Foto: Montagem/CN
A chuva da tarde desta terça-feira (22) que veio para amenizar o calor dos últimos dias, também deixou prejuízos em Barro Alto, na região de Irecê. Segundo informações enviadas à redação do CN, uma chuva forte caiu na cidade e ventos fortes destruíram telhados de casas e derrubaram muros e árvores.
Apesar dos estragos, ninguém se feriu. Há registro de chuva na maioria das cidades que compõem a região. E ainda durante esta noite, a chuva continua em algumas localidades.
Previsão
De acordo com o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, para esta quarta-feira (23), o dia vai permanecer nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura pode variar dos 21 a 37° C.
Fonte: Central Notícia
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, ainda foi acionado para o local – Foto: Reprodução
Um pintor de 25 anos morreu após encostar em uma rede de alta tensão, na manhã desta quinta-feira (17), na comunidade Gameleira, zona rural dom município de Barra Alto, que fica na região de Irecê.
O acidente aconteceu quando o homem pintava a fachada de um prédio. Após o choque, o pintou foi arremessado de cima do andaime onde trabalhava e caiu ao solo. Sávio Rodrigues Brazil, morreu no local. Não há informação se ele usava equipamentos de segurança.
Inicialmente, populares acreditavam que morte teria sido em decorrência da descarga elétrica, mas o laudo pericial apontou traumatismo craniano, ou seja, por causa da queda e lesão na cabeça.
Dentro das residências, a corrente elétrica é de até 220 volts, o que já representa perigo em caso de choque. Nos fios de alta tensão, a descarga é de 13,8 mil volts.
Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e removeram o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML).
Não há informações sobre local do velório e data do sepultamento.
Fonte: Central Notícia
Arma foi localizada dentro de um clube em Itaguaçu da Bahia — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Uma espingarda calibre 12 foi apreendida por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, em Itaguaçu da Bahia, região de Irecê.
A apreensão ocorreu no interior de um clube na noite da última sexta-feira (11), por volta das 23h30.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe fazia ronda pelas ruas da cidade quando recebeu uma denúncia anônima informado sobre a existência da arma e que o proprietário do clube a utilizava para ameaçar clientes. As informações são da Cipe Semiárido.
Os policiais foram até o clube e fizeram buscas pelo imóvel. Eles encontraram a espingarda carregada com quatro cartuchos intactos. Munições de armas de outros calibres também foram localizadas.
O homem e todo o material foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Itaguaçu.
Fonte: Central Notícia
Rio Verde em Itaguaçu da Bahia
O estudo de viabilidade técnica e ambiental do sistema adutor de reforço para a bacia do rio Verde, na região de Irecê, está em fase de conclusão pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O empreendimento tem como objetivo incrementar a segurança hídrica da bacia, durante a estiagem, a partir do rio São Francisco e outras fontes até a barragem de Mirorós. Cerca de 93,3 mil pessoas dos municípios de Itaguaçu da Bahia, Ibipeba, Xique-Xique e Gentio do Ouro serão beneficiadas com a obra que vai disponibilizar água para abastecimento humano e animal, bem como para o Projeto Público de Irrigação de Mirorós (PIM), operado pela Codevasf, além de outros empreendimentos agrícolas em áreas com potencial para a agricultura irrigada. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 800 milhões no sistema adutor.
“O semiárido sempre foi afetado por grandes secas, sendo as estiagens consideradas como efeitos normais. No entanto, nos últimos anos as estiagens vêm afetando e castigando de forma prolongada a região. Devido a isso, muitos municípios baianos que estão em situação de emergência devido à seca, inclusive os pertencentes ao Território de Identidade de Irecê, serão diretamente beneficiados com a implantação do sistema adutor de reforço hídrico do rio Verde”, explica o engenheiro Nelson Luiz Pugliesi, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e fiscal do contrato de elaboração dos estudos.
A obra deve se concentrar em boa parte nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Ibipeba. Será implantado um canal a partir da tomada d’água CS-2 do canal principal do Projeto Baixio de Irecê e se estenderá até a sede do município de Itaguaçu da Bahia, além de uma adutora entre o final desse canal e o PIM, onde atualmente estão sendo irrigados pouco menos de mil hectares. Com o reforço hídrico, o projeto poderá recuperar sua capacidade produtiva que já foi de 1,8 mil hectares ou atingir sua capacidade máxima de 2,6 mil hectares.
Pugliesi ressalta que a situação de agricultores e criadores é cada vez mais difícil, pois muitos dependem da água da barragem de Mirorós para garantir renda para a família. “O período anterior de chuvas, que começou em novembro e foi até o fim de março, não trouxe o alívio esperado pelos produtores. Dos 158 milhões de metros cúbicos de água que já encheram o lago da barragem, restaram apenas 7,44 milhões”, explica.
Novas áreas com potencial para irrigação
Além do PIM, os estudos apontam que no percurso do sistema adutor de reforço para a bacia do rio Verde existem áreas com bom potencial para a agricultura irrigada que podem vir a ser beneficiadas pelo empreendimento. A primeira área fica ao redor de Itaguaçu da Bahia onde foram encontradas terras com alto e médio potencial para irrigação. Os solos variam de pouco profundos a muito profundos, com textura entre 20% e 35% de argila, bem drenados, fertilidade natural de média a alta e posicionados em relevo predominantemente plano, com alguns trechos de suave ondulação. Estes solos ocupam uma área de 4,2 mil hectares.
Outra área identificada fica na margem esquerda do rio Verde a partir da BA-052 e ao norte de Itaguaçu da Bahia. No local, além das observações a campo, contou-se com o material de referência do Projeto do Baixio de Irecê, encontrado na biblioteca do Escritório Regional da Codevasf em Irecê. Estima-se que existe cerca de 18,1 mil hectares que possuem de médio a alto potencial para irrigação.
Tomando como referência os dados de produção do Distrito de Irrigação de Mirorós estima-se que a implantação da obra pode gerar aproximadamente 24 mil novos empregos diretos e mais 36 mil indiretos, resultado da provável ampliação da área cultivada no PIM e a operação de novos perímetros de irrigação em áreas no entorno de Itaguaçu da Bahia.
Outros benefícios futuros
Com a implantação da obra do sistema adutor de reforço para a bacia do rio Verde até Mirorós, os estudos da Codevasf apontam para outros benefícios que podem ser negociados no futuro. Um deles é o reforço hídrico ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê (Adutora do Feijão), operado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que abastece 17 municípios da região de Irecê, a partir de Estação de Tratamento de Água (ETA) situada em Itaguaçu da Bahia.
A expectativa é que a obra também possa promover abastecimento humano, dessedentação de animais e implantação de pequenos pulmões verdes em barreiros próximos à adutora e o fornecimento de água para a localidade de Capim Grosso e da sede municipal de Gentio do Ouro.
Fonte: Ascom - Codevasf
Vereadores da situação
Em função do imbróglio judicial que impede o funcionamento da Câmara Municipal de Ibititá, na região de Irecê, desde o início do ano, o vereador Celson Marques de Almeida protocolou Reclamação Disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a magistrada Andréia Neves Cerqueira, da 1ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo - Comarca de Irecê. No documento, Celson Marques sustenta que a juíza reclamada tem atuado com “parcialidade em casos da mesma natureza” em total desrespeito ao “Código de Processo Civil, Constituição Federal, Constituição do Estado da Bahia e Lei Orgânica da Câmara Municipal de Vereadores de Ibititá”.
A Reclamação Disciplinar leva em conta decisões da magistrada Andréia Neves Cerqueira que anularam por três vezes consecutivas eleições vencidas pela vereadora Maria Gilaide com 07 votos, maioria absoluta dos integrantes da Casa Legislativa. Da mesma forma, em contraponto ao argumento da proporcionalidade, a juíza da 1ª Vara validou eleição de uma Mesa Diretora com votos de apenas 04 dos 11 integrantes da Câmara Municipal eleitos pelo povo.
No texto protocolado no CNJ, Celson Marques solicita que o processo seja remetido ao substituto legal, comprovada a parcialidade da juíza. Além disso, solicita que a mesa diretora eleita pela maioria absoluta da casa seja mantida, a título provisório, até que se julgue o mérito deste mandado de segurança ou até que haja nova decisão deste ou de outro juízo sobre o caso. “Por que a magistrada não age com a mesma apreciação em processos que envolvem as mesmas partes, mesmos fatos, mesmo atos? Por que julga diferente mesmo em processo que as nulidades estão patentes?”, questiona o reclamante.
Por conta da confusão, a Câmara Municipal de Ibititá permanece totalmente inoperante há 10 meses.
Fonte: Ascom - Vereador Celson Marques
Um grupo criminoso que tentava fraudar um bingo no distrito de Aguada Nova, cidade de Lapão, região de Irecê, foi preso por uma equipe da Polícia Civil comandada pelo delegado Ernandes Júnior.
A polícia recebeu a informação anônima no sábado (05) e passou a investigar. O bingo iria ocorrer no domingo (06) e sorteava uma caminhonete Hilux, duas motos e valores em dinheiro. O grupo tinha o objetivo de ganhar os prêmios ilicitamente.
Em nota, a Polícia Civil informou que após o trabalho investigativo, foi possível identificar o grupo criminoso, sendo realizada campana e acompanhamento dos suspeitos. “O grupo estava ao redor de um veículo palio, cor cinza, próximo ao palanque que estava realizando o sorteio, sendo que no interior do veículo existia uma pessoa manuseando um computador”, completa a nota.
Segundo a polícia, depois que foi sorteado o prêmio do veículo Hilux, houve movimentação dos suspeitos. Foram presos em flagrante Emerson Moraes da Silva, 34 anos, Antônio Honorato da Silva, 63 anos, Maria Elisabete Honorato da Silva, 43 anos e Josias Ferreira De Jesus, de 77 anos.
Com o grupo, a polícia apreendeu um notebook, duas impressoras, cartelas apagadas e diversas folhas com numerações já impressas. As informações são da Polícia Civil.
À polícia, os envolvidos disseram que a fraude iniciava quando eram suprimidos os números das cartelas, sendo os números reimpressos quando sorteados, sendo posteriormente apresentada a cartela falsificada para o recebimento do prêmio.
Ainda segundo a Polícia Civil, Antônio Honorato já foi preso diversas vezes por crimes de estelionato, associação criminosa e falsificação de documentos.
A Polícia Civil informou ainda que esse grupo é especializado em fraude em bingos, sendo que no ano de 2018, na cidade de Governador Mangabeira, Antônio Honorato e Emerson Morais foram presos em flagrante pelo mesmo crime.
Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Irecê onde estão à disposição da Justiça.
Fonte: Central Notícia
Um dos compromissos da extensa agenda que o governador Rui Costa cumpriu em Presidente Dutra, região de Irecê, na manhã desta sexta-feira (4), foi a entrega da restauração do trecho de 30 quilômetros da BA-225, que liga o município à vizinha Uibaí. A obra recebeu R$ 7,5 milhões em investimentos, beneficiando diretamente 38 mil baianos que moram nas duas cidades do centro-norte do estado.
"São diversas ações em Presidente Dutra, como a estrada, o acesso à cidade, o anúncio de uma nova escola estadual e outras obras para melhorar a vida das pessoas, além de uma carreta de rastreamento de câncer de mama e do colo de útero, que vai atender as cidades da região. É assim, cuidando de gente e da infraestrutura do estado, que vamos melhorar a vida de baianos e baianas", disse Rui.
O trecho recuperado também dá acesso ao distrito de Campo Formoso, em Presidente Dutra, como lembrou o titular da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti. "Essa intervenção facilita o escoamento de toda a produção agrícola da região e também o acesso à Policlínica Regional de Saúde em Irecê", afirmou o secretário.
Um dos 38 mil beneficiados pela restauração da estrada é o comerciante Domingos Chagas. "Eu vou a Uibaí constantemente, porque tenho um terreno lá, e antes tinha que rodar em uma estrada horrível. Hoje, a pista está maravilhosa", garantiu.
Ainda na área de infraestrutura, foi entregue a obra de pavimentação e drenagem da Rua João Alves, na sede de Presidente Dutra, numa parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura. Nessa ação, R$ 406 mil foram investidos.
Saúde
Mulheres que residem nos 24 municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê também passaram a contar com uma das seis carretas de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama que vão circular pela Bahia.
Resultado da parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Hospital do Câncer de Barretos e o Instituto Avon, a carreta tem capacidade para realizar 57 mamografias diariamente, assim como 70 exames do tipo papanicolau e procedimentos preventivos, a exemplo de ultrassonografia, consultas e biópsias. O intuito da ação é aumentar o diagnóstico precoce, o que eleva as chances de cura em até 95% dos casos.
A enfermeira responsável pela carreta, Marly Moura, lembrou que a mulher precisa fazer um cadastro junto aos Postos de Saúde da Família para ser atendida. "As mulheres vão até o PSF e agendam o dia, que será a ocasião em que realizaremos os exames".
Ainda na área da saúde, os municípios de Presidente Dutra e Jussara receberam duas novas ambulâncias do tipo van.
Mais ações
Nesta sexta-feira (4), Presidente Dutra e outros 50 municípios da região ainda foram beneficiados com a chegada de 51 novas viaturas para uso da Polícia Militar. O governador passou as chaves dos veículos para os comandantes dos batalhões e companhias independentes responsáveis pelo policiamento ostensivo nas cidades.
Na ocasião também ocorreu a entrega de 54 títulos de terra do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal a agricultores de Presidente Dutra, Irecê, São Gabriel, Gentio do Ouro e Ipupiara, além do título de domínio da comunidade quilombola Canoão, no município de Ibititá.
Para finalizar a agenda, Rui visitou o Colégio Estadual Doutor Antônio Carlos Magalhães, onde conversou com estudantes e professores.
Fonte: Secom-BA
Um detento que estava custodiado na carceragem da Delegacia de Barra do Mendes, na região de Irecê, fugiu após serrar uma grade da cela, na última terça-feira (01).
De acordo com informações da polícia, Gledson Mello de Oliveira, saiu da delegacia, após serrar uma grade e fugir da cela. Ainda segundo polícia, Gledson havia sido preso por tentativa de homicídio contra Jaíne Rosa Santos Barreto, em março deste ano, durante o carnaval da cidade.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias da fuga. Além disso, uma perícia foi feita na cela.
Policiais militares realizam diligências com a finalidade de recapturar Gledson.
Fonte: Central Notícia
Um rapaz identificado por Adílio de Souza Silva, 19 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar no município de São Gabriel, região de Irecê.
O caso ocorreu na manhã deste domingo (29) por volta das 11h30, quando a PM teria recebido uma informação de que Adílio estava armado e ameaçava matar o irmão. Segundo a corporação, chegando ao local, Adílio não se entregou e atirou contra a PM, que reagiu.
Após ser atingido, o jovem foi levado para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu aos ferimentos. A PM apreendeu um revólver Taurus, calibre 32, com quatro munições deflagradas e duas intactas.
O corpo de Adílio foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Na tarde do último domingo (22), por volta das 16h, uma equipe da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa) durante patrulhamento no povoado Tanquinho, município de Lapão, na região de Irecê, averiguou denúncia acerca de comércio ilegal de veículos e armas de fogo.
Durante a diligência, a equipe flagrou o Cilassandro Ferreira da Costa, de posse:
E ato contínuo, o suspeito apontou um local onde ele teria negociado outra arma de fogo, situado no povoado Boa Vista, em Ibititá, Rua da Lagoa, em frente a quadra.
Procedendo com averiguação, a Guarnição não localizou o proprietário, entretanto, apreendeu os seguintes materiais:
O homem e o material apreendido foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Irecê.
Fonte: As informações são da Caesa
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...