Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
Política

A candidata a prefeitura de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), afirma que a sua primeira ação, caso eleita, será promover uma auditoria pública nas contas da prefeitura do município.

“A população de Morro do Chapéu anseia por uma transparência que não existe na atual gestão municipal. A partir do dia 1º de janeiro de 2020, vamos acabar com a mamata. Vamos abrir a caixa preta da prefeitura. Na nossa gestão, as políticas públicas terão a total transparência. Morro de Chapéu não aguenta mais essa falta de informações sobre as atividades e contas do município", protestou.

Lei da Transparência

A Lei da Transparência (nº 12.527), editada em 2009, tem entre suas funções ser mais uma ferramenta de controle das contas públicas. A Lei Complementar 131/2009 realizou diversas alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e passou a determinar a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A edição dos artigos 48,48-A,73-A e 73-B ampliou os mecanismos de controle, que antes eram exercidos apenas pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e pelos instrumentos previstos na Ação Civil Pública e na Ação Popular.

Dessa maneira, a lei veio a incentivar a participação da sociedade na fiscalização das contas públicas, na busca de dar efetividade à Constituição e fortalecer a democracia brasileira.

Fonte: Ascom -Juliana Araújo



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 26 de Setembro de 2020
Política

Na quinta-feira (24), o Partido Avante solicitou o registro de candidatura de Osmar Torres a fim de concorrer à Prefeitura de Central nas eleições 2020.

Toda documentação exigida foi encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Torres já foi prefeito de Central de 2001 a 2004 e também deputado estadual na década de 90.

O vice na chapa é Gildásio de Castro Dourado Filho (Dazinho), 62 anos, do mesmo partido, que conta com 09 candidatos ao cargo de vereador.

Osmar Torres é um político experiente. “ Tenho 85 anos de vida, trabalho e serviços prestados à região. Dirijo minhas empresas e gosto do faço. Quero voltar a administrar o município de Central para construir escolas, resgatar o esporte, incentivar a agricultura (como fiz quando estava prefeito), gerar empregos e melhorar a vida das pessoas no campo e na cidade”, falou.

 ‘Venceremos de forma digna e daremos a chance do centralense apostar na verdadeira mudança e se orgulhar do seu voto”, disse o candidato.

Além de Torres, mais outros 4 nomes fizeram os pedidos de candidaturas com vistas à disputa da Prefeitura de Central. São eles: Ilmário Caetano, Diehgo Maciel, Tarcísio Rodrigues e Renato do Boi (veja aqui).

Confira o cronograma eleitoral

  • 31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia;
  • 27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet;
  • 15 de novembro: 1º turno das eleições;
  • 29 de novembro: 2º turno das eleições;
  • 15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;
  • 18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
Política

Nomes foram definidos em convenção partidária e candidaturas serão registradas na Justiça Eleitoral até o dia 26 de setembro.

Veja os nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Irecê, cidade localizada na região norte da Chapada Diamantina, nas eleições de 2020, em ordem alfabética.

As candidaturas ainda dependem de confirmação da Justiça Eleitoral. Veja quem são:

Cleomar Santiago, 35 anos,  concorre ao cargo de prefeito pelo Partido Avante. O vice na chapa é o pastor Albérico Ferreira. Eles formam a chapa “Puro Sangue”. Não houve formação de coligação para a disputa eleitoral.

Elmo Vaz, 53 anos, concorre ao cargo de prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O vice na chapa é Erício Batista do Partido dos Trabalhadores (PT). Eles integram a coligação “Irecê, o Trabalho não Pode Parar”, que é formada por seis partidos: PSB, PT, PC do B, PL, REDE e PDT. 

Leonardo da Silva, Léo da Unibel, 41 anos, concorre ao cargo de prefeito pelo Partido Democratas (DEM). O vice da chapa é Hidelbrando Seixas, mais conhecido por Doinha (PP). Eles integram a coligação "Juntos Por Uma Nova Irecê" que é formada por três partidos: DEM, Progressista e PSDB.

Luizinho Sobral, 43 anos,  concorre ao cargo de prefeito pelo Podemos (Pode).  O vice na chapa é José Ilosmar Macedo Saraiva, Ló Saraiva (PSD). Eles formam a coligação “Nós Podemos Mais”, composta por onze partidos: Republicanos, MDB,  PSL, PODE,  Cidadania, DC , Patriota,  PSD,  Solidariedade,  PTC e  PROS.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 22 de Setembro de 2020
Política

Com larga experiência em um dos setores que mais gera emprego, renda e oportunidades - empreendedorismo, o ex-gerente Regional do Sebrae Paulo Barreto ver em Irecê, a necessidade de um representante no poder Legislativo Municipal com a capacidade de atuar firme para oportunizar as novas gerações perspectiva de uma vida melhor.

"Venho do Sebrae, conheço com profundidade onde devo atuar para que Irecê, um dos polos regionais mais importante do Estado, com comércio forte e grande atuação na prestação serviço, se destaque ainda mais na saúde, educação e agricultura. Quero colocar meu conhecimento a disposição, destaca.

Ele disse que não é candidato a vereador dele mesmo, mas que aceitou a convocação de amigos para o desafio. O seu projeto vem para coadunar com o que foi implantado em Irecê por Elmo Vaz, que é para acrescentar, somar ao que falta. Que Irecê precisa avançar, gerando emprego e oportunidades.

Fonte: Com informações de Ray Cruz



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
Política

A candidata a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), tem como uma das propostas de governo a restruturação da feira local. A feira acontece todas as sextas e sábados na cidade.

“Não cabe em mim o tamanho da tristeza em ver o descaso em que esse local se encontra. Vamos promover o ordenamento, melhorias nos boxes e em toda a infraestrutura do local. Não vamos tirar a feira deste local, como andam dizendo por aí. A feira é um patrimônio da cidade, nossa gestão vai preservá-la e dar a ela o valor que tem. Vamos juntos reformar a feira e dar mais dignidade a esse povo lutador e guerreiro”, disse.

Agricultura Familiar

Apoiar o trabalhador rural de Morro do Chapéu é uma das prioridades de Juliana Araújo. Vitor Araújo, candidato a vice-prefeito, já foi inclusive presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro do Chapéu (STR) e da Cooperativa de Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Coopagril).

“Sempre estivemos a frente das lutas pelo trabalhador rural e pela agricultura familiar. E este será um dos pilares da nossa gestão. Juntos vamos brigar pelos interesses da nossa terra”, informou Vitor Araújo.

Juliana Araújo aposta no desenvolvimento da agricultura familiar para os moradores do município. Uma das suas propostas é a criação da Casa do Agricultor, que será um centro com assistência técnica e cursos profissionalizantes para as pessoas que vivem da agricultura familiar.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro do Chapéu, Ana dos Brejões, afirmou que Juliana Araújo é a esperança de que a novo Morro do Chapéu vai acontecer.

“Esse é um sonho que estou realizando de ver uma Morro do Chapéu nas mãos de uma mulher guerreira. Ela vai fazer a diferença para a agricultura familiar da nossa cidade. Merecemos alguém que cuide da nossa terra com carinho”, frisou.

“Acredito que não construímos nada sozinho. As pessoas tem que contribuir uma com as outras. Vamos juntos reconstruir Morro do Chapéu. Os agricultores, trabalhadores rurais, me acolheram. Temos um grande compromisso, a partir de 2021, com a agricultura familiar”, concluiu Juliana Araújo.

Fonte: Ascom - Juliana Araújo



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020
Política

O ex-prefeito de Irecê, José das Virgens anunciou nesta quarta-feira (16), através das redes sociais, que será candidato ao cargo de vereador pelo PC do B, nas eleições deste ano.

Além de prefeito, Zé das Virgens também já se elegeu deputado estadual por três vezes.

Nas eleições municipais de 2012, foi candidato à reeleição à Prefeitura de Irecê, mas perdeu por 763 votos de diferença.

Henrique Sobral, que também já foi prefeito da cidade (1993 a 1996), conseguiu uma vaga na Câmara de Vereadores de Irecê em 2008 – mesmo ano em que Zé das Virgens se elegeu para prefeito.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020
Política

O ex-prefeito de Irecê e também ex-deputado federal, Beto Lélis, declarou apoio à candidatura a prefeito de Luizinho Sobral (Podemos).

O anúncio foi feito durante uma live no Facebook. Beto estava ladeado de sua esposa Dorinha Lélis e de Militão Dourado, liderança política do município de Lapão.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020
Política

Elmo Vaz confirma Erício Batista como seu vice em convenção - Foto: Reprodução

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) definiu nesta quarta-feira (16) a candidatura de Elmo Vaz à reeleição na prefeitura de Irecê. O anúncio ocorreu em uma convenção transmitida pelo partido na internet. Depois de muitas discussões e disputas internas, o vice na chapa foi mantido, ou seja, Erício Batista (PT), atual vice-prefeito compõe a chapa ao lado de Vaz.

A convenção foi realizada no Hotel Fiesta e pôde ser acompanhada em uma live nas redes sociais. Durante a convenção, foram definidos nomes para concorrer aos cargos de vereador.

Elmo Vaz terá o apoio dos partidos PSB, PT, PC do B, PL, PTB, REDE e PDT.  

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020
Política

Partido Socialista Brasileiro (PSB), deverá oficializar nesta quarta-feira (16), a candidatura de Elmo Vaz à reeleição à Prefeitura de Irecê. O anúncio ocorrerá durante convenção que vai ser realizada às 18h40 com transmissão ao vivo pelo Facebook.

Ainda não há informação oficial se então vice-prefeito Erício Batista (PT) será mantido na chapa de Vaz. O partido também vai lançar nomes de candidatos ao cargo de vereador na cidade.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020
Política

Realizada na noite desta segunda-feira (14), em Irecê (BA), a convenção que homologou a candidatura do vereador Leonardo da Silva, conhecido como Léo da Unibel à Prefeitura da cidade nas eleições municipais deste ano.

O Democratas se coligou com o Partido Progressista (PP) e indicou o nome de Hidelbrando Seixas, mais conhecido por Doinha para candidato a vice. Doinha é ex-prefeito da cidade de Irecê.

A convecção que foi transmitida pelo Facebook, também oficializou os nomes que vão disputar uma das 15 cadeiras da Câmara de Vereadores.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp