O vice-governador e presidente estadual do Partido Progressistas, João Leão, foi às redes sociais nesta quarta-feira (20) reforçar a tese da unidade do PP em torno do pré-candidato ao governo do estado pelo União Brasil, ACM Neto.
Divididos, membros do partido na Bahia têm sinalizado ora apoio ao pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT), candidato a sucessor dos espólios políticos do governador Rui Costa, ora para ACM Neto, aliado de última hora de Leão.
Para ilustrar os esforços do PP em agregar à futura campanha do ex-prefeito de Salvador, João Leão trouxe os mais recentes sinais públicos de apoios da sigla a ACM Neto.
Em uma postagem nas redes sociais, Leão mostrou os acenos do prefeito de Jequié e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) , Zé Cocá, e do pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário de governo de Jequié, Hassan Lossef.
“E ainda tem gente inventando história. O PP está firme no propósito de construir mais pela Bahia. Essa semana nosso prefeito de Jequié, @ZeCocaOficial, presidente da UPB, e Hassan, nosso pré-candidato a estadual, reforçaram a unidade em torno do projeto político com @acmneto”, escreveu Leão.
Fonte: Do site Bahia.Ba
Em visita a cidade de Antônio Cardoso, na noite dessa segunda-feira (18), o pré-candidato ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), respondeu às declarações do ex-prefeito ACM Neto, que afirmou que o Governo do Estado tem “prometido demais” às vésperas da campanha eleitoral. Durante o discurso, o petista afirmou ainda que o carlista não cuidou dos bairros pobres de Salvador, enquanto prefeito da cidade.
“Quem acompanha o governador Rui Costa sabe o que está acontecendo. Os convênios que o governador está assinando, todos irão sair. O governador está fazendo entregas constantemente. […] O ex-prefeito precisa conhecer a Bahia. Ele não conhece a Bahia. Está com o discurso de que está indo para o interior conhecer. Ele ficou encastelado em alguns bairros de Salvador, não cuidou da educação de Salvador, não cuidou dos bairros pobres de Salvador”, afirmou Jerônimo.
O ex-secretário da Educação do estado lamentou que o ex-prefeito ainda não tenha se posicionado sobre as eleições presidenciais. “Não sei se é medo, não sei se é vergonha de botar a carapuça de um presidente. Nós estamos fazendo uma pré-campanha alimentada pela esperança de retomar o Brasil, de voltar as forças produtivas, de gerar empregos”, continuou o pré-candidato que tem o apoio de Lula, Rui Costa e Jaques Wagner. “Eu espero que o ex-prefeito seja responsável em tratar a política do tamanho que a gente é. Nós somos grandiosos. Nós temos tamanho grandioso. Então, é importante que os pré-candidatos neste momento respeitem a população baiana e acompanhem”, disse Jerônimo ao ser provocado pela imprensa sobre as recentes declarações do ex-prefeito de Salvador.
Fonte: Bahia.Ba
O boletim epidemiológico dessa segunda-feira (18) registra 511 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 14 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,001%), 28 recuperados (+0,002%) e mais 6 óbitos. Dos 1.539.063 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.508.743 já são considerados recuperados e 29.809 tiveram óbito confirmado.
Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.834.939 casos descartados e 330.974 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 63.116 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Vacinação
Até o momento temos 11.473.298 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.560.128 com a segunda dose ou dose única e 5.214.889 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 858.888 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 265.377 já tomaram também a segunda dose.
Fonte: Ascom - Sesab
O governador Rui Costa (PT) voltou a comentar nesta quinta-feira (14) a saída do vice-governador, João Leão, e do PP, de sua base aliada. Questionado pelo apresentador Mário Kertész, durante entrevista à Rádio Metrópóle, sobre o assunto, o petista disse que estava se sentindo até “mais leve”.
Leão deixou a base governista após não entrar em acordo com os antigos correligionários. O vice-governador planejava assumir o governo por nove meses com uma possível candidatura de Rui ao Senado, o que acabou não acontecendo.
João Leão migrou para o grupo político liderado pelo pré-candidato do União Brasil ao governo estadual, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. O vice-governador é pré-candidato ao Senado na chapa encabeçada por Neto.
Fonte: Bahia.Ba
Em companhia do governador Rui Costa (PT) durante agenda institucional no Parque da Exposição na manhã desta terça-feira (12), o pré-candidato pelo PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues, teceu críticas veladas ao seu principal adversário nas eleições marcadas para outubro, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).
Em pré-campanha, o petista afirmou que seus rivais não conhecem a Bahia. Segundo Rodrigues, as viagens alardeadas pelo seu adversário ao interior do estado acontecem justamente pelo fato de ACM Neto e aliados desconhecerem as particularidades de cada região da Bahia.
“Nós vamos rodar a Bahia inteira, não para conhecer a Bahia, nós já a conhecemos, diferentemente de outros que estão dizendo aí que estão indo à Bahia pra conhecer a Bahia. Nós já a conhecemos e conhecemos bem”, disse.
De acordo com o petista, a chegada do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Jr., ‘dá firmeza’ a pré-campanha, que tem sido ‘bem recebida’ pela população. Jerônimo foi taxativo em reivindicar o lugar de ‘candidato do presidente Lula’ no estado – uma estratégia do PT de nacionalizar o pleito estadual, algo que ACM Neto e aliados têm evitado.
“(a pré-campanha tem tido) uma aceitação muito forte e nós continuamos nas agendas que nós achamos importantes, dialogando com os segmentos estratégicos, é claro que nós só temos 10 a 15 dias, mas isso vai ganhando corpo”, declarou. “A chegada de Geraldo Júnior na chapa, a presença do senador Otto (Alencar), dá firmeza, dá animação, vai ser uma pré-campanha muita animada, mas muito cheia de diálogo com a comunidade”, completou.
“Eu sou o candidato a governador na Bahia do presidente Lula. Eu, Geraldo Jr. e Otto. Então nós não temos dúvida disso e mais quando aliado a isso ao nome do governador Rui Costa e do senado Jaques Wagner. Isso dá um outro gás.”
Fonte: Bahia.Ba
Após condicionar mais uma flexibilização dos protocolos contra Covid-19 à diminuição dos casos ativos para um patamar abaixo dos mil, o governador Rui Costa (PT) anunciou que vai desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados na Bahia ainda nesta segunda-feira (11).
“Neste fim de semana, alcançamos menos de 100 pessoas em leitos de UTI e menos 1.000 casos ativos de coronavírus na Bahia. Logo, hoje à tarde, assino o decreto liberando as máscaras em ambientes fechados”, informou o gestor, por meio das redes sociais.
O uso do item de proteção, entretanto, seguirá obrigatório em unidades de saúde.
Fonte: Bahia.Ba
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 879 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%), 973 recuperados (+0,06%) e mais 14 óbitos. Dos 1.536.039 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.505.199 já são considerados recuperados, 1.092 encontram-se ativos e 29.748 tiveram óbito confirmado.
Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.824.914 casos descartados e 329.427 em investigação. Na Bahia, 63.043 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (7).
Vacinação
Até o momento temos 11.454.864 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.535.002 com a segunda dose ou dose única e 4.995.059 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 825.308 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 221.485 já tomaram também a segunda dose.
Fonte: Ascom - Sesab
O entorno do ex-ministro João Roma (PL) vem buscando um nome para a candidatura a vice na chapa para a disputa ao governo da Bahia. Para o cargo, a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, vem sendo contada. A informação é do site Bahia Notícias.
De acordo com a publicação, apesar do desejo de Roma, a ex-ministra descartou concorrer a um cargo eletivo.
“Não tem conversa. Ninguém me falou nada. Não tem absolutamente nada, nem assim de sombra. Eu venho dizendo, não estou na política e não entrarei na política. Estou fora”, disse Calmon
Depois de trocar o Republicanos pelo PL para a disputa pelo Palácio de Ondina, Roma tenta acertar os últimos detalhes para a formação da chapa, onde surgiu o nome de Eliana. O ex-ministro tentou buscar outras legendas, como o PTB e o Pros.
Após se aposentar do STJ, Eliana foi candidata ao Senado pelo PSB da Bahia, em 2014. Porém, não foi eleita. Em seguida, ela se filiou ao Rede, mas deixou o partido no mesmo ano para apoiar o candidato Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições de 2018. Eliana chegou a ser cotada para ser ministra da Justiça no governo federal.
Fonte: Política Ao Vivo
O vice-governador e pré-candidato ao Senado, João Leão, revelou que está sendo procurado por integrantes do grupo liderado pelo senador e presidente do PSD, Otto Alencar. “Prefeitos do PSD estão vindo pra Neto agora”, afirmou, na noite desta quarta-feira (06/04), durante o programa Vamos que Vamos com Marcelo Nilo, transmitido nas redes sociais.
Sobre a saída de prefeitos do PP que estariam migrando para a base do PT, disse que em agosto, após a assinatura e pagamento dos convênios com o governo, tudo muda.
“Quando abrir a torneira, quando Neto chegar a 70% todos vão vir. ACM Neto terá maior vitória política da história”, finaliza Leão.
Fonte: Informe Baiano
Com o objetivo de promover a qualificação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do Programa Educar para Trabalhar, segue com inscrições abertas, até o dia 9 de maio, para 43 cursos de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), de 10 Eixos Tecnológicos. Nesta nova etapa do programa estão sendo ofertadas 110.459 vagas. As inscrições podem ser feitas através da internet.
Os cursos terão duração média de três a cinco meses e serão ministrados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com direito à certificação. A iniciativa visa oferecer oportunidades de aprendizagens e maiores condições de inserção no mundo do trabalho, conforme as demandas dos setores produtivos dos Territórios de Identidade da Bahia.
Ediel Dias Santos, 23, do município de Alagoinhas, concluiu o curso de Auxiliar de Laboratório de Microbiologia pelo SENAI, em dezembro de 2021, e acabou de fazer a sua inscrição para o curso de Assistente Administrativo. “Gostei muito do curso, pois estudo Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e foi uma forma de revisão para as aulas teóricas e práticas de Microbiologia e Biologia Molecular da faculdade. Além disso, aproveitei a carga horária para a Atividade Complementar (AC) da graduação. Agora, me inscrevi neste outro curso do programa para ter mais possibilidades no mundo do trabalho”, revelou.
Para ingresso nos cursos, o interessado deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir registro de matrícula junto à Secretaria da Educação do Estado da Bahia; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio ou nos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual no ano letivo de 2022 ou egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual que tenham concluídos os estudos no período de 2016 a 2021; e possuir documentação pessoal e registro de matrícula atualizados junto à unidade escolar na qual está ou esteve matriculado.
Dentre os cursos ofertados, estão: Almoxarife, Administrador de Bancos de Dados; Assistente Administrativo; Assistente de Contabilidade; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia; Agricultor Agroflorestal; Assistente de Recursos Humanos; Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Auxiliar Administrativo Rural; Auxiliar Agropecuário; Auxiliar em Agricultura de Precisão; Bovinocultor de Leite; Bovinocultor de Corte; Cerimonialista; Controlador e Programador de Produção; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Desenhista da Construção Civil; Desenhista de Móveis ; e Desenhista de Produtos Gráficos WEB; entre outros.
Os cursos serão ministrados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou em plataforma de ensino remoto, de forma síncrona (SENAC) ou assíncrona (SENAI e SENAR), com apoio pedagógico de tutores ou monitores. A carga horária mínima é de 160 horas e máxima de 300 horas. O início das aulas ocorrerá no dia 23 de maio.
Fonte: As informações são de assessoria
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...