Terça-feira, 17 de Maio de 2022
BAHIA

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) abriu processo disciplinar contra o ex-secretário especial de fomento à cultura, André Porciúncula (PL), que também é capitão da polícia militar da Bahia. No diário oficial da PM baiana, Rui designou o major André Vinício Sales dos Santos para fazer a investigação.

O governador alega que, em entrevista ao PodZé, o policial violou uma série de procedimentos administrativos que policiais militares precisam seguir. Também há menção ao episódio em que Porciúncula desafio Rui Costa a prendê-lo, no dia 13 de maio, última sexta-feira.

Porciúncula comentou o processo administrativo em seu Twitter. Primeiro ele disse que "No mesmo dia que o STF forma maioria para derrubar a lei que proibia prisões disciplinares para policiais, Rui Costa abre um processo disciplinar (mesmo estando afastado do serviço ativo) para tentar me prender por causa de minhas críticas a ele. Coincidência?".

Logo depois, o pré-candidato a deputado federal publicou que "É realmente uma clara e odiosa perseguição política. Ainda mais que o que fundamenta o processo é uma entrevista em um jornal, na qualidade de pré-candidato a Deputado Federal pela Bahia, estado do governador Rui Costa".

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 10 de Maio de 2022
BAHIA

A Procuradoria Regional Eleitoral no Estado da Bahia (PRE-BA) ingressou com representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) no qual pede concessão de tutela provisória liminar a fim de impedir a realização de debate entre candidatos ao governo da Bahia antes de 16 de agosto. A ação, com propósito de obtenção de tutela inibitória, visa impedir a realização de debate pela TV Band Bahia marcado para 7 de agosto – no dia 14, a emissora realizará o primeiro debate entre presidenciáveis. A Procuradoria considera que a realização dos debates nessas datas configura crime eleitoral.

A ação pede que, caso seja realizado o debate, seja aplicada multa de R$ 100 mil à emissora de televisão. “Nada obstante, vem sendo amplamente veiculado nos diversos meios de comunicação o calendário de debates eleitorais entre candidatos […], com eventos agendados para datas anteriores a esse marco temporal”, diz a peça assinada pelo procurador-regional eleitoral, Fernando Túlio da Silva e pelo procurador-regional eleitoral auxiliar, Cláudio Alberto Gusmão Cunha, que deve ser julgada pela desembargadora eleitoral Zandra Anunciação Alvarez Parada.

Os procuradores sustentam ainda que “conquanto a norma não fixe uma data precisa para a realização de debates entre candidatos, a lógica do sistema conduz à inexorável interpretação de que tais eventos, notadamente porque inseridos no espectro de propaganda eleitoral, devem se submeter ao regime próprio dessas atos de campanha”. Os procuradores ainda ressaltam o alcance desses debates, que, conforme o Ibope, tiveram 21.3 pontos de audiência e alcançaram 7,5 milhões de espectadores em 2018.

Fernando Túlio e Cláudio Cunha apontam ainda que “rigorosamente, antes do dia 16 de agosto, qualquer iniciativa que contemple pedido de votos atrai a configuração de ilícito eleitoral e aplicação da respectiva pena de multa por propaganda antecipada, nos termos do artigo 36-A da Lei n. 9.504 – o que é praticamente inevitável em um típico debate eleitoral, que resta, advirta-se, absolutamente esvaziado com tais limitações”.

Os procuradores ainda pontuam que a realização dos debates deve ocorrer após o período final para homologação das candidaturas – 15 de agosto – de maneira que seja garantido que somente candidatos participem dos debates eleitorais. “Ou seja, a data acima especificada, 07 de maio de 2022, para a qual resta agendada a realização dos debates entre candidatos a governador, são anteriores mesmo ao termo final para a formalização do pedido de registro dos eventuais candidatos”, sustentam na representação apresentada ao TRE.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Maio de 2022
BAHIA

Presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior praticamente "jogou a toalha", nesta sexta-feira (6), e admitiu que seu partido não deve integrar a chapa de ACM Neto (UNIÃO) para disputar o governo da Bahia nas eleições deste ano.

"Meu nome está fora da disputa (pela vaga de vice-governador), por decisão própria, e Léo Prates nunca entrou na disputa. Então, provavelmente o PDT  não irá compor a chapa (de ACM Neto)", admitiu Félix.

Com a saída do PDT da briga pela vaga de vice-governador, o Republicanos - partido ligado à Igreja  Universal do Reino de Deus - é favorito para ocupar o espaço. O partido tem duas indicações: os deputados federais Marcelo Nilo e Márcio Marinho.

Além disso, o ex-prefeito feirense José Ronaldo sonha em ser o vice de ACM Neto, mas as chances são consideradas remotas já que não haveria espaço para dois integrantes do União Brasil na mesma majoritária.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Maio de 2022
BAHIA

O ex-ministro João Roma (PL) fez, em entrevista à rádio A Tarde FM na manhã dessa segunda-feira (2), duras acusações contra o ex-prefeito e ex-aliado ACM Neto (União Brasil).

Segundo ele, o ex-aliado utiliza a máquina da Prefeitura de Salvador para interesses políticos próprios, “sufocando a gestão do atual prefeito Bruno Reis”.

“O ex-prefeito ACM Neto que se utiliza da estrutura da Prefeitura de Salvador porque ele deixou de ser prefeito mas a Prefeitura não saiu dele”, disse o pré-candidato ao governo do Estado pelo PL.

“Ele [Neto] tem inclusive sufocado a gestão do atual prefeito Bruno Reis, utilizando claramente a estrutura da Prefeitura municipal para suas articulações políticas, para os interesses pessoais”, continuou.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Maio de 2022
BAHIA

Após conversas com seu grupo político, o vice-governador, João Leão (PP), desistiu de sua pré-candidatura ao Senado na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) e cedeu a vaga para seu filho, o deputado federal Cacá Leão (PP). A reportagem apurou na noite dessa segunda-feira (2) que a saúde de Leão é o principal motivo da desistência.

Apesar do sonho de ser senador, como disse um aliado de Leão, o vice-governador poderá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados aproveitando a base eleitoral que o consolidou como parlamentar por cinco vezes e elegeu Cacá Leão por mais duas vezes.

Fonte: Do site Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 28 de Abril de 2022
BAHIA

É zero a chance de o senador Angelo Coronel (PSD) assumir a coordenação da campanha do petista Jerônimo Rodrigues ao governo, substituindo o colega Jaques Wagner.

Ele alega que o fato de ter dois filhos candidatos, o deputado estadual Diego, que concorrerá à Câmara dos Deputados, e Angelo, à Assembleia, o impede de assumir qualquer compromisso neste sentido.

Para Coronel, o ideal é que seja um quadro neutro, sem interesses pessoais no pleito, que possa se dedicar de corpo e alma ao projeto de eleição da chapa.

Ele lembra que há três ano quem coordenou a campanha vitoriosa na qual se elegeu senador foi exatamente Jerônimo, que não era candidato nem tinha parente em primeiro grau disputando.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Abril de 2022
BAHIA

Filho do deputado federal Afonso Florence (PT), Ciro Tavares Florence assumiu um cargo no Governo Rui Costa. Conforme publicação no Diário Oficial da Bahia desta quarta-feira (27), Ciro Florence foi nomeado para o cargo de coordenador da Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente.

A pasta é comandanda por Márcia Cristina Telles de Araújo Lima, indicada pelo próprio governador. Ex-Inema, ela atuou durante seis meses como secretária interina, antes de ser efetivada.

Já Florence é um dos mais antigos deputados federais do PT no Congresso Nacional. Está na Câmara Federal desde 2010.

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Abril de 2022
BAHIA

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) afirmou na noite de sexta-feira (22), durante evento em Poções, que seus padrinhos são os mais de 10 milhões de (eleitores) baianos que querem mudar o governo. Neto também disse que tem pré-candidato ao governo que fala mais do padrinho político do que de si ou de suas propostas.

“Tem pré-candidato ao governo da Bahia que fala mais de padrinho político do que de si ou de propostas. Pois eu digo o seguinte: os meus padrinhos são os mais de 10 milhões de baianos que querem mudar o governo porque acreditam que a Bahia não pode mais ser o estado campeão da violência e último lugar em educação. São esses mais de 10 milhões de padrinhos que vão me levar à vitória em outubro”, ressaltou.

O evento político em Poções contou com a presença do vice-governador João Leão (PP), pré-candidato ao Senado, além de deputados e lideranças locais e estaduais. A primeira agenda do dia foi em Boa Nova, onde o prefeito Adonias Rocha (PSD) oficializou apoio a Neto na corrida pelo governo.

Após o ato em Poções, Neto seguiu para Planalto, onde, em outra reunião política, voltou a destacar que estará pronto para debater a Bahia. “Eu não vou ficar nessa conversinha de ‘ah, porque eu tenho apoio de fulano, porque eu tenho apoio de beltrano’. Sabe por quê? Quando der 1º de janeiro do ano que vem não vai ser ninguém de fora que vai ter que governar a Bahia. Quem vai ter que governar a Bahia é aquele que os baianos escolherem nas urnas em outubro desse ano”, ressaltou.

“Por isso, amigas e amigos, a minha aliança, a minha fortaleza está no povo da Bahia. Eu não vou ficar me preocupando com o apoio de A, B ou C, eu me preocuparei em ter hoje sempre o apoio de quem interessa, o apoio de vocês, o apoio de Planalto, o apoio do nosso Estado. É isso que importa, e me sinto preparado para governar a Bahia com qualquer presidente que o Brasil venha a escolher em outubro”, acrescentou.

Problemas

Neto voltou a destacar os problemas da Bahia, especialmente na segurança, educação e na fila da regulação. “Vamos tirar a Bahia dessa posição lamentável de campeã nacional da violência, vamos dar à Bahia o título de campeã no avanço da qualidade da educação. Porque hoje a educação da Bahia é a última colocada na avaliação nacional”, salientou.

“Da mesma forma que não dá pra projetar o futuro de uma família que depende do serviço público de saúde se por acaso alguém tiver uma doença e tiver que esperar meses ou mais de ano na fila da regulação, porque essa é a realidade vivida no interior da Bahia. Não temos hospitais regionais em quantidade suficiente pra atender os pacientes. Aqui se alguém precisa de uma cirurgia tem que rezar pra conseguir uma vaga em Vitória da Conquista ou então pra ir pra Salvador. Essa é a realidade que acontece em todas as cidades de médio e pequeno porte no nosso estado”, complementou.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Abril de 2022
BAHIA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, nesta terça-feira (26), que está "ansioso" para que a operação da Polícia Federal, que apura os supostos desvios na compra de respiradores, seja "finalizada". O chefe do Palácio de Ondina declarou ainda que quer todos os "culpados" no "xilindró".

Em entrevista coletiva, Rui ainda criticou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) por soltar investigados. 

"Não tem nenhum ser humano mais ansioso para que essa operação seja finalizada. Já se vão quase dois anos disso. Eu continuo indignado de saber que essas pessoas estavam presas, tinham assinado documento dizendo que iam devolver o dinheiro, e o Ministério Público da Bahia pediu para soltar essas pessoas e o juiz concordou", disse o governador.

"A gente quer conclusão disso, e que o culpado vá para o xilindró e responda pelo mal feito e que povo possa ter o dinheiro de volta", acrescentou.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 25 de Abril de 2022
BAHIA

O mais novo levantamento eleitoral do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (25), o qual a reportagem teve acesso, mostra que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) mantém a possibilida de vitória no primeiro turno, no entanto, o postulando do PT ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues, e o pré-candidato de Bolsonaro, o ex-ministro João Roma, apresentam um crescimento.

Na pesquisa, Neto lidera com 55,4% das intenções de votos, Jerônimo aparece com 16,1%, enquanto João Roma (PL) tem 10,1%. Kleber Rosa (PSOL) apresenta 1,2% e Giovani Damico 0,2%.

Na última pesquisa, divulgada pelo Genial/Quaest, Neto tinha 66% das intenções de voto no primeiro turno. Roma tinha 5% e Jerônimo Rodrigues 4%.

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1820 eleitores. Tal amostra representativa do Estado da Bahia atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,3% para os resultados gerais. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22.

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp