Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
Região

Cristiano da Silva Costa, Mateus da Silva Costa e Romário Santos Leite foram presos no último sábado (7), após as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Semiárido e Chapada, o Grupamento Aéreo da PM (Graer) e o 7° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Irecê) deflagrarem a operação Vetor Aéreo no município de Mulungu do Morro, na Região de Irecê, com intuito de manter a tranquilidade nas comunidades. 

Na ação também foi localizado Erivelton Rodrigues de Souza que efetuou disparos de arma de fogo contra as unidades, no confronto ele foi encaminhado para unidade médica, mas não resistiu aos ferimentos. Erivelton era líder do tráfico de drogas na cidade, além de ser investigado por homicídios.

Com eles foram encontrados um revólver calibre 38, 294 comprimidos de ecstasy, 26 porções de cocaína, 25 porções de maconha, 88 munições para calibre 9mm, duas para calibre 380, um carregador de pistola calibre 40, três balanças e uma touca estilo balaclava.

"Montamos um esquema policial formado com 11 guarnições para assegurar a paz no município e cidades vizinhas. Os irmãos presos e o comparsa eram responsáveis por guardar armas e drogas em um galpão", contou o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez Filho.

Segundo o comandante da 7° BPM, tenente-coronel Carlos Augusto Ferreira, a operação segue neste domingo (8). "Estamos com aeronave do Graer sobrevoando a região e os reforços das especializadas que estão em busca de mais criminosos envolvidos em 'fake news' espelhadas pela região nesses últimos dias", informou o comandante.

Fonte: SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 08 de Dezembro de 2019
Região

O corpo do criminoso José Francisco Lumes, o ‘Zé de Lessa’ , apontado como líder da facção Bonde do Maluco (BDM) e bandido mais procurado do estado até então, chegou na madrugada deste sábado (7) à cidade de Mulungu do Morro, na Região de Irecê para ser enterrado na manhã deste domingo (08). A região teve festas canceladas e a segurança foi reforçada após ameaças de ataques de traficantes.

‘Zé de Lessa’ foi morto na última quarta-feira (4), em uma área rural do estado do Mato Grosso do Sul, onde vivia em condição de foragido, após ter seu esconderijo descoberto pela polícia. O corpo foi trazido de avião até Salvador, segundo o coordenador regional de Polícia Civil de Seabra, Marcus Araújo, e depois seguiu, por estrada, até Mulungu.

Fazenda em Mato Grosso do Sul onde polícia flagrou assaltantes e matou ‘Zé de Lessa’ - Foto: Polícia Militar/Divulgação

‘Zé de Lessa’ nasceu num povoado conhecido como Recife, em Carfanaum, também na região da Irecê. Desde a morte do criminoso, mais de 10 eventos foram cancelados ou adiados, depois que áudios supostamente gravados por comparsas serem transmitidos.

Nas gravações, eles ameaçam qualquer evento que desrespeite o enterro do ‘Veinho’, como era chamado. De acordo com Marcus, no entanto, nenhum barzinho ou comércio de Seabra deixou de funcionar depois das ameaças. “Anteontem [sexta], a cidade estava normal. As festas foram canceladas por medo, mas temos um esquema especial na região”, explicou por telefone.

No entanto não haverá tratamento especial na segurança do enterro, exceto o que já está em curso desde os primeiros áudios vazados. Coordenador da Polícia Civil de Irecê, responsável pela área onde acontecerá o enterro, Almir Fernandes afirmou que há companhias de polícia especializadas na região. “O que acontece é que já tem um esquema de reforço. Já tem um esquema normal envolvendo a PM, e toda a região no entorno. Mas esquema para enterro não terá”, frisou.

Fonte: Correio 24h



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019
Região

A cidade de Cafarnaum - Foto: Divulgação/Google

Um homem identificado por Gilmar Bento foi preso em flagrante por uma equipe da Polícia Civil do município de Cafarnaum, região de Irecê.

A prisão, que teve o apoio de guardas municipais ocorreu na última sexta-feira (29) após denúncias de que o suspeito estava realizando desmanche de veículos furtadas. As informações são da Polícia Civil.

Em nota, a Polícia Civil informou que prisão e a recuperação dos veículos ocorreu após investigações da localização do desmanche das motocicletas. “Cabe salientar que o crime foi praticado com ajuda de outro comparsa que já foi identificado, mas que fugiu do local”, destaca trecho da nota enviada à imprensa.

O homem foi conduzido à delegacia da cidade. A polícia apreendeu duas motocicletas da marca Honda, pretas, sendo uma CG 150 e uma Fan 125.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019
Região

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, apreendeu na última terça-feira um veículo Gol, cor preta, placa DPJ-1146 e uma moto Honda Titan 150 com placa KKA-0347, que não condiz com o veículo registrado no sistema.

A apreensão dos veículos ocorreu após denúncia no distrito de Salobro, no município de Canarana, região de Irecê.  As informações são da CIPE-Semiárido.

Segundo a corporação, três pessoas foram apresentadas à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019
Região

Xique-Xique - Na manhã dessa quarta-feira (27), por volta das 10h30, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, após denúncia anônima, aprendeu em uma residência duas embalagens com maconha pesando aproximadamente 8 gramas, uma balança digital, duas balanças domésticas, um aparelho celular, cor preta, duas máquinas, uma furadeira, vários canos pvc para sistema de irrigação, um aparelho notebook e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 217. As informações são da CIPE-Semiárido.

Segundo a CIPE, o proprietário da casa, que tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas em Luís Eduardo, Barra e Xique-Xique, foi encaminhado juntamente com todo o material para a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019
Região

Lapão - Rafaela Gomes de Souza, de 27 anos, que estava desaparecida há uma semana foi assassinada, de acordo com depoimento do suspeito de ter encomendado o crime.

Conforme as primeiras informações, Rafaela mantinha um caso extraconjugal com um homem casado, que também mora em Lapão, região de Irecê. À autoridade policial, o suspeito disse que estava sendo chantageado por Rafaela.

O corpo da mulher ainda não foi encontrado. O suspeito do crime é um fisioterapeuta identificado por Alfredo Victor Oliveira. A confissão do suspeito e o crime deixaram a população da cidade estarrecida.

Matéria relacionada:

Mulher desaparece em Lapão e preocupa familiares

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019
Região

Agricultores de 12 municípios da Região de Irecê vão receber o Garantia-Safra 2018/2019 referente ao mês de novembro.

O benefício é para pequenos lavradores que sofrem com perdas de safra devido à seca. Tem direito ao benefício pessoas com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção nos municípios onde moram igual ou superior a 50%.

Os municípios da Região de Irecê são: Barra do Mendes, Barro Alto, Central, Ibititá, Irecê, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, além de Itaguaçu da Bahia, Xique-Xique e Barra, no Vale do São Francisco.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Região

Incêndios florestais que atingem o município de Mulungu do Morro foram controlados nessa terça-feira (19), conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

Segundo a Prefeitura local, estão sendo usados no combate ao fogo na mata próximo a Localidade de Lagoa Damasceno, zona rural da cidade, dois aviões, três caminhões-pipa, sendo dois com água e um com combustível para abastecer as aeronaves, 5 brigadistas de combate ao incêndio e alguns bombeiros.

“Nesse período de seca, nos preocupamos muito com o nosso Meio Ambiente e é um dever de todos, cuidar e proteger nossa mata” – diz trecho da nota divulgada no Facebook.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Região

Em uma ação conjunta entre a Polícia Civil, Polícia Técnica e integrantes da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, percorreram cinco propriedades rurais no município de Cafarnaum, afim de combater o furto de energia na região de Irecê.

A ação batizada de ‘Operação Energia Legal’ ocorreu nesse domingo (17) e contou com quatro equipes de policiais civis, uma de peritos e três equipes da distribuidora de energia, Coelba.

 Na operação, foram inspecionados diversos produtores irrigantes da região, sendo que um foi autuado em flagrante por instalação irregular de energia elétrica, conhecida pelo famoso ‘gato’, caracterizando furto de energia.

Além disso, as equipes apreenderam armas de fogo, munições e vários defensivos agrícolas de origem duvidosa.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).​

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 17 de Novembro de 2019
Região

Duas crianças identificadas por Gilvanildo do Nascimento Souza, 05 anos e Arianna do Nascimento Souza, 07 anos, foram encontradas mortas em um reservatório de água localizado em uma fazenda, no município de América Dourada, região de Irecê.

Os corpos foram encontrados por um funcionário do local, que acionou a Polícia Militar na tarde de sexta-feira (15).

De acordo com a PM, os trabalhadores da fazenda foram realizar a limpeza do espaço, e durante os serviços, visualizaram os corpos dos irmãos, localizados ao fundo do reservatório.

No local, a senhora Gilvaneide Pereira do Nascimento, 40 anos, acompanhada de alguns parentes, identificou os corpos dos filhos.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) retirou os corpos das crianças e removeu para o Instituto Médico Legal de Irecê. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Na Rede Social Facebook, a Prefeitura de América Dourada publicou nota de pesar sobre o acontecido.

 NOTA DE PESAR

A Prefeitura de América Dourada vem a público, em nome da Prefeita Rosa Maria Dourado Lopes e Equipe de Governo, manifestar à família enlutada, o mais profundo sentimento de pesar pelo trágico acidente que levou a óbito, por afogamento, os irmãos Gilvanildo do Nascimento Souza, 05 anos e Arianna do Nascimento Souza, 07 anos.

Nessa hora de dor os nossos corações se unem aos familiares. Que Deus os reconforte.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp