clínicos para adultos estão com 13% de ocupação e os infantis, com 33%.
Em Salvador, dos 195 leitos ativos, 63 estão ocupados (32% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 39% e o pediátrico está em 90%.
Ainda na capital baiana, os leitos clínicos para adultos estão com 26% de ocupação e os pediátricos com 0%.
Fonte: G1 Bahia
As festas de São João devem impactar positivamente toda a cadeia econômica da Bahia durante todo o mês de junho, em especial, o setor de Comércio e Serviços, que tem a maior participação na economia baiana. A expectativa é que a movimentação econômica nas cidades de médio porte, que realizem as celebrações juninas, ultrapassem R$ 550 milhões em 2022, promovendo mais de 40 mil empregos temporários. O levantamento dos dados foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A chegada desses festejos traz também a alta procura por produtos típicos da culinária durante o período junino nas feiras e mercados municipais.
“O comércio baiano está esperançoso! As festas juninas trazem ótimas oportunidades para atraírem ainda mais consumidores e aumentarem a receita do território baiano. O mês de junho impulsiona a venda de diferenciados produtos para este mês, além de contribuir para o turismo nos municípios do Estado e gerar empregos nas regiões. É um momento de valorização cultural para a Bahia”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes.
De acordo com a SDE, os setores que mais se destacam com aumento no seu volume de vendas e de serviços prestados nesse período são as farmácias, padarias, lanchonetes, lojas de roupas e calçados; o de turismo, com a chegada de turistas de outros estados, por meio dos aeroportos e as hospedagens no segmento hoteleiro em todo interior; o setor de transportes com a grande procura por passagens áreas, vans e locação de veículos.
A festa impacta também na agricultura familiar com produção de licores com frutas regionais e diversos produtos do período. O segmento de alimentos e bebidas também é economicamente beneficiado com a época. Além disso, o setor cultural é destaque com o incremento da prestação de diversos serviços ligados aos festejos, como o segmento artístico, com músicos, bandas, técnicos de som e luz.
Fonte: As informações são de assessoria
O caso suspeito da doença causada pelo vírus Monkeypox (conhecida como varíola do macaco) que estava sendo investigado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia foi descartado laboratorialmente. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (16) pelo laboratório de referência nacional.
A suspeita foi em indivíduo residente na capital baiana que apresentou a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. O indivíduo encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, em Salvador.
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Fonte: As informações são de assessoria
Chamada pública vai selecionar 12 bandas filarmônicas para se apresentarem entre os dias 14 e 16 de julho no Centro Histórico de Salvador
Até 18 de junho estão abertas as inscrições para o Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia, que selecionará 12 bandas filarmônicas para se apresentar em Salvador entre os dias 14 e 16 de julho. O chamamento online é realizado pela Fundação Cultural do Estado, junto à Secretaria de Cultura e ao Centro de Cultura Populares e Identitárias do Estado. O cadastro pode ser realizado gratuitamente no site da Secult.
As filarmônicas deverão possuir, no mínimo, dois anos de atuação na área, e as selecionadas receberão prêmio no valor de R$ 20 mil. Nas apresentações, que irão ocorrer nos largos do Centro Histórico de Salvador, serão convidados seis artistas baianos para se juntarem às bandas no shows que serão abertos ao público.
A curadoria para seleção das Filarmônicas será formada pelo Prof. Dr. Adjunto (Trompa) da Universidade Federal da Bahia e professor de Trompa da Universidade Estadual de Minas Gerais, Celso Rodrigues Benedito; pela clarinetista e professora de Música, Indira Dourado Costa; e pelo produtor musical, agente cultural, ex-conselheiro estadual de Cultura e fundador da Frente Cultural de Senhor do Bonfim/BA, Salomão Pedro de Oliveira. Dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas para o email festival2dejulho@cultura.ba.gov.br.
Fonte: As informações são de assessoria
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...