Domingo, 12 de Dezembro de 2021
BAHIA

A produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas chega ao 11º mês do ano com estimativa positiva de 10,45 milhões de toneladas (t) em 2021, o que representa crescimento de 3,9% na comparação com a safra 2020. A safra recorde de soja e alta na produção de cacau e de uva são os destaques da lavoura baiana este ano. Os números da produção industrial no Estado também se mantiveram positivos, sobretudo em um momento em que a média da produção nacional apresentou recuo. Em outubro, o crescimento baiano foi de 2,7% frente ao mês de setembro. No mesmo período a média da produção nacional registrou recuo de 0,6%.

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, comemorou o crescimento da safra. “Muito em breve, o Médio São Francisco, que desponta como uma nova fronteira agrícola na Bahia, vai contribuir ainda mais nestes resultados de safras. Temos investido em tecnologia, infraestrutura, educação e atração de novos investidores. O Polo Agroindustrial é uma realidade, além de lavouras de cana-de-açúcar, teremos toda parte da industrialização com a produção de etanol e açúcar. Já o cacau tem ganhado espaço no Oeste baiano, estive esta semana na região com técnicos da Ceplac que atestaram potencial da região”, afirma.

A produção de soja deverá alcançar a máxima histórica. Foram colhidos 6,8 milhões de toneladas este ano, o que corresponde a uma alta de 12,6% em relação a 2020. A área plantada com a oleaginosa somou 1,7 milhão de hectares, que superou em 4,9% a de 2020, e o rendimento médio esperado da lavoura ficou em 4,0 t/ha.

“A análise cuidadosa dos números do IBGE apresenta um crescimento consistente da agricultura baiana. Tivemos ótimas performances com soja, cacau, uva, banana, laranja, dentre outros produtos. Embora tendo havido decréscimo em algumas cadeias produtivas, que atuaremos de maneira forte para identificar entraves e sana-los, é importante se frisar que, no cômputo geral, os números demonstram a força de uma agricultura que, mesmo diante do cenário desfavorável da pandemia, continua a crescer, gerando riquezas para o Estado, criando postos de trabalho e aumentando a renda das famílias”, avaliou o secretário da agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira.

Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou produção de 5,5 milhões de toneladas, alta de 7,3% em relação à safra anterior. A estimativa da produção do cacau foi acrescida, projetada em 132,1 mil toneladas, o que representa aumento de 11,9% na comparação com 2020.

As estimativas para as lavouras de banana (878,5 mil toneladas), laranja (634,3 mil toneladas) e uva (61,3 mil toneladas) registraram, respectivamente, variações positivas de 3,4%, 0,2% e 35,1%, em relação à safra anterior.

Produção industrial

A principal contribuição positiva da indústria baiana foi em Derivados de petróleo (8,8%), influenciada, principalmente, pela maior fabricação de óleo diesel, óleo combustível e parafinas. Outros setores que apresentaram resultados positivos foram: Extrativa mineral (14,9%), Celulose, papel e produtos de papel (5,7%), Couro, artigos para viagem e calçados (9,6%), e Produtos alimentícios (3,1%).

“A indústria baiana segue crescente na recuperação das suas atividades e temos a indústria mineral, por exemplo; com 14% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado. É importante reforçar que graças ao processo de vacinação contra a covid-19 estamos retomando toda força da nossa indústria. A SDE continua assinando novos protocolos de intenções para ampliar atividades já existentes em nosso estado, mas também para implantação de novas indústrias na Bahia. Estamos recuperando cada vez mais empregos para gerar rendas para o nosso povo e novas receitas ao estado e municípios”, disse Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.

As informações, divulgadas nesta quinta-feira (9), fazem parte do décimo primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 11 de Dezembro de 2021
BAHIA

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 14 óbitos confirmados por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.384. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Devido ao ataque de hackers sofrido pelo Ministério da Saúde no início da manhã dessa sexta-feira (10), não foi possível a divulgação do boletim epidemiológico completo. Os sistemas e banco de dados da pasta permanecem indisponíveis até o momento.

Fonte: Ascom - Sesab



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 11 de Dezembro de 2021
BAHIA

Novos parques eólicos, Ventos de São Mateus e de São Paolo Energias Renováveis devem investir R$ 2,7 bilhões na cidade de Casa Nova e R$ 1,4 bilhão no município de Rodelas, respectivamente. Este é um dos objetivos da assinatura de protocolos de intenções realizado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as empresas Ventos De São Paolo Energias Renováveis S.A e a Ventos De São Mateus Energias Renováveis S.A, nessa quinta-feira (9).

Somados, a expectativa é que os empreendimentos gerem aproximadamente 4.200 novos postos de trabalho na fase de construção, e 18 empregos diretos na fase de operação. Em Rodelas, a capacidade instalada deve chegar a 1.445 GWh/ano. Já na cidade de Casa Nova a o parque eólico pretende chegar a 3.768 GWh/ano de capacidade instalada.

“São investimentos expressivos na região norte do nosso Estado, gerando emprego, renda e melhores dias para o povo do interior. Esses investimentos geram também receitas para os municípios que são devolvidos para sociedade com melhorias nos atendimentos básicos para população. Estamos, sem sombra de dúvidas, nos consolidando definitivamente nas produções de matrizes energéticas renováveis na Bahia”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.

A implantação destas novas centrais eólicas destinadas à geração de energia elétrica no estado contribui para firmar a Bahia como líder na geração de energias renováveis no Brasil. Nos protocolos assinados, os empreendimentos de energia eólica se comprometem em priorizar e promover o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo de produção. Está ação é mais um instrumento socioeconômico e produtivo no Estado que tem como objetivo a retomada do crescimento da economia e a redução das desigualdades sociais, através do desenvolvimento industrial e comercial.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021
BAHIA

Aliados do senador Otto Alencar (PSD) dizem que não há jeito de ele aceitar uma composição em torno da chapa a ser liderada por Jaques Wagner (PT) a governador que implique na entrega do governo a João Leão (PP) por nove meses.

Seria, segundo uma fonte política muito próxima do senador, a única iniciativa que poderia levá-lo a romper com o grupo de Wagner e do governador Rui Costa (PT). O senador também não topa fazer o filho candidato a vice. Para ele, é disputar a reeleição ao Senado ou sair de cena no grupo com o qual vem trocando apoio há anos.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021
BAHIA

Uma grande parte da batata inglesa consumida na Bahia e em demais estados do Nordeste vem da Chapada Diamantina. Os municípios chapadeiros de Mucugê e Ibicoara, juntos, produzem mais de 99% do tubérculo no estado. Os dois municípios são favorecidos pela localização estratégica para o abastecimento do Nordeste do Brasil e as experimentações com a cultura tiveram início há mais de 30 anos, com a vinda de empreendedores do agronegócio de outros estados. O clima, proporcionado pela altitude média de 1.100 metros acima do nível do mar, favorece a produção na região.

Os municípios se tornaram o segundo e quarto maiores produtores do Brasil em 2020, com 234.630 toneladas e 156 mil toneladas, respectivamente. De acordo com o coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da Seagri, Marcelo Libório, a produção baiana está restrita a poucos empreendimentos de grande porte, com uso de tecnologia de ponta.

Ainda segundo pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, os resultados do ano passado deixaram a Bahia em quarto lugar no ranking dos estados produtores, com crescimento de 30,1% sobre o ano anterior.

Para sustentabilidade da bataticultura e outras culturas que demandam irrigação, os próprios empreendimentos de grande porte, de acordo com o secretário de agricultura de Ibicoara, Gilmadson Junior, já testam o cultivo com gotejamento – “muito mais econômico que o modelo atual com pivô central”, disse ao reforçar ser uma tecnologia com menor utilização de água.

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 07 de Dezembro de 2021
BAHIA

O pré-candidato a governador da Bahia ACM Neto (Democratas/ União Brasil) participou no último domingo (5) da inauguração do estádio de Wenceslau Guimarães e afirmou que “é possível fazer tudo pelo estado e mudar o futuro do povo baiano”. No município, Neto foi recepcionado pelo prefeito Carlos Alberto Liotério, popularmente conhecido como Kaká (Republicanos).

Também participaram do ato de inauguração deputados, prefeitos da região e lideranças de diversos municípios do estado. O Estádio Claudionor Silva Oliveira, como foi denominado o equipamento, era um sonho da população de Wenceslau Guimarães, cidade localizada no Sudoeste baiano.

“Quando a gente vê um sonho como esse de trinta, quarenta anos, a cidade esperava pelo seu estádio e agora se tornou realidade, então, essa inauguração, prefeito Kaká, ela também nos inspira, nos dá força, nos faz sair daqui acreditando que é possível fazer tudo pela Bahia e mudar o futuro do povo baiano”, afirmou ACM Neto.

“Onde eu chego, tenho falado em sonhos. Eu tenho falado em sonhos porque é importante nós sabermos quais são os sonhos do povo baiano. Quais são os nossos anseios? O que a gente espera para o futuro? Mais do que isso, a gente pode levar uma mensagem aos baianos mostrando que muitos sonhos podem se transformar em realidade. Basta ter gente séria, comprometida, trabalhadora”, continuou.

Ao falar sobre os desafios de administrar cidades, ACM Neto falou ainda sobre sua gestão como prefeito de Salvador. “Quando eu cheguei em Salvador, a capital estava vivendo um dos piores momentos da sua história. Infelizmente, a cidade estava destruída, mal cuidada, abandonada. As pessoas estavam desiludidas e desencantadas. E nós aos poucos fomos transformando a realidade de Salvador”, disse.

“Eu sei como é duro ser prefeito. Eu sei como é difícil administrar uma cidade, e não interessa ser uma cidade de 3 mil habitantes, de 30 mil habitantes ou como Salvador, de 3 milhões. E eu sei o orgulho, a satisfação que é para um prefeito fazer alguma coisa que vai mudar a cara da cidade. E quando a gente vê hoje um desse estádio tão bonito sendo entregue, meu Deus do céu, que milagre, que coisa maravilhosa. Somente o trabalho, o esforço, a confiança e a luta de um prefeito como Kaká é capaz de tornar possível uma obra como essa”, elogiou Neto.

Presente à inauguração, o deputado federal Paulo Azi elogiou a administração de Kaká e se comprometeu a alocar recursos para garantir a iluminação do estádio. “A partir de janeiro de 2023, com a vitória de ACM Neto, Wenceslau Guimarães e todas as outras cidades da Bahia terão a esperança de volta em um governo que vai dar atenção para todos os baianos”, disse Azi.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2021
BAHIA

Começa nesta segunda-feira (6), e segue até o dia 28 de dezembro, a renovação da matrícula para o ano letivo 2022 dos estudantes da rede estadual de ensino devidamente matriculados e com frequência regular no ano letivo 2021. A matrícula para alunos novos será realizada no mês de janeiro em datas a serem divulgadas em portaria da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Para a renovação de matrícula, o estudante maior de 16 anos ou responsável legal deverá comparecer a unidade escolar onde o estudante está matriculado para assinar a lista de renovação. Será obrigatória a atualização cadastral, com a apresentação do original e da cópia de documentos como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Vacinação.

A orientação é para que os estudantes, pais ou responsáveis procurem verificar se há ausência de documentos junto à secretaria escolar. O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Educação, Manoel Calazans, explicou que o Estado garante vaga para todos aqueles que procurarem, mas destacou que os estudantes da rede precisam fazer a renovação.

“Caso o estudante da rede não faça a renovação, ele corre o risco de perder a vaga na escola onde já está matriculado. É importante tranquilizar as famílias sobre a oferta de vagas que é garantida para todos nas diferentes modalidades. Também é necessário dizer que não precisa fila tanto para fazer a renovação quanto para a matrícula, cujo processo será realizado com o todo planejamento nas datas a serem divulgadas”, aponta Manoel.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
BAHIA

Com as recentes declarações do governador Rui Costa (PT) admitindo a possibilidade de concorrer ao Senado em 2022, as especulações de que ele já teria combinado a candidatura com o senador Jaques Wagner (PT) foram ampliadas. As especulações também se estendem sobre provável proposta de chapa que contemplaria o PP e PSD, principais aliados.

Segundo arranjo que tem circulado no PT nacional, o senador disputaria o governo, Rui o senado e o PSD ficaria com a vaga de vice na chapa para o deputado federal Otto Alencar Filho.

Já o PP seria beneficiado com um processo de liderança ou renúncia de Rui, emplacando o atual vice-governador, João Leão, no governo entre seis e nove meses. Logo, a novidade, propriamente, seria o surgimento do nome do filho do senador Otto Alencar, cacique baiano do PSD, no páreo.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
BAHIA

O ex-deputado federal e presidente do Partido Liberal na Bahia (PL), José Carlos Araújo, comemorou em entrevista ao Portal M! a filiação do presidente Jair Bolsonaro à sigla. Segundo o político baiano, qualquer partido se sentiria feliz em ter o presidente como um filiado.

“A entrada do presidente no partido é muito boa. Qualquer partido se sentiria feliz de ter o presidente da República. Isso só faz crescer. O que a gente vê é isso. Muita gente vai querer entrar no partido com a chegada do presidente”, projetou.

Araújo também descartou os rumores que poderia perder o comando do partido na Bahia. “Não vi essa especulação. Fui apresentado a todos pelo presidente como presidente da legenda na Bahia”, pontuou.

Sobre as eleições de 2022, José Carlos Araújo disse que é preciso aguardar como será o posicionamento para a sucessão do governo do estado. “Já que João Roma está filiado ao Republicanos e o partido disse que não terá candidato na Bahia”, afirmou.

Após dois anos sem estar em um partido político, o presidente Jair Bolsonaro assinou sua filiação ao PL ontem (30) em um evento em Brasília. Em seu discurso, o presidente afirmou que, no PL, quer ajudar a compor bancadas para as eleições 2022 a fim de “fazer melhor para o Brasil.

Fonte: Muita Informação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021
BAHIA

O ex-deputado federal e membro do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, declarou, na manhã desta terça-feira (30) que, nem ele nem o presidente estadual da sigla, Alex Futuca, irão ao evento de lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador (DEM/União Brasil) ao governo da Bahia, na quinta-feira (2). “Eu não vou e nem o presidente do partido, o Futuca, vai. O partido oficialmente não vai, podem ir filiados, mas a cúpula não vai e o MDB não estará oficialmente no evento”, escreveu Lúcio após ser questionado em um grupo de WhatsApp.

Lúcio, que já declarou que mantém diálogo com os três principais nomes para a disputa do governo estadual em 2022 – além de Neto, João Roma (Republicanos) e Jaques Wagner (PT) – disse que filiados ao partido, entretanto, estão liberados para ir ao evento no Centro de Convenções de Salvador. “O partido não tomou decisão sobre a eleição estadual, o partido apoia o governo Bruno Reis, mas na sucessão estadual não decidimos. Quando o partido tomar a decisão vamos ao evento do nosso candidato”, escreveu Lúcio no citado grupo de WhatsApp. 

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp