Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025
Esporte

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória não teve dificuldades para golear o Jacobina por 4 a 0 na noite de quarta-feira (29), no Barradão, e se isolou na liderança do Campeonato Baiano. Com gols de Bruno Xavier, Fabri, Claudinho e Matheuzinho, o time rubro-negro dominou a partida, mesmo com um time alternativo, já que o técnico Thiago Carpini poupou diversos jogadores pensando no clássico contra o Bahia, neste sábado (1º).

Com o resultado, o Vitória chegou a 11 pontos e se manteve na ponta da tabela, enquanto o Jacobina permanece na penúltima posição, com apenas 2 pontos em cinco jogos.

A partida também marcou a inauguração da nova iluminação do Barradão, exigida pela Conmebol para a Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Vitória chegou a 11 pontos e se manteve na ponta da tabela, enquanto o Jacobina permanece na penúltima posição, com apenas 2 pontos em cinco jogos.

O próximo compromisso do Vitória é o Ba-Vi, marcado para sábado (1º), às 16h, na Arena Fonte Nova. O Jacobina, por sua vez, recebe o Juazeirense no domingo (2), também às 16h.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025
BAHIA

Foto: Reprodução

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), pediu ao chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), para se retirar da disputa pela 1ª vice-presidência na eleição da Mesa Diretora da Casa, que acontece na próxima segunda-feira (3). O parlamentar petista sugeriu ainda que o cargo, a exemplo da presidência, cuja candidatura à reeleição de Adolfo Menezes nunca esteve ameaçada politicamente, fique com um membro da bancada do PSD para pacificar a base governista.

A proposta foi feita por Rosemberg durante a reunião de Jerônimo com os líderes partidários da Assembleia, realizada na noite desta quarta-feira (29), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O governador teria aceito a sugestão, segundo apurou este Política Livre.

Dessa forma, ficou descartada a convocação de uma sessão extraordinária para votar a mudança no regimento interno da Assembleia visando estabelecer um prazo para que, em caso de vacância da presidência, o vice seja obrigado a convocar imediatamente uma nova eleição. O acordo também evita um bate-chapa entre Rosemberg e o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) pela 1ª vice, o que o governador trabalhou para evitar, pois racharia a base aliada.

Jerônimo deve conversar nesta quinta-feira (30) com o senador Otto Alencar, presidente do PSD baiano, para saber qual parlamentar do partido será indicado para a 1ª vice. A base do governo na Assembleia não estaria disposta a aceitar o nome de Angelo Filho, para não fortalecer as pretensões do pai dele, o senador Angelo Coronel, para 2026, e com o apoio dos deputados de oposição. Otto tem preferência pela deputada Ivana Bastos, que sempre se colocou disponível para disputar a presidência caso Adolfo Menezes desistisse.

Além disso, Adolfo também deve ter uma conversa com Angelo Coronel. A expectativa é que, após essas consultas, seja apresentada até a sexta-feira (31) uma chapa governista para a Mesa Diretora, respeitando os espaços da oposição.

Entenda o caso

A 1ª vice-presidência se tornou o cargo mais cobiçado na Assembleia diante da possibilidade real de a reeleição de Adolfo Menezes ser derrubada no Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte já deliberou contrariamente a uma segunda recondução para os mesmos cargos nas Mesas Diretoras dos Legislativos a partir do biênio 2021-2022, marco temporal que atinge Adolfo.

Dessa forma, Rosemberg se viabilizou como candidato a vice já pensando em assumir a presidência no futuro, embora negue isso publicamente. Desbancou outros colegas interessados na mesma coisa e obteve o apoio do próprio Adolfo. Entretanto, o cenário mudou quando o senador Angelo Coronel (PSD) ameaçou lançar o filho para bater-chapa com o petista, mesmo que isso significasse enfrentar o governo.

Coronel iniciou uma articulação agressiva na Assembleia para fazer do filho presidente em caso de queda de Adolfo Menezes. O movimento do senador, que já presidiu a Casa e tem influência sobre um grupo de cerca de dez deputados, também mirou 2026: ter o controle do Legislativo baiano seria um trunfo de peso para se manter na chapa dentro da base governista na luta para não ser substituído pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

De público, Coronel afirmou que, ao lançar o filho, apenas defendeu os interesses do PSD, que é o maior partido governista na Assembleia e, por isso, deve permanecer na presidência mesmo se Adolfo cair. Ele também disse que não seria bom para a base que o PT comandasse o Executivo e o Legislativo.

Assim, o senador passou a defender a mudança no regimento interno da Assembleia para que uma nova eleição fosse convocada 24 horas após uma decisão judicial contra o presidente. E, por meio do deputado federal Diego Coronel (PSD), conseguiu o apoio do senador Jaques Wagner (PT) e de Jerônimo para isso.

O governador passou a defender em entrevistas o “direito” de o PSD comandar a Assembleia, mesmo se houvesse uma nova eleição por decisão judicial, o que causou incômodo entre integrantes da base aliada, que considerou uma interferência no Legislativo, como revelou a coluna Radar do Poder desta quarta-feira.

Isso acabou atingindo em cheio as pretensões de Rosemberg, que até aceitava uma mudança no regimento, mas com um prazo de até 60 dias, o que, em tese, daria tempo para ele se viabilizar como sucessor de Adolfo com a “caneta na mão”, costurando acordos internos e externos.

O site já vinha divulgando a informação sobre uma possível retirada da candidatura de Rosemberg a vice. O petista vinha se queixando aos colegas da postura do governador, acusando Jerônimo de ter feito um acordo com Angelo Coronel e Otto Alencar sem consultá-lo. Vale lembrar que o petista era o maior defensor de que o PT ficasse com o segundo cargo na Mesa Diretora, em respeito à proporcionalidade das bancadas.

Participaram da reunião de hoje com Jerônimo, além de Adolfo e Rosemberg, os deputados Niltinho (PP), Fabrício Falcão (PCdoB), Rogério Andrade (MDB), Ivana Bastos (PSD), Luciano Araújo (Solidariedade) e Fátima Nunes (PT), todos líderes da partidos ou bancadas.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025
PRESIDENTE DUTRA

Na última segunda-feira (27), o prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, conhecido como Robertão, marcou presença na Jornada Pedagógica 2025.

O evento, realizado no Colégio Leila Janaína, contou também com a participação do vice-prefeito Oberdam Machado e do secretário de Educação, Ancelmo Machado.

Com o tema "Indicadores de Qualidade da Educação: Para Além dos Números", o encontro reuniu diretores, professores e coordenadores para debater estratégias educacionais que priorizam o impacto real nas escolas. Robertão destacou a importância do trabalho conjunto para fortalecer a educação municipal.

"Ano novo, novos desafios. Vamos valorizar nossos profissionais e garantir uma educação de qualidade para nossos alunos", afirmou o prefeito. Ele também ressaltou sua confiança em um 2025 de grandes avanços para a cidade.

A Jornada Pedagógica 2025 reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua da educação e o desenvolvimento dos estudantes.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025
Publicidade



Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025
BAHIA

Foto: Ascom/Uesb

Com 21.963 aprovações, a Bahia foi o terceiro estado com mais aprovados no país no resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Além do destaque nacional, o desempenho é o melhor da Região Nordeste, com estudantes da rede pública de ensino selecionados para cursos concorridos em universidades de todo o país.

O Enem se tornou a principal porta de entrada para o Ensino Superior no país. A utilização da nota do exame no Sisu vem fazendo com que os estudantes da rede estadual, cada vez mais, realizem os seus sonhos de se tornarem, por exemplo, médicos, engenheiros e advogados. Assim como nas edições anteriores, este ano diversos alunos foram aprovados no processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) e farão os seus cursos de forma gratuita em universidades públicas.

A estudante Clarissa Alves, 18, que concluiu o curso técnico em Manutenção com Suporte em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas, é a primeira da família a entrar em uma universidade federal. Ela foi aprovada em Direito, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Sempre fui apaixonada por este curso e desde cedo busco estudar sobre o que nos pertence como cidadão e como eu posso usar meu conhecimento sobre as coisas para ajudar as pessoas. O sonho de entrar na faculdade publica sempre foi algo que andou comigo desde o Ensino Fundamental e, agora, estou realizando”, comentou.

Em São Félix do Coribe, o estudante Ruann Felliphe Paes, 18, que concluiu os estudos no Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, localizado em Santa Maria da Vitória, foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e falou com satisfação da sua conquista. “Sabemos o quanto é difícil conseguir uma aprovação sendo uma pessoa de baixa renda, tendo que estudar e trabalhar para ajudar em casa. Eu decidi que queria ser médico no primeiro ano do Ensino Médio, quando comecei a estudar Biologia e ver como corpo humano funciona. Quero fazer a diferença na vida das pessoas e estou muito feliz e satisfeito”.

Quem também está comemorando o resultado é Carlos Alberto, 18, por sua aprovação em Engenharia Civil, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Passar nesse curso foi algo que eu sempre almejei. Embora soubesse das dificuldades e obstáculos, busquei me esforçar em estudar para concluir esse meu objetivo, recebendo sempre o apoio muito importante da família, dos amigos, do colégio e da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o projeto Tô com Você no Enem. Estou muito feliz por conseguir dar um dos primeiros passos para me tornar um bom profissional”, afirmou.

Além da seleção do Sisu, vários estudantes também conquistaram aprovações por meio dos vestibulares. Este é o caso da estudante Letícia de Almeida, 17, que concluiu o curso técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pio XII, em Jaguaquara, e foi aprovada em Medicina, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Na mesma instituição, Sandy Ribeiro, 19, que estudou no Colégio Estadual de Cravolândia, em Cravolândia, conquistou a aprovação no curso de Odontologia.

Tô com Você no Enem – As aprovações dos estudantes são resultado da ação “Tô com Você no Enem”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de dar suporte aos estudantes no processo de preparação; incentivar a solicitação da isenção na taxa de inscrição; promover aulões e simulados; e ofertar transporte para o acesso aos locais de provas.

Sobre o Sisu – O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). Os selecionados na chamada regular do Sisu podem realizar a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições de ensino para as quais foram admitidos no período de 27 a 31 de janeiro. 

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025
Notícias

Problema em estação de bombeamento deixa cidades sem água, mas sistema é normalizado — Foto: Embasa

O fornecimento de água foi interrompido na noite de terça-feira (28) em Irecê e municípios vizinhos devido a uma falha elétrica em uma estação de bombeamento, segundo a Embasa.

A equipe técnica da empresa realizou os reparos necessários, substituindo os equipamentos danificados, e o sistema já voltou a operar normalmente.

No entanto, a normalização do abastecimento ocorre gradualmente, pois é necessário reencher e pressurizar as tubulações para atender todas as residências.

Entre as cidades afetadas estão Itaguaçu da Bahia, Central, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel, Jussara e outras da região.

A Embasa recomenda o uso consciente da água enquanto o fornecimento é completamente restabelecido.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025
Esporte

Foto: Victor Ferreira/EC vitória

Nesta quarta-feira (29), no Barradão, as 21h30, o Vitória receberá o Jacobina, válido pela quinta rodada do campeonato baiano.

Os dois clubes estão vivendo situações diferentes no campeonato. O Vitória buscará manter a invencibilidade na temporada e o Jacobina, o primeiro triunfo no Baianão.

Vale destacar que o camisa 9, Janderson, será desfalque por lesão no tornozelo, além da volta aos relacionados de Matheusinho e Baralhas.

Transmissão: TVE Bahia, na TV e no YouTube.

Provável escalação do Vitória: Lucas Arcanjo; Claudinho, Kauan e Zé Marcos e Hugo; Baralhas, Léo Naldi e Pablo; Osvaldo, Bruno Xavier e Fabri.

Provável escalação do Jacobina: Nilton; Caio Pinho, Hugo, Victor Ramon e Zeca; Anderson Bandeira, Guilherme Ivo e Dioguinho; Bruno Henrique, Bruno Nunes e Vitor Santos.

Arbitragem: Bruno Nogueira Prado, como principal e assistentes, Elicarlos Franco de Oliveira e Mauricio Araújo da Mota.

Além dessa partida ser uma preparação para o BA-VI, para o rubro-negro, também marcará a estreia da nova iluminação de LED do Estádio Manoel Barradas, após pedido da CONMEBOL para a Copa Sul-Americana.

Fonte: Varela Net



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025
Publicidade

Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:

✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.

✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.

 Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!

 Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .

 Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025
BAHIA

Pano de fundo do embate é a construção da chamada 'super chapa dos vencedores', que reuniria os três últimos governadores petistas —  Foto: Reprodução

A disputa entre PT e PSD, mirando as eleições de 2026, tem intensificado os atritos na base do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Enquanto os petistas almejam ocupar as duas vagas ao Senado, o que excluiria o apoio à reeleição de Angelo Coronel (PSD), o espaço do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) passou a ser disputado por membros do partido comandado nacionalmente por Gilberto Kassab.

O pano de fundo da disputa é a construção da chamada “super chapa dos vencedores”, que reuniria os três últimos governadores petistas. Além de Jerônimo, que tentará a reeleição, o PT quer manter Jaques Wagner no Senado e emplacar Rui Costa, atual ministro da Casa Civil, na outra vaga. Este arranjo exclui Coronel, que já ameaçou deixar a base do governo.

Já os argumentos para retirar Geraldo da chapa de 2026 se baseiam em seu desempenho na eleição municipal do ano passado, quando teve o apoio das dez siglas da base na corrida pela prefeitura de Salvador. A avaliação é que ele saiu fragilizado da disputa. O prefeito Bruno Reis (União), apoiado por ACM Neto, se reelegeu com mais de 78% dos votos. O emedebista, por sua vez, teve pouco mais de 10%, ficando numericamente atrás do candidato do PSOL, Kleber Rosa.

Diante das tentativas de tirá-lo, Geraldo Júnior evita confirmar sua presença na chapa de reeleição, mas reforça que, por ocupar o cargo, tem preferência.

— Quem decide isso é o conselho político, e essa decisão será tomada no tempo certo. As pessoas ficam ansiosas, mas o importante agora é governar ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e seguir entregando resultados para o povo baiano — afirmou à imprensa.

Presidente de honra do MDB, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima afirma ter “tranquilidade” de que o MDB será contemplado na nominata e nega que Geraldo tenha saído enfraquecido das eleições municipais. Para ele, a derrota foi de toda a base governista, não apenas do MDB. Ele destina suas críticas ao PT:

— Rui Costa e sei lá mais quem resolveram sair para o Senado, e agora essa chapa puro-sangue do PT pode nos complicar como um todo. Essa antecipação das eleições de 2026 já está gerando ruído. Daqui a pouco, vai surgir mais problema.

Os ruídos citados por Lúcio Vieira Lima envolvem o senador Angelo Coronel. O acordo para a vice passaria pelo presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, mas não incluiria Coronel.

Este último tem articulado uma estratégia na Assembleia Legislativa, onde também disputa espaço com o PT. O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), deve ser reeleito para o terceiro mandato consecutivo na próxima segunda-feira. Apesar de contar com o apoio de de 60 dos 63 deputados estaduais, Menezes enfrenta um questionamento judicial devido a uma jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede reeleições na mesma legislatura.

Diante da possibilidade de uma intervenção, a disputa pela sucessão já movimenta os bastidores. Coronel busca emplacar seu filho, Angelo Coronel Filho, na primeira vice-presidência, o que o colocaria na linha de sucessão. No entanto, o petista Rosemberg Pinto também disputa o cargo. Sem consenso, Coronel articula uma mudança no regimento interno da Assembleia para que, em caso de afastamento de Menezes, novas eleições sejam convocadas imediatamente. A proposta, que visa impedir que o PT assuma o comando da Casa, deve ser votada amanhã, mesmo durante o recesso parlamentar.

Sob críticas de aliados

Após 18 anos no comando do estado, o PT é criticado pelas demais nove siglas da base, como PCdoB, PV, Avante, MDB e PSB, por querer ocupar todos os postos majoritários. O presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, contudo, minimiza as rusgas:

— É muito precoce discutir a sucessão de 2026.

Wagner afirma que não abrirá mão da reeleição. Já Jerônimo Rodrigues tenta acalmar os ânimos.

— Eu estou em 2025 ainda. Os movimentos de agora acabam desenhando, mas o momento agora é de estabilidade — disse na segunda-feira.

Fonte: O Globo



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025
Notícias

Na tarde do último sábado (25), uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar resultou na apreensão de um veículo com sinais de adulteração em Seabra (BA), na região da Chapada Diamantina.

Durante a abordagem, foi constatado que o veículo apresentava vestígios de modificações nos elementos identificadores. Após análise detalhada, identificou-se os dados originais do veículo, o qual possuía registro de furto/roubo em São Paulo (SP).

O condutor, menor de idade, acompanhado de sua representante legal, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local para as providências cabíveis.

Fonte: As informações são da PRF.



Compartilhar no Whatsapp