Quinta-feira, 11 de Julho de 2019
Região

Um rapaz identificado por Queslei Freire da Silva, conhecido por Kel, de 20 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (10) ao se apresentar espontaneamente à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel, na região de Irecê. As informações são da Polícia Civil.

Segundo a Polícia Civil, o jovem se apresentou após saber que contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto. O mando de prisão foi expedido pela Justiça da Comarca de Irecê.

Na delegacia, ele disse que ficou sabendo da existência do mandado de prisão contra si, e por isso decidiu se apresentar pois não queria ser abordado e preso na rua pelos policiais.

O rapaz foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 07 de Julho de 2019
Região

Eliane Araújo da Silva morreu eletrocutada em São Gabriel — Foto: Reprodução/Facebook

Uma menina de 10 anos morreu eletrocutada após encostar em um fio desencapado de uma sanduicheira, em São Gabriel, na região de Irecê. Segundo familiares, Eliane Araújo da Silva estava esquentando um pão quando o incidente ocorreu.

O caso aconteceu na última sexta-feira (05) na residência da vítima, no loteamento Repentino, bairro Quixabeiras. Vizinhos ainda socorreram a menina para uma unidade hospitalar local, mas ela já estava morta.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e encaminhou a vítima para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML). O velório dela aconteceu na sexta e o enterro, no sábado (06), no cemitério local.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Julho de 2019
Região

Um funcionário público municipal que exercia atividade de carcereiro na Delegacia de Polícia Civil de Lapão, a na região de Irecê foi encontrado morto.

De acordo com informações da Polícia Civil, o corpo de Alexsandro Cavalcante dos Santos, 41 anos, também conhecido por Galego, foi localizado na manhã desta quarta-feira (03), em uma estrada vicinal que dá acesso ao povoado de Aguada Nova, zona rural da cidade.

Em nota, a Polícia Civil divulgou que o corpo da vítima se encontrava dentro de seu veículo, um GM Ipanema, com várias perfurações de projéteis de arma de fogo. “No local foram encontradas algumas cápsulas de calibre .380. Informações preliminares dão conta de que a vítima estava de plantão na carceragem e teria saído por volta das 22h30 de terça-feira (02) e não mais retornou, sendo o corpo encontrado na manhã do dia seguinte”, completa a nota.

A Delegacia de Homicídios foi acionada e, de acordo com a Polícia Civil, já realizou a perícia e está investigando o caso.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 30 de Junho de 2019
Região

Foto: Reprodução/Rede Social

Um jovem morreu neste sábado (29) após bater o carro que dirigia em uma carreta na região da Chapada Diamantina.

O funcionário público Helksandro Sodré, de 32 anos, era morador de Presidente Dutra, região de Irecê. Ele prestava serviço à Prefeitura local. O corpo de Sandro, como era conhecido, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Nota da Prefeitura de Presidente Dutra

A prefeitura de Presidentes Dutra decretará luto oficial de três dias, pelo falecimento do funcionário Helksandro Sodré ocorrido na manhã deste sábado (29). Sandro como era conhecido, prestava serviços ao município desde 2009 como técnico de Informática e era muito querido por toda equipe. O servidor foi vítima de um trágico acidente de trânsito ocorrido neste sábado quando viajava para a Chapada Diamantina

“Nossas condolências à família”, declarou o atual gestor Municipal que também é muito amigo da família.

A notícia do falecimento de Sandro causou comoção na cidade e na internet. Em sua página, na Rede Social Facebook, Pamela Barreto, escreveu: ‘Tua alegria será sempre lembrada, descanse nos braços do pai. Meus sentimentos a toda família, sentirei muitas saudades migo! Inacreditável’. ‘Muito triste, sem palavras, que Deus conforte o coração de todos, postou Erica Araújo. ‘Que Deus te receba de braços abertos meu brother’, disse Dislay Araújo.

Não há informações sobre local de velório e data do sepultamento.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 28 de Junho de 2019
Região

A banda ‘Gatos Multicores’ comanda um arrasta-pé para a criançada do município de América Dourada, na região de Irecê, neste domingo (30), durante as comemorações ao São Pedro. O evento acontece em praça pública, totalmente gratuito, a partir das 19h. Com o objetivo de oferecer à criança e seus responsáveis um universo musical apropriado, com canções adequadas ao público mirim, a banda tem realizado shows com brincadeiras nos carnavais, em micaretas, e no São João com os clássicos nordestinos do forró.

As festas do mês das crianças, por exemplo, têm alguns diferenciais, como o cuidado em disseminar orientação ao amor, respeito e paz o seu público, além de resgate de cantigas de roda e músicas sem letras de cunho pejorativo, sempre com um figurino de gatos coloridos, super elogiado, assinado por Reginaldo Silva.

Formado há 20 anos, em Salvador, o grupo é composto por sete artistas, sendo um guitarrista (Nadson), um contrabaixista (Camilo), um baterista (Mauricio), um tecladista (Eri) e, desta vez, quatro gatos cantores: Tatá (o divertido gatinho azul) e as gatinhas Mimi, Kedinha e Mamá. Todos com muitas cores e super agitação.

Ao dar preferência por ensinar a versão ‘Não atire o pau no gato’ da conhecida e histórica cantiga de roda, executando-a, entre outros hits com altíssima qualidade, a banda ‘Gatos Multicores’ tem sido considerada uma das melhores atrações para crianças na atualidade. Para conhecer mais, acesse www.gatosmulticores.com.br, ou envie e-mail para gatosmulticores@gmail.com ou ligar para (71) 99962-4239/98653-7800.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 28 de Junho de 2019
Região

Foto:Reprodução/Google

Na sessão desta quinta-feira (27/06), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Ibititá, na região de Irecê, Edicley Souza Barreto, em razão da acumulação irregular de cargos por servidores do município, no exercício de 2018. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$5 mil. Também foi determinada a adoção de providências visando a regularização do quadro de pessoal num prazo máximo de 90 dias.

De acordo com a relatoria, as informações e os documentos apresentados pelo prefeito são insuficientes para comprovar as alegadas providências que teriam sido adotadas para sanar a irregularidade envolvendo diversos servidores. Por isso, segundo ele, a punição pecuniária.

Em sua defesa, o prefeito afirmou que os servidores Jaqueline Ferreira Miranda, Jamilson Martins Viana, Fabiana Pereira Das Neves, Tayra Barreto Cunha e Sandra Ramos Dourado Bastos requereram a exoneração dos respectivos cargos ocupados ilegalmente. A última servidora citada, teria deixado a cargo público que exercia no vizinho município de Ibipeba. Já os servidores Abelardo Bastos Ramos, Adalton Pereira de Miranda, Clairton Vaz de Almeida, Eliana Martins N. Pedreira, Itamar Ferreira de Brito, Jaciel Alves dos Santos, José Cândido da Conceição Júnior, Lucelia Alves dos Santos, Lúcia Cândida Martins Ferreira, Lucilia Bastos Machado, Maria Onelia Alves Martins, Ronieres Cecilio dos Santos, Uebson Santos Rosa e Luciana Bastos Machado, estariam – segundo o prefeito – legalmente amparados nas suas acumulações. Por fim, o gestor reconheceu a acumulação indevida apenas por parte dos servidores Daniela Dourado Bastos, Lenivaldo José Pereira, Neilton Pereira da Silva, Pedro Ferreira Martins e Wendell Roberto M. Dourado Silva.

A relatoria destacou que os atos de exoneração trazidos pelo prefeito em sua defesa, com exceção dos das servidoras Fabiana Neves e Sandra Bastos, foram anteriores à lavratura do presente Termo de Ocorrência, datada de 11/06/2018. Dessa forma, ficou entendido que não existem acumulações irregulares, a contar das exonerações. O gestor havia sustentado também a regularidade das acumulações de alguns servidores. Todavia, considerando a documentação apresentada pela defesa, não há como entender como regular as acumulações citadas, com exceção do servidor Abelardo Bastos Ramos, tendo em vista que a documentação não detalha a carga horária dos servidores nos respectivos cargos.

A Constituição, como regra – lembrou o relator – veda a acumulação remunerada de cargos públicos, salvo as exceções previstas no próprio texto constitucional. Além disso, também é necessário comprovar a compatibilidade de horários dos cargos. O gestor, por sua vez, não conseguiu descaracterizar as irregularidades apontadas no Termo de Ocorrência, sendo penalizado com multa de R$5 mil. Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM/BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Região

Imagem ilustrativa

Um homem identificado por Adriano Hilário da Silva , 43 anos, morreu após levar um tiro de espingarda desferido pelo próprio irmão, Jorge Alves da Silva, 50 anos.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (24), por volta das 23h, na comunidade de Bonzão I, zona rural do município de Lapão, região de Irecê.

Segundo a polícia, o crime ocorreu após um desentendimento entre vítima e autor, no quintal da casa da mãe deles. Adriano foi atingido por disparo na altura do tórax. Ele morreu no local. A arma do crime, uma espingarda de fabricação artesanal foi apreendida.

O suspeito foi encaminhado ao Plantão Central da Delegacia de Polícia Civil de Irecê.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Junho de 2019
Região

Na operação, policiais conseguiram apreender um revólver calibre 38, uma espingarda tradicional e 16 balinhas de maconha.

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Semiárido e da 4ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Xique-Xique), apreenderam na madrugada desta quarta-feira (12), um revólver calibre 38, uma espingarda e 16 balinhas de maconha com Joedson de Jesus Rodrigues, 19 anos, no bairro Populares do Beca, em Cafarnaum, na região de Irecê.

Durante uma ronda na região, policiais foram recebidos a tiros por Joedson, que comercializava drogas no bairro. “Apreendemos um revólver calibre 38, uma espingarda tradicional e 16 balinhas de maconha”, contou o comandante da 7º BPM, major Carlos Maltez. Joedson foi encaminhado para o Hospital Municipal de Mãe Olímpia, mas não resistiu. O caso foi apresentado à Delegacia Territorial de Cafarnaum.

Fonte: As informações são da SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Junho de 2019
Região

Audiência pública ocorre nesta quinta-feira (13/6) para debater o assunto; as 17 cidades fazem parte de um conjunto de 281 municípios integrantes da última fase do recadastramento biométrico no estado

Na próxima quinta-feira (13), a partir das 14h, será realizada em Irecê uma audiência pública para apresentar a nova logística do recadastramento biométrico extraordinário em 17 municípios da região. O evento que acontecerá na Câmara Municipal de Irecê, será presidido pelo juiz José Batista Santana Júnior

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, a audiência visa a acelerar o processo de biometrização dos eleitores residentes em América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Buritirama, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Souto Soares, Uibaí e Xique-Xique.

Ainda conforme o TRE-BA, somados, os municípios possuem 271.582 eleitores, dos quais 148.042 ainda não fizeram a revisão biométrica e podem ter seus títulos cancelados. O número equivale a 54,51% da soma do eleitorado das 17 cidades.

O TRE informa que a principal novidade da atual fase da revisão biométrica é o agendamento. Para evitar filas, o eleitor pode marcar dia e horário de atendimento por meio do site agendamento.tre-ba.jus.br ou ligando gratuitamente para 0800 071 6505.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Junho de 2019
Região

O sorriso largo no rosto denunciava a felicidade dos moradores da Comunidade Quilombola Povoado de Ramos, no município de Presidente Dutra, região de Identidade Irecê, que receberam, no último sábado (01/06), do Governo do Estado, o Título de Domínio de Terra.  O documento foi entregue por representantes da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

O título, que regulariza aproximadamente 1.200 hectares de terra, beneficiará cerca de 100 famílias. A solenidade de entrega ocorreu durante a I Feira Cultural de Ramos de Presidente Dutra. O documento regulariza o direito à terra, garantido pelo Estado da Bahia: “O título quilombola é um reconhecimento de domínio que, além de garantir a propriedade da terra pela comunidade, de forma coletiva, ele também carrega o aspecto da simbologia da identidade e da cultura de um povo. De posse do título é possível que as famílias tenham mais segurança para se desenvolver e acessar o conjunto de políticas públicas que a própria SDR desenvolve”, destacou Renata Rossi, coordenadora da CDA/SDR.

Nos últimos quatro anos, 10 comunidades quilombolas receberam títulos de domínio de terra e cerca de 1.000 famílias foram beneficiadas: “Por meio das políticas de regularização fundiária e da promoção da igualdade racial, nós reconhecemos a importância das comunidades tradicionais e em especial as comunidades quilombolas. Essa é uma ação de destaque no campo da reparação e na garantia de direitos”, afirmou Claudio dos Santos, coordenador executivo de Povos e Comunidades Tradicionais da Sepromi.

Comunidade Quilombola

Rosana Pio, presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Ramos, beneficiária do título e de políticas públicas como a do acesso à água, com a implantação de cisterna de produção e consumo, festejou junto com a comunidade a segurança jurídica conquistada com o recebimento do Título de Domínio: “Receber a titulação de nossa terra é muito importante, pois é uma conquista histórica, uma luta de muitos anos, dos nossos antepassados. Estou emocionada, pois isso é uma grande riqueza para o nosso povoado”.

Participaram do evento representantes da Prefeitura Municipal de Presidente Dutra, agricultores familiares, o deputado estadual Jacó e outras lideranças comunitárias. “Esse é um momento importante para toda a população de Ramos, pois esse título é fruto de muita resistência e dedicação e com ele alcançaremos mais melhorias sociais para nós”, salientou o jovem quilombola e estudante do Curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Hítalo Neiva.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp