A droga aprenedida pelos militares (Foto: Divulgação)
Policiais militares da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido e da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma sacola plástica contendo meio quilo de maconha prensada.
O caso ocorreu na última quinta-feira (13), na localidade de Gameleira, zona rural da cidade de Barro Alto, na região de Irecê. Um menor de 16 anos foi apreendido.
Em nota, a polícia informou que fazia buscas a um suspeito identificado por Anderson dos Santos Ramos, o Dan paulista, que não foi localizado.
A droga e o adolescente foram apresentados à delegacia de Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Retroescavadeira trabalhando na remoção do material (Foto: Divulgação)
Tubulação está submersa em túnel na BA-052 (Foto: Divulgação)
Devido à interrupção do funcionamento do Sistema Adutor do São Francisco, há dois dias, a Embasa está captando água na Barragem de Mirorós, emergencialmente. A Adutora do Feijão já entrou em operação no final da tarde de ontem (13). O uso emergencial da água da barragem está dentro da margem da outorga mensal prevista, e deve acontecer apenas durante o fim de semana, quando o fornecimento de água deverá ser restabelecido.
Adutora do São Francisco – O funcionamento da Adutora do São Francisco foi interrompido na madrugada da última quarta-feira (12), após vazamento em um trecho da tubulação. O ponto de quebramento está situado em uma área de baixada, dentro de um túnel que atravessa a BA-052, onde a adutora está instalada. As últimas chuvas que caíram na região alagaram a área, e o volume da água acumulada aumentou com o vazamento na adutora.
Os trabalhos foram suspensos na noite desta qauinta-feira (13), devido à dificuldade de acesso ao trecho danificado. Amanhã, sexta-feira, as equipes retornarão ao local, para concluir o conserto da tubulação.
Equipes da Embasa têm dificuldade em acessar o trecho (Foto: Divulgação)
Com a operação da Adutora do Feijão em conjunto com a Adutora do São Francisco, será possível reforçar o fornecimento de água nas 16 cidades atendidas pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê.
Cidades Afetadas: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, além dos respectivos povoados.
Fonte: Ascom/ Embasa Irecê
Dois suspeitos de roubar uma motocicleta no povoado de Caldeirão do Jacó, zona rural da cidade de João Dourado, na região de Irecê, foram mortos em confronto a Polícia Militar. O caso correu no último domingo (09).
Os suspeitos foram identificados por Alexsandro dos Santos, o "Guguete", 27 anos, natural de Pojuca-BA, com diversas passagens pela polícia e Felipe Sebastião da Silva Costa, natural de João Dourado-BA, também com diversas passagens, inclusive por roubo de motocicletas.
Com os resistentes foram apreendidos, inicialmente, os seguintes materiais:
▪ 03 (três) celulares, sendo um deles da vítima;
▪ Motocicleta Honda/CG, p/p EWG-6743;
▪ 01 (um) revólver calibre 38, carregado com seis cartuchos, sendo três percutido (pinado) e três intactos.
A PM informou que após a prestação de socorro, a guarnição retornou ao local da ocorrência para remover a motocicleta utilizada pelos acusados quando encontrou no chão, a segunda arma de fogo utilizada no crime, um revólver, calibre 38, com quatro cartuchos intactos e dois deflagrados.
Ainda segundo a nota, a guarnição recebeu uma ligação anônima no celular funcional da viatura, informando que existia uma casa no bairro Gogó da Ema, em João Dourado, que estava sendo utilizada pelos envolvidos no confronto. De imediato foi feito o deslocamento até o local, sendo encontrados no interior da residência os seguintes materiais:
▪ 05 (cinco) pacotes de maconha, pesando 5,125 kg (cinco quilos e cento e vinte e cinco gramas);
▪ 1.397 (um mil trezentos e noventa e sete) pinos de cocaína, pesando 1,025 kg (um quilo e vinte e cinco gramas);
▪ 03 (três) estojos calibre 7,62;
▪ 03 (três) cartuchos calibre 7,62 intactos;
▪ 03 (três) estojos calibre . 40.
Todo o material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.
Fonte: Central Notícia
O presidente da Câmara de Vereadores de Central, na região de Irecê, Valdir Belarmino (PT), foi reeleito para um novo mandato (2019/2020), durante sessão realizada na manhã desta segunda-feira (10). Valdir encabeçou chapa única e foi reeleito com 9 dos 11 votos da Casa (vídeo).
Com todos os vereadores presentes, o processo que culminou na reeleição de Belarmino transcorreu com tranquilidade. Na ocasião, também foram reeleitos os vereadores Valdir Martins (vice-presidente), José James (1º secretário) e Renato Santana na (2ª secretaria) da casa.
A articulação para a recondução de Valdir Belarmino ao cargo de presidente do poder legislativo não foi difícil. Meses atrás, foi até cogitada uma chapa com nomes diferentes na casa, mas a ideia foi descartada. Ao fim da sessão de hoje, o presidente reeleito fez um discurso de agradecimento aos seus pares pela confiança outorgada para gerir mais um mandato.
À reportagem, Valdir disse foi renovada a responsabilidade, pois não é fácil exercer o cargo de vereador em uma cidade pequena, onde a demanda é alta. “ Quero agradecer aos companheiros aqui da casa pela confiança. Vai ser a segunda vez que vou presidir o poder legislativo, e para mim é uma honra poder representar a sociedade centralense na câmara. Fui eleito em chapa única com nove votos. Só tenho que agradecer mesmo”.
O presidente reeleito ainda falou que para o próximo ano pretende aumentar a estrutura física do plenário da casa a fim de acomodar mais pessoas em eventos maiores, como na posse de prefeitos e vereadores, por exemplo.
“ 2018 foi um ano atípico, onde passamos por sérias dificuldades sociais e econômicas, mas esperamos que o ano que se aproxima seja bem melhor. Quero desejar a todos o centralenses um 2019 repleto de paz, prosperidade e saúde”, completou.
Participaram também da sessão, alguns secretários municipais, o gerente da agência do Banco do Brasil, João Luis Rodrigues, tenente Robson Castro Amorim, representando a Polícia Militar, a vice-prefeita Jorgina Guedes, a primeira-dama Dulce Filha e populares.
Moção de Aplausos
Ainda na sessão desta segunda, a Câmara de Vereadores de Central aplaudiu e homenageou João Luis Rodrigues do Nascimento, gerente da agência do Banco do Brasil de Central.
João Luis é uma pessoa responsável, competente, carismática e tem prestado relevantes serviços à população centralense. Ele conheceu a cidade ainda nos idos de 1980 e no início de 2017, foi convidado para gerenciar a agência local, que à época, estava fechada em decorrência de explosões.
Além do bom atendimento, João Luis disponibilizou programas importantes e diversas linhas de crédito para o fomento de empresas e da agricultura familiar. Mas uma decisão recente da Superintendência do Banco do Brasil, incubiu João Luis para para outro desafio que é gerir uma nova agência na cidade de Iraquara, na região da Chapada Diamantina, onde deixará uma grande lacuna ao município de Central.
Fonte: Central Notícia
No começo da noite da última sexta-feira (08), por volta das 18h45m, Guarnição Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, durante patrulhamento no povoado de Soares, zona rural da cidade de América Dourada, na região de Irecê, procedeu com abordagem em um bar.
A polícia informou que a equipe visualizou uma motocicleta Honda CG 150 Fan, cor vermelha, sem placa de identificação e com numeração de chassi suprimida. O proprietário não foi localizado.
De acordo com a polícia, diante da possibilidade de restrição de roubo, além das adulterações constatadas, a motocicleta foi apresentada à delegacia de Polícia Civil local.
Fonte: Central Notícia
Na tarde do último sábado (01), um acidente de carro que ocorreu na localidade de Aguada Nova, zona rural da cidade de Lapão, região de Irecê, ceifou a vida de Uilton Oliveira Borges, 26 anos.
Um segundo ocupante do veículo, que capotou, ficou ferido e foi levado para uma unidade hospitalar da região. As causas do acidente serão investigadas pela polícia.
O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê.
Fonte: Central Notícia
No dia 07 de novembro deste ano foi registrado boletim de ocorrência versando sobre o crime de dano, situação de violência doméstica na modalidade patrimonial.
Na ocasião, a Polícia Civil de Cafarnaum foi até o local do fato e constatou que o autor, Erivaldo Gonzaga, havia destruído todos os móveis da vítima, sua ex-companheira, Sandra Nascimento.
Diante da situação apresentada, a perícia foi chamada para constatar os danos, e, de posse do laudo pericial e depoimentos de testemunha, esta autoridade policial representou pela prisão do suspeito.
Decretada a prisão preventiva, a Polícia Civil de Cafarnaum, na regiãod e Irecê, com apoio da Guarda Municipal foi até a residência do infrator, porém sem êxito. No entanto, na manhã de hoje, Erivaldo se apresentou na unidade policial com um advogado para ser ouvido, momento que foi dada voz de prisão ao suspeito que permanece custodiado á disposição da justiça.
Neste ano já foram instaurados mais de 30 Inquéritos Policiais para apurar crimes envolvendo violência doméstica e familiar no município de Cafarnaum, sendo a representação pela prisão do suspeito, quando ha reincidência ou certa gravidade no fato, uma ação costumeira da Polícia Civil deste município.
Tal atitude visa coibir crimes de violência doméstica, principalmente contra a mulher, nesta cidade, além da tentativa de diminuir esta modalidade criminosa.
Do mês de novembro de 2017 ao mês de novembro de 2018 já houve uma redução de 30% nestes crimes.
Fonte: Polícia Civil/ Delegado Alex Nunes
Ministério Público da Bahia denunciou o prefeito de Uibaí, na região de Irecê, Ubiraci Rocha Levi, pela prática de nepotismo. No pedido, a promotoria exigiu a condenação dos envolvidos por improbidade administrativa que acarreta em ressarcimento, perda de função pública e suspensão de direitos políticos e multa de 100 vezes o valor recebido.
Por violação aos princípios administrativos, o Ministério Público da Bahia ajuizou uma ação civil pública citando o prefeito de Uibaí, Ubiraci Rocha Levi e alguns agentes públicos nomeados.
A referida ação é resultado da cobrança dos vereadores da oposição, bem como do sério trabalho da Promotora Drª Edna Márcia contra a prática de nepotismo, apurada e constatada após oitiva dos acusados.
A denúncia partiu dos vereadores de oposição em fevereiro de 2017. Na oportunidade, o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar nomeações de parentes do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores de Uibaí.
Notificado e recomendado pelo MP (Ministério Público), o prefeito exonerou alguns dos denunciados, a exemplo da sua esposa e do irmão do vice-prefeito.
De acordo com a ação, os agentes públicos violaram os princípios da administração pública e praticaram atos de nepotismo, vedados pela Súmula Vinculante nº 13-STF e pela aplicação analógica da Resolução nº 07-CNJ, importando, logo, na caracterização de atos de improbidade administrativa, sujeitando-os às penalidades da Lei nº 8.429/1992 (LIA).
Na ação, o MP pede, ao final do julgamento, condenar os citados pela prática de improbidade administrativa e aplicar sanções previstas na lei (ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil em até 100 (cem) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos".
Fonte: MP-BA
Um homem de 34 anos foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (27), na localidade de Baixa do Vigário, zona rural da cidade de Canarana, na região de Irecê. A vítima identificada por Gessivânio Vieira da Silva e o autor que segue foragido são primos.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima estava num bar, no último domingo (25), quando discutiu com o primo. Ainda conforme a polícia, após ameaça e desentendimento, a vítima foi alvejada pelos disparos na manhã de hoje. Conforme a Polícia Civil, foram três tiros que ceifaram na hora a vida de Gessivânio.
Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal de Irecê.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.
Fonte: Central Notícia
N atarde desta segunda-feira (26), por volta das 16h, uma Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido quando em patrulhamento no povoado de Soares, zona rural do município de América Dourada, região de Irecê, recuperou uma motocicleta Honda CG 150 FAN ESI, vermelha, sem placa.
Em nota, a polícia disse que após consulta do chassi no sistema MOP/SINESP foi constatada que tratava -se de um veículo com restrição de furto/roubo, sendo sua placa policial OFC-8984/Campina Grande-PB.
Ainda conforme a publicação, o condutor foi identificado por Joebio de França Teixeira. Motocicleta e condutor foram conduzidos para a delegacia de América Dourada para as medidas cabíveis.
Fonte: Central Notícia
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...