O governador Rui Costa (PT) disse que até o mês de março pode realizar novas mudanças em seu secretariado como a anunciada no último domingo (6), com a substituição de Tereza Paim pela professora Adélia Pinheiro na Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O petista também não descartou que pode ser feita uma readequação para aproximar o MDB de sua base. Este Política Livre noticiou hoje que esta recente movimentação visa blindar politicamente a Sesab e abrir espaço para os emedebistas na pasta da Ciência e Tecnologia (Secti).
“Nós estamos conversando, nós vamos fazer agora até o mês de março ajuste nas secretarias. Isso [a titularidade de Adélia na Sesab] é o primeiro ajuste de outros que vocês vão ver ao longo desse mês de fevereiro, mês de março. Nós vamos fazer algumas mudanças para rearrumar para esse último ano. E a professora Adélia, reitora por duas vezes da UESC, é da área da saúde, conhece muito a área da saúde, e está indo lá e vai trabalhar com toda equipe, com a minha presença”, disse o governador.
Sobre a atração do MDB, o petista disse que “a composição eventualmente política faz parte do processo de composição e, a cada momento, a gente vai anunciando aquilo que tiver de decisão a tomar”. Rui comentou ainda que tem sido rotineira a sua presença, ao longo do mandato, na área de saúde e na área da educação, buscando acelerar os investimentos. O petista ainda disse que, na saúde, sua intenção é retomar cirurgias, principalmente as eletivas, que ficaram para trás em função da pandemia.
Fonte: Política Livre
Há divisão no PT (e no governo) sobre a permanência de Nestor Duarte Neto na secretaria de Administração Penitenciária no caso de Marcelo Nilo (PSB) deixar a base para apoiar a candidatura de ACM Neto (DEM) ao governo.
Enquanto a turma de Rui Costa (PT) defende a presença de Nestor na gestão, a turma ligada ao senador Jaques Wagner (PT) diz lamentar profundamente a eventual substituição, mas prefere ver seu cargo ocupado por um novo aliado.
A alegação é de que o afastamento de Nestor, como punição pelo desembarque de Nilo, teria um caráter, além de “exemplar”, “simbólico”.
Fonte: Política Livre
O senador Jaques Wagner (PT) confirmou nessa sexta-feira (4) a saída de Marcelo Nilo da base governista. Conforme noticiado pelo Metro1, Nilo deve ser candidato ao senado na chapa de ACM Neto pelo Republicanos.
Wagner se referiu a Nilo como um cristal quebrado e disse que o parlamentar confessou que não tinha mais condição de seguir com o grupo. O senador revelou ainda que a ultima palavra teria sido de Nilo.
Fonte: Com informações do Metro1
O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) subiu em uma passarela da BR-324 e evitou que um jovem de 19 anos cometesse um suicídio. O equipamento fica próximo à Fundação Dr. Jesus, projeto social criado pelo parlamentar, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo Isidório, o homem parecia estar com problema no casamento. O deputado falou que conversou com ele e o rapaz foi encaminhado para atendimento psicológico.
O deputado contou ainda que nessa quinta-feira (3), seria lançada uma campanha criada por ele para conscientizar a população sobre os perigos de saltar em mares e rios e incluir prevenção ao suicídio. Recentemente, o parlamentar perdeu seu filho João após o jovem saltar no mar e bater contra um banco de areia.
“Qualquer um faria isso, hoje eu iria começar a campanha contra afogamento, salto em praia piscina, cachoeira, por causa da minha própria tristeza [pela perda do filho] e vou incluir a questão do suicídio também. A bíblia diz que os suicidas ficarão fora do reinos dos céus, é antibíblico”, disse.
Fonte: Bahia. Ba
O acesso de público será limitado na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos, nesta terça-feira (1º de fevereiro), às 10h. Por conta do distanciamento social exigido pelo combate à expansão da Covid-19, algumas regras terão que ser observadas. Um ato da Mesa Diretora da Casa, com vigência a partir do dia primeiro, regula o acesso às dependências da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), exigindo a apresentação de documento comprobatório da vacinação ou, para quem não se vacinou ou tem esquema vacinal incompleto, testes RT/PCR ou antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72 horas.
Serão consideradas válidas, para os fins comprobatórios de vacinação, as anotações constantes no Certificado Digital de Vacinação, da plataforma do Sistema Único de Saúde – ConecteSUS. Também será aceito o cartão de vacinação impresso, em papel timbrado emitido no momento da vacinação por instituição governamental ou institutos de pesquisa clínica; e Carteira Digital de Vacinação – Secretaria Municipal da Saúde de Salvador/BA, ou outro meio digital de acreditação de vacinação emitido por secretarias municipais ou estaduais de Saúde.
A transmissão da sessão será feita pela TV ALBA e um telão instalado no Saguão Nestor Duarte, que é contíguo ao plenário, permitirá o acompanhamento dos trabalhos em tempo real, tanto para convidados quanto para os profissionais de comunicação.
Isto para garantir que repórteres, assessores de imprensa e demais profissionais de comunicação social possam fazer a cobertura do evento, pois a bancada Jornalista José Carlos Prata e as galerias, por segurança, terão capacidade de lotação reduzidas pela metade. Apenas cinegrafistas e fotógrafos a serviço de órgãos de comunicação entrarão na sala de sessões, se necessário em sistema de rodízio.
Não haverá um credenciamento prévio dos órgãos de imprensa, sendo o acesso à bancada de imprensa e galerias feito por ordem de chegada. Para facilitar, a Ascom da Casa e a assessoria do gabinete da Presidência terão dois fotógrafos em plenário e disponibilizarão as imagens dos trabalhos logo após o encerramento da sessão. Para a tradicional entrevista dos chefes do Executivo e do Legislativo na rampa de acesso à Assembleia, antes do início formal da sessão solene, será instalada uma estrutura com delimitadores de espaço.
Fonte: Ascom - ALBA
Em nova rodada de sequenciamento genético, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou a variante Ômicron em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano. Do total de 64 sequenciamentos concluídos nessa sexta-feira (28), a Ômicron foi identificada em 46 amostras. Já a variante Delta foi detectada em 16 amostras e uma amostra teve resultado inconclusivo.
Os casos foram identificados em residentes dos seguintes municípios: Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba. Além destes, turistas de Belo Horizonte (MG), Franca (SP), Hortolândia (SP) e Natal (RN) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam as cidades baianas de Nova Viçosa, Nova Itarana, Serrolândia e Ilhéus, respectivamente. São 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos.
A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que “o avanço da Ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em 29.670, sendo que o maior número de toda a pandemia foi 30.221 casos ativos em julho de 2020", afirma.
A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.
Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA já realizou mais de 1.700 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.
Fonte: As informações são de assessoria
Neste mês de janeiro de 2022, foram autorizados os pagamentos do benefício do Garantia-Safra de mais quatro municípios baianos, totalizando, na Safra 2020/2021, 169.696 famílias beneficiadas, de 150 municípios. Passaram a integrar a folha de pagamento: Casa Nova, Ituaçu, Lagoa Real e Umburanas, mediante a comprovação de perdas, em seus plantios, referente à Safra Verão, por estiagens ou excesso de chuvas. O valor total para os pagamentos é de R$ 144,2 milhões, sendo destinado a cada agricultor e agricultora o valor de R$850.
s pagamentos, dos quatro últimos municípios incluídos, foram autorizados após pedidos de revisão das análises, solicitados pelos municípios e encaminhados ao Comitê Gestor do programa, no MAPA, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), que coordena o Garantia-Safra na Bahia. A ação é executada em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e outras instituições públicas e organizações sociais. Ainda estão em análise das perdas de safra os municípios de Baianópolis, Cocos, Érico Cardoso, Gentio do Ouro, Macaúbas e Pilão Arcado.
“A Bahia se mantém em destaque nacional na operacionalização do programa Garantia-Safra com o maior número de adesões, menor índice de inadimplência e maior número de famílias beneficiadas. O Garantia-Safra é uma importante política pública destinada a agricultores familiares que tiveram a perda de safra comprovada, em consequência do déficit ou excesso hídrico. O benefício viabiliza, por meio de comprovação de perdas de safra, a indenização da área plantada garantindo recursos financeiros que mitigam os impactos causados por essas perdas”, destaca o superintendente da Suaf, Vinícios Videira.
As indenizações são pagas com os recursos da União, dos Estados, dos Municípios e dos próprios agricultores. Exclusivamente, na Bahia, o Governo do Estado subsidia 50% dos aportes municipais e das contribuições dos agricultores.
Garantia-Safra
Por garantir uma renda mínima para essas famílias, o Garantia-Safra viabiliza a continuidade da produção e movimenta a economia dos municípios, com a aquisição de insumos agrícolas destinados à recomposição de plantios, bem como de alimentos, para a garantia da segurança alimentar das famílias. Podem receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção, nas culturas do milho, feijão, arroz, algodão e mandioca, em seus municípios, iguais ou superiores a 50%.
O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), coordenado nacionalmente pelo Comitê Gestor do Garantia-Safra, do MAPA. Em caso de dúvidas pode ser enviado e-mail para garantia.safra@sdr.ba.gov.br.
Fonte: As informações são de assessoria
O boletim epidemiológico dessa quarta-feira (26) registra 23.985 casos ativos de Covid-19 na Bahia, número superior a todos os registros de 2021. Anteriormente, o estado só havia atingido patamar maior em 02 de julho de 2020, quando foram alcançados 24.068 casos ativos.
O boletim epidemiológico de hoje ainda indica que, foram registrados 6.455 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,49%) e 4.087 recuperados (+0,32%) e 18 óbitos. Dos 1.331.776 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.279.954 já são considerados recuperados, 23.985 encontram-se ativos e 27.837 tiveram óbito confirmado.
Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.724.530 casos descartados 299.477 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 55.966 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Fonte: As informações são de assessoria
As exportações baianas atingiram a marca de US$ 9,9 bilhões em 2021, um aumento de 26,3% em relação ao ano anterior. De acordo com o Informe Executivo de Comércio Exterior, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), esse cenário positivo deve-se a retomada da atividade econômica decorrente do avanço da vacinação no combate a pandemia do covid-19 e alta dos preços das commodities.
O estado da Bahia segue na liderança no Nordeste, e suas exportações representam 48% do volume que a região exportou no ano passado. A Indústria de Transformação teve uma participação de 62%, a Agropecuária 29,6% e a Indústria Extrativa 7,5% no volume das vendas para o mercado internacional.
“Tivemos um crescimento espetacular nas exportações de bens minerais, que saltou 212,7% de 2021 para o ano anterior. Foram US$ 239 milhões em 2020 para US$ 747,4 milhões no ano passado. Isso revela o trabalho que a SDE vem fazendo para atrair novos empreendimentos na área da mineração, e também apoiando fortemente as empresas que já estão instaladas na Bahia e pretendem expandir suas produções”, declarou o titular da SDE, Nelson Leal.
Painéis solares
Os químicos e Petroquímicos, por sua vez tiveram um crescimento de 67,2% no valor exportado, chegando a um total de US$ 1,3 bilhões em 2021, frente a US$ 787 milhões em 2020, e Borrachas com alta de 46,7% também merece destaque, saindo de US$ 105,7 milhões em 2020 para U$$ 155,1 no ano passado.
Na pauta de importações, um dado revela a pujança do mercado de energia solar na Bahia, o aumento de 902,1% na compra de painéis solares, que saiu de US$ 22,1 milhões em 2020 para US$ 221,9 milhões no ano passado.
Fonte: As informações são de assessoria
Na tentativa de aglutinar ainda mais apoios visando as eleições ao Governo do Estado, em outubro deste ano, o senador Jaques Wagner (PT-BA), candidato da sigla ao Palácio de Ondina, afirmou que vem conversando com siglas que outrora faziam parte do espectro político petista, a exemplo do MDB.
Além disso, em entrevista ao Portal M!, na rádio Nova Brasil FM, nessa segunda-feira (24), Wagner disse que também vai buscar diálogo com o PDT, que recentemente sinalizou o desembarque do grupo, direcionando o apoio total ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM/UB).
“Estamos conversando sim com o MDB. Eles estiveram conosco no primeiro mandato e agora estamos tentando fazer uma aposta de futuro. Atualmente, o MDB tem um deputado estadual e nenhum federal na Bahia. Ao lado do ex-prefeito, o partido não está em uma posição do seu tamanho. Isso chama a atenção pela forma de como o lado de lá trata os aliados”, disse Wagner.
“Também vou dialogar com outros partidos, como o PDT. Do lado de lá, a promessa é a de que o ex-prefeito [ACM Neto] iria apoiar o Ciro, mas já caiu fora. Além disso, disse que ia botar um vice do PDT, mas sabemos é uma pessoa do grupo dele”, salientou.
“O outro lado faz um esforço grande, mas não vão puxar ninguém. É mais fácil a gente puxar, ainda mais com a presença do presidente Lula no Nordeste. O ex-prefeito ainda está sem caminho e isso é um problema pra ele”, cutucou Wagner.
Fonte: Muita Informação
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...