Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022
Bahia

Com a campanha vitoriosa Partido dos Trabalhadores da Bahia que elegeu Jerônimo Rodrigues governador, levando a legenda a vencer pela quinta vez consecutiva a eleição estadual, e deu a Lula a maior votação da história do estado para presidente, o dirigente estadual do PT, Éden Valadares, afirmou que o partido planeja fazer um diagnóstico dos acertos da legenda no encontro do Diretório Estadual, que será realizado no dia 26 de novembro, na Alba. “Vamos trabalhar uma contribuição do PT da Bahia ao debate nacional”, disse Éden, em entrevista ao Podcast Conjuntura Atual.

“Nós vamos tentar investigar, vou chamar assim, sinais, evidências de onde a gente acertou e no que a gente pode contribuir, de estar mais próximo do povo, de fazer política para quem mais precisa, de verdade, de fazer um processo de abertura, que não é ruim. Às vezes as pessoas se assustam com controle, com participação social. Não, isso é bom, fortalece a democracia”, destacou o presidente do PT Bahia.

Éden afirmou ainda que a estrutura partidária na Bahia também colaborou para o resultado do PT, organizada em 358 cidades entre Diretórios e Comissões Provisórias, e citou a força do Partido nos estados do Nordeste, região decisiva para a vitória de Lula e que elegeu quatro governadores. “Talvez a gente tenha uma contribuição a dar para o conjunto dos outros estados e para o conjunto do PT nacional que talvez seja mal incorporado. Onde é que a gente conseguiu vencer tanto? Será que não é o caso de a gente poder dividir essa experiência para outros estados poderem entender o que é que nós estamos fazendo? O que a Bahia está fazendo de diferente, o que o Piauí faz de diferente, o que que Ceará faz”.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 05 de Novembro de 2022
Bahia

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) já definiu a equipe que fará a transição de governo. Os decretos, com os nomes dos integrantes do grupo, foram publicados no Diário Oficial do Estado da Bahia deste sábado (5).

Os nomes que vão trabalhar na transição são: Luiz Caetano, secretário de Relações Institucionais (Serin); Carlos Mello, secretário da Casa Civil  em exercício; Marcus Cavalcanti, secretário da Infraestrutura (Seinfra); Fabya Reis, secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); Roberta Silva de Carvalho Santana, chefe de Gabinete da Secretaria da Saúde (Sesab); Adolpho Loyola, Assistente Especial do Quadro Especial da Casa Civil; e Felipe Freitas, doutor em Direito pela UnB e professor do corpo permanente do Programa de Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Os coordenadores da transição serão o próprio governador eleito Jerônimo Rodrigues e o vice-governador eleito, Geraldo Júnior (MDB).

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022
Bahia

O governador eleito pelo PT, Jerônimo Rodrigues, utilizou as redes sociais nessa quinta-feira (3) para pedir que bolsonaristas parem as manifestações após a realização do segundo turno.

“Os atos antidemocráticos que assistimos nos últimos dias são fruto da postura do atual presidente. Faço um apelo ao povo brasileiro: não entrem nessa! Não há mais disputa eleitoral”, escreveu o petista.

“É hora de nos unirmos e trabalharmos juntos para combater a fome, o desemprego e a carestia”, continuou. E emendou: “Vamos retomar a prosperidade do nosso país”.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022
Bahia

Em seu primeiro pronunciamento como governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues agradeceu o apoio e a confiança da população, afirmou que fará “um governo melhor” que o de Rui Costa, e disse que o foco de seus trabalhos será zerar a fome e gerar emprego e renda para a população.

“A palavra mais forte durante os nossos quatro anos de governo será ‘avançar’: avanças nas políticas públicas de combate à fome, de geração de emprego e renda, de saúde, de educação, de segurança, de estradas, de cultura, de juventude”, afirmou o governador eleito. “Tenho a convicção de que quem apostou no nosso projeto vai sentir orgulho. Eu farei melhor do que o governador Rui Costa. Não por disputa pessoal, mas porque estou assumindo um Estado que foi bem administrado por dois bons governadores (Jaques Wagner e Rui Costa) e ainda vou ter a parceria com Lula no governo federal.”

Jerônimo também afirmou que começa a trabalhar na transição de governo já a partir desta segunda-feira (31). “Já pedi ao governador (Rui Costa) uma audiência para amanhã, para começar a desenhar o processo de transição”, afirmou. “Vamos participar, também, das reuniões de transição para o governo Lula, para promover um mutirão pela Bahia e pelo Brasil.”

Presente ao evento, o governador Rui Costa disse “ter certeza” que Jerônimo “fará um excepcional governo” a partir de 1º de janeiro e fez questão de ressaltar a importância da Bahia para a eleição de Lula. “A Bahia, mais uma vez, reafirma sua singularidade: marcou a história do Brasil com a independência, em 1823, e volta a marcar, dando a maior diferença nominal de votos a Lula no Brasil.”

Fonte: Informe Baiano



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022
Bahia

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi bastante apertada no 2º turno das eleições. O petista foi eleito com 50,90% dos votos contra 49,10% de Jair Bolsonaro (PL), que se tornou o primeiro presidente da história a não conseguir ser reeleito no Brasil.

Mas, se a disputa foi acirrada no país por um todo, na Bahia, Lula não teve nenhuma dificuldade em sair vitorioso. Conforme o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 22h17, com 100% das urnas apuradas, o presidente eleito teve 72,12% dos votos válidos entre os baianos.

O percentual representou um total de 6.097.815 de votos válidos, distribuídos em 415 dos 417 municípios do estado. Já Bolsonaro, obteve apenas 27,88% dos votos, com 2.357.028 votos, segundo o TSE. As únicas cidades que o atual presidente venceu foi em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e em Buerarema, no baixo sul do estado.

O desempenho de Lula na Bahia só não foi melhor que no Piauí. Por lá, o petista conseguiu 76,84% dos votos válidos, o maior percentual entre os estados do país. O pior resultado do petista foi em Roraima, onde obteve apenas 23,92% dos votos.

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022
Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 224 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%), 300 recuperados (+0,02%) e 1 óbito. Dos 1.698.619 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.667.139 já são considerados recuperados, 771 encontram-se ativos e 30.709 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (05) contabiliza ainda 2.035.682 casos descartados e 358.558 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 68.619 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.678.822 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.831.873 com a segunda dose ou dose única, 7.380.917 com a dose de reforço e 2.305.478 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.049.055 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 686.706 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 50.958 tomaram a primeira dose e 10.995 já tomaram a segunda dose.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Outubro de 2022
Bahia

Os candidatos ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT) vão ao segundo turno na corrida ao Governo da Bahia. A decisão das urnas foi referendada neste domingo (2). O petista teve 49,32%, contra 40,89% do carlista, com 99,09% das urnas apuradas.

A continuação da disputa é uma vitória para o grupo petista, que em determinado momento da campanha até chegou a ficar sem esperança por não ter um candidato forte no pleito.

Jerônimo era um nome desconhecido até então, mas a associação com o ex-presidente Lula (PT) o catapultou na campanha.

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022
Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 365 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 395 recuperados (+0,02%) e 1 óbito. Dos 1.696.286 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.664.990 já são considerados recuperados, 598 encontram-se ativos e 30.698 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (27) contabiliza ainda 2.030.396 casos descartados e 358.405 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 68.560 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.658.662 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.819.309 com a segunda dose ou dose única, 7.327.343 com a dose de reforço e 2.249.555 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.044.737 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 679.871 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 48.360 tomaram a primeira dose e 8.686 já tomaram a segunda dose.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 06 de Setembro de 2022
Bahia

O helicóptero pilotado pelo candidato a deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil), que também transportava o deputado federal e candidato a reeleição João Bacelar (PL), caiu, na manhã desta terça-feira (6), no distrito de Pedra Vermelha, no município de Monte Santo.

Por meio das redes sociais, a assessoria de Marcinho confirmou as informações sobre o incidente. No comunicado, a equipe do vice-prefeito de Santaluz tranquilizou os familiares de ambos ao afirmar que eles não sofreram ferimentos graves e encontram-se bem.

“Tranquilizamos a todos, em especial nossos eleitores e amigos, que foi apenas um susto, que mostra o quanto Deus está ao nosso lado. Seguiremos firmes na busca de uma Bahia melhor para o povo baiano”, escreveu a assessoria de Marcinho na publicação.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 01 de Setembro de 2022
Bahia

Mais dois casos de Monkeypox (varíola dos macacos)  foram confirmados na Bahia, nessa quarta-feira (31). Os registros são de um residente do município de Salvador e outro de Pé de Serra. Com estes novos casos, a Bahia totaliza 55 casos da doença, sendo 40 em Salvador; 2 em Lauro de Freitas; 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Itabela; 1 em Juazeiro; 1 em Maracás; 1 em Mutuípe; 1 Teixeira de Freitas; 1 em Xique-Xique; e 1 em Pé de Serra. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 129 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp