Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Central

A FEDERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO ESTADO DA BAHIA – FESPUMEB, é uma entidade sindical de nível superior que representa mais de trezentos mil servidores municipais no Estado da Bahia, vem, a público informar que, em parceria com o SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CENTRAL, BAHIA, uniram forças para combater os desrespeitos aos direitos trabalhistas praticados pelo prefeito municipal contra os servidores municipais.

Aproveitamos o ensejo e esclarecemos a população que, ao contrário do que vem pregando o prefeito municipal desta cidade, os professores municipais buscando melhor qualificação profissional, fizeram legalmente cursos junto a Faculdade Vale do Cricaré, entretanto, o município instaurou processos administrativos para investigar a autenticidade dos certificados emitidos por aquela Faculdade, chegando até insinuar de forma leviana que, professores tinha “falsificado certificados”, porém, alegou que caso aquela Faculdade atestasse a autenticidade desses certificados imediatamente retornaria o pagamento da gratificação retirada desses professores.

Ocorre que, atendendo à solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos de Central, Bahia, este no dia 07/10/2019 recebeu o parecer jurídico datado de 02/10/2019 emitido pela Faculdade Vale do Cricaré o qual atesta a autenticidade de todos os certificados emitidos para os professores deste município, cujo parecer foi proferido em pedido de informações solicitado por esse município àquela faculdade, cujo trecho colacionamos abaixo:

Dessa forma, ficou claro que, os professores de Central, jamais falsificaram certificados, como insinuou de forma equivocada o prefeito municipal, pois, senhor prefeito, esses profissionais são pessoas do bem e que trabalham para honrarem o seu próprio sustento, enquanto o senhor esquece que é funcionário do povo e vem perseguindo esses trabalhadores, inclusive sem pagar corretamente os seus salários, atitude esta que desde já repudiamos por não ser admitido no Estado Democrático de Direito e tomaremos todas as medidas legais e necessárias para combater essas atitudes perversas que contraria os princípios constitucionais.

O que nos surpreende, é arrogância, prepotência e hipocrisia do prefeito de Central, onde em discurso na Câmara de Vereadores, no dia 11/11/2019, “batendo a mão na tribuna” “como se fosse um imperador!”, tentando intimidar todo o público ali presente, buscando de forma maliciosa, deixar a transparecer que o corte na remuneração dos professores foi legal, quando na verdade já tem conhecimento que a Faculdade Vale do Cricaré já emitiu parecer jurídico atestando a autenticidade desses certificados, então o município não restabelece esses pagamentos, somente pelo fato de ter um prefeito que persegue o trabalhador e não quer o bem da educação, pois, os professores deste município já foram tão castigados que muitos já não tem mais psicológico para suportar a sala de aula e com isso quem acaba perdendo é a população, pois, o professor é uma peça importante na formação educacional do cidadão.

Para o Presidente da FESPUMEB-BA: “O chefe do poder executivo de Central - BA está adstrito à lei, ou seja, está obrigado a cumprir fielmente todas as leis, e a legislação municipal está nesse arcabouço jurídico. O não cumprimento, bem como, a forma e circunstância em que ocorrem essas supressões de direitos dos servidores, por ordem direta ou por conveniência do gestor ao arrepio da lei, é uma afronta ao estado democrático de direito, surgindo então o direito dos servidores em buscarem através de suas entidades representativas, os meios mais efetivos dentro da lei, para salvaguardar os servidores. ”

Enfim, esclarecemos a população de Central que, conforme parecer jurídico emitido pela Faculdade Vale do Cricaré todos os certificados emitidos para os professores deste município são autênticos e a diminuição da remuneração destes professores é mais um ato ilegal e vingativo praticado contra esses profissionais por parte da gestão municipal, porém, buscaremos os meios jurídicos para garantir o restabelecimento desses pagamentos já que, a gestão municipal age de forma desumana cortando o salário do trabalhador que necessita desses recursos para o seu sustento diário e muito deles ainda tem filhos estudando fora da cidade o que piora ainda mais a situação, mas esperamos que dias melhores virão para o município de Central. Lembrem-se “Juntos somos e seremos mais fortes! ”

Fonte: FESPUMEB



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 09 de Novembro de 2019
Central

Equipe da Central Embalagens

Foi inaugurada nessa sexta-feira (08), a loja Central Embalagens. A empresa é especializada em embalagens,  produtos descartáveis variados, artigos para festas e bomboniere.

A loja vende no varejo e atacado. A Central Embalagens é ideal para atender empresas do setor alimentício, como padarias, lanchonetes e sorveterias de Central e região.

A empresa foi concebida por Carlos Antônio Félix, que tem larga experiência no comércio. “Nossa ideia em investir no ramo de embalagens veio a partir da necessidade local. Possuímos uma ampla quantidade de produtos e atenderemos a clientela em geral e estabelecimentos variados” - disse.

Antônio ressalta que o foco da empresa está em produtos para festas, embalagens e bomboniere. “Mas lembro que nesse período de final de ano, temos à disposição da população, lindas árvores e enfeites de natal com preços de inauguração”.

A Central Embalagens está localizada na Praça do Comércio, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9985-4101. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 07 às 18h e, aos sábados, das 07 às 15h – não fecha no horário de almoço.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019
Central

Em resposta a comunidade estaremos realizando visita técnica e notificando os responsáveis. Mas como vigilância sanitária estamos buscando junto ao jurídico uma resposta, devido ao código sanitário que descreve que a criação de animais está restrito à área rural sem causar danos a terceiros.

Espero que outras pessoas nos procure para denunciar uma vez que em nossa cidade são corriqueiras essas denúncias. Ainda não havia chegado a denúncia do povoado do maxixe, mas em outros povoados já havia sido resolvido porque infelizmente a criação na sua maioria e de forma desorganizada.

Na certeza que estaremos buscando parceria com setores de agricultura, e até financiadores de projetos de suinocultura e meio ambiente na resolução do problema não só na sua comunidade mas também em outras que encontram-se nesta situação.

 Carol Carvalho, Coordenadora da Vigilância e Saúde

Fonte: Coordenação da Vigilância e Saúde



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019
Central

Prezados servidores,

Comunicamos que atendendo a deliberação da assembleia realizada no dia 30/10/2019, hoje (05/11/2019) enviamos ofício para a prefeitura comunicando a suspensão das atividades no dia 08/11/2019, em razão da ausência de pagamento integral do décimo terceiro de 2018; suspensão do pagamento da gratificação de curso de aperfeiçoamento profissional dos professores que fizeram esses cursos na Faculdade Vale do Cricaré e mesmo esta faculdade já tendo atestado a autenticidade desses certificados a prefeitura não restabeleceu esses pagamentos; ausência de pagamento do salário do mês de setembro/2019 para todos os servidores; Ausência de pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado.

Assim, convidamos a todos os servidores para às 08:00 do dia 08/11/2019 estarem presentes no sindicato onde faremos uma concentração em repúdio aos atrasos salariais e aproveitaremos para homenagear e relembrar o saudoso e inesquecível professor e sindicalista Aroldo Pereira de Souza.

Caso continue esses atrasos salariais voltaremos a convocar nova assembleia onde a categoria poderá deliberar por greve por prazo indeterminado.

Atenciosamente,

Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Central

Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos de Central



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 29 de Outubro de 2019
Central

A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, divulgou uma nota, onde convida todos os servidores para participar de uma Assembleia Geral Extraordinária na tarde desta quarta-feira (30), às 16h30, na sede da entidade.

A reunião terá a presença do assessor jurídico, o advogado Júnior Oliveira. Estão na pauta, atraso salarial e gratificação de curso de aperfeiçoamento cortada pela gestão municipal.

“Contamos com a presença de todos nessa assembleia, pois, trataremos de assuntos importantes em busca de melhorias para a categoria”, diz a nota.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019
Central

A deputada Fabíola Mansur (PSB) sugeriu ao governador Rui Costa a implantação de estrutura para operação e funcionamento do museu arqueológico do  município de Central, na região de Irecê. “Como é de conhecimento do meio acadêmico e daqueles que trabalham com arqueologia na Bahia, no Brasil e, principalmente, na região onde está localizado o município de Central, existem muitos achados arqueológicos importantes e um Museu criado com finalidade de cuidar, administrar e salvaguardar esses achados”, observou ela, na indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

De acordo com ela, não obstante  seu imensurável valor para a sociedade brasileira e para a comunidade científica geral, esse museu “não tem uma estrutura descente que oportunize a sua exploração e as devidas condições necessárias para a utilização do patrimônio histórico existente”.

Para Fabíola, a existência de uma infraestrutura qualificada é condição sine qua non [essencial] para o funcionamento desse museu e será uma mola propulsora para o fortalecimento institucional das atividades “que propiciarão a transformação daquela região em uma das principais zonas de afluência do estado para estudos, turismo e prospecção de novos negócios”.

Fonte: Ascom/Deputada Fabíola Mansur



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
Central

Aconteceu no último sábado (19),  às 15h, no povoado de Larguinha, no município de Central, em local fechado, o pronunciamento de Dr. Genário, tornando público a sua pré-candidatura a prefeito desse município. O evento contou com a presença de vários políticos como os atuais vereadores José James, Roberto Cunha e Suesdras Dourado. Também estavam presentes, a ex-vereadora Mara Miranda, os pré-candidatos a vereadores José Neto (Xeleleu), Sandenberg (Galeguinho de Mara), Alexandre do Tanque Novo, o ex-prefeito do Mulungu do Morro e médico Dr. Amauri Lucena e demais lideranças e amigos presentes vindos de diversos povoados e da sede, que desejam ver  Dr. Genário assumir a pasta de prefeito a partir de Janeiro de 2021.

Na oportunidade, Dr. Genário falou que sua pré-candidatura nasce dos anseios da sociedade: "O povo por onde andamos nos 'quatro cantos' desse município conclamam por nossa pré-candidatura e dessa forma coloco meu nome para apreciação".

 No seu discurso, Dr. Genário falou também do seu compromisso que sempre teve com o funcionalismo público desse município, onde também já participou recentemente de reunião com a Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Central. Ele também fez menção à reabertura das escolas que foram fechadas nos povoados e falou que é contra cortes de direitos adquiridos dos professores e pretende sentar com a classe para um diálogo aberto em que todos saiam ganhando. Dr. Genário deixa claro que estará sempre aberto para tratar de todos os assuntos referentes à melhoria coletiva da nossa cidade.

Ante o exposto deixou claro que está aberto ao diálogo bem como a alianças futuras com todos os pré-candidatos e lideranças.

Fonte: Ascom - Dr. Genário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019
Central

Senhores professores do Município de Central, Bahia, após entrarmos em contato com prepostos da Faculdade Vale do Cricaré, ontem (09/10/2019) recebemos um parecer emitido por essa Faculdade atestando a validade dos certificados emitidos para os professores do município de Central. Diante dessa informação hoje entramos com um pedido administrativo junto a Comissão criada para conduzir os processos administrativos, requerendo o arquivamento desses processos e o consequente restabelecimento imediato do pagamento, inclusive de forma retroativa a data da suspensão, referente as gratificações suspensas decorrentes desses processos administrativos.

Agora, aguardaremos até a próxima semana resposta da gestão sobre o requerimento protocolado hoje pelo Sindicato e caso não tenhamos resposta tomaremos as medidas jurídicas cabíveis, pois, entendemos não haver mais motivos para continuidade desses processos administrativos.

Em breve faremos uma nova assembleia para passarmos maiores informações sobre esse assunto.

Atenciosamente,

DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CENTRAL

Fonte: SSPMC



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 08 de Outubro de 2019
Central

A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar aconteceu no último domingo (06) reunindo diversos eleitores que se dirigiram até o Colégio Professor Rosalvo Ferreira dos Santos, em Central. 28 candidados concorreram às cinco vagas. 

Órgão autônomo eleito pela sociedade, o Conselho Tutelar é responsável por acompanhar menores em situação de risco e denúncias sobre ataques ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros atuam em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos e podem ser acionados por qualquer cidadão por meio de denúncias anônimas.

Novos conselheiros tutelares:

  1. Aline Pereira Coutinho
  2. Lívia Mendes da Silva
  3. Maria Noeme dos Santos Moraes
  4. Patrícia Lopes de Abreu Carvalho
  5. Ângela Bonfim da Gama

Suplentes:

  1. Ana Cláudia Santana Maciel
  2. Rute Alves de Santana
  3. Maria das Dores da Conceição Rodrigues
  4. José Marcos Teixeira Souza
  5. Raquel Gomes de Santana Cruz

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp