Sábado, 12 de Fevereiro de 2022
Política

O ex-deputado federal José Carlos Araújo com o secretário estadual Nelson Leal e a prefeita Juliana Araújo – Foto: Divulgação

O ex-deputado federal José Carlos Araújo e pai da prefeita do município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Juliana Araújo (PL), foi reconduzido à presidência do PL na Bahia até o ano de 2024. Esse é o mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, que deve concorrer à reeleição em outubro deste ano.

E a decisão, conforme publicado pelo site Política Livre, foi da Executiva nacional do partido que é comandado por Valdemar da Costa Neto e foi homologada pela Justiça Eleitoral.

Araújo manifestou desejo de apoiar a pré-candidatura ao governo estadual do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM/UB), embora ele seja presidente estadual da sigla do presidente Bolsonaro, que deve ter candidato próprio na Bahia.

Recentemente o nome da filha de José Carlos Araújo foi aventado para compor a vice na chapa encabeçada por Neto. Nos cargos da comissão provisório do PL estadual, Juliana Araújo consta como tesoureira do partido. Os deputados federais João Carlos Bacelar e José Rocha e o deputado estadual Vítor Bonfim constam como vogais.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
Política

Se depender da Bahia, Lula será eleito facilmente no primeiro turno das eleições 2022. Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nessa quinta-feira (2), revela que o petista tem 50,4% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Jair Bolsonaro (PSL) aparece na segunda posição, com 21,8% das intenções de votos dos baianos.

Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) surgem em seguida, empatados com 7,3%. João Doria (PSDB) tem 1,3%, Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (DEM) ficam com apenas 0,2%. Não sabe ou não respondeu representam 3,8% e bracos e nulos somam 7,5%.

Bolsonaro é rejeitado por 2 a cada 3 baianos

A desaprovação do governo Bolsonaro no estado, que é governado pelo petista Rui Costa, chega a 65,8%. Outros 29,2% aprovam o governo. O governo Bolsonaro é avaliado como péssimo por 49,4% e ruim por 8,3% dos eleitores baianos. Outros 22,5% consideram regular.

A gestão tem 10,2% de bom e 8,3% de ótimo no estado. A pesquisa ouviu eleitores em 200 municípios da Bahia entre os dias 24 e 28 de novembro. A margem de erro é de 2% e o índice de confiança de 95%.

Fonte: Revista Fórum



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Novembro de 2021
Política

 Durante discurso nessa quinta-feira (4) em evento na cidade de Jaguarari, interior da Bahia, o governador Rui Costa (PT) revelou que não será candidato em 2022.

Sucessor de Jaques Wagner (PT), Rui é cotado para tentar uma cadeira no Senado, o que faria com que deixasse o cargo antes do fim do mandato, abrindo espaço para que o seu vice João Leão (PP) assumisse o Palácio de Ondina na reta final.

“Espero que o povo nessa região saiba, ano que vem, separar o ‘joio do trigo’. Eu não vou ser candidato ano que vem, mas vou rodar essa Bahia inteira, pedindo a meu povo. É revoltante ver o que fazem com o povo pobre no país. É revoltante ver deputado eleito com voto da população, votando contra a Bahia, contra os baianos”, declarou o petista, prometendo empenho na articulação de candidaturas ao Legislativo.

Rui também subiu o tom e manifestou a sua revolta com parlamentares que votaram a favor da PEC dos Precatórios. O aumento da bancada do PT é uma cobrança do ex-presidente Lula, que também já sinalizou o seu desejo de ter Rui Costa em sua equipe ministerial, caso seja eleito novamente.

“Vou rodar a Bahia, pedindo voto para você, Joseph [Bandeira, ex-prefeito de Juazeiro], para Josias [Gomes], para todo mundo que estiver ao lado de Luís Inácio Lula da Silva. Chega de deputado traíra, chega de gente que maltrata o nosso povo, vem aqui com conversa mole e enrola. O povo brasileiro não aguenta mais”, disparou.

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 05 de Outubro de 2021
Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu, no domingo (4), um jantar para quatro governadores do Nordeste. No evento, em Brasília, ele incluiu o senador Jaques Wagner (PT-BA) e a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

Os governadores da região convocados foram Rui Costa (PT), Camilo Santana (Ceará), Fatima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Wellington Dias (Piauí), além da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino.

“Discutindo o presente e o futuro do nosso país. Time que luta todos os dias por um Brasil mais justo!”, postou Lula nas redes sociais.

O Nordeste deve ser a região no qual elegerá o presidente nas eleições de 2022 e a Bahia terá grande poder de decisão, por ser o maior colégio eleitoral da região.

Fonte: Com informações de BNews e Acesse Política.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Política

 

Empresário alinhou apoios e discutiu o crescimento da candidatura de ACM neto na região de Irecê

Nessa segunda-feira, dia 20, o empresário e possível candidato a deputado estadual, Zé Carlos da Cebola, esteve com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, em audiência na capital . O encontro contou com a participação do seu filho e prefeito de São Gabriel, Hipólito Rodrigues e do ex-prefeito de Lapão, Hermenilson Carvalho. Nas suas redes sociais, Zé Carlos da Cebola afirma ter ido tratar do crescimento do apoio político à ACM Neto na região de Irecê, e também sobre articulações importantes na capital e região metropolitana para a sua pré-candidatura a deputado estadual

Hipólito Rodrigues, Zé Carlos da Cebola e Bruno Reis - Foto: Divulgação

“Estamos felizes com o crescimento do nome de ACM Neto na região de Irecê. O povo abraçou esse projeto e estamos cada dia mais fortes. Foi um encontro muito produtivo, onde tratamos de assuntos pertinentes ao nosso território, e também sobre alianças importantes na capital e região metropolitana em torno da minha pré-candidatura”, confirma o empresário

Nos bastidores políticos da região, mesmo com o cenário ainda em construção, muitos já dão como certo o apoio de ACM Neto à pré-candidatura de Zé Carlos da cebola.

Fonte: Ascom - Zé Carlos da Cebola



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
Política

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou Conferência Municipal em Irecê, no sábado, 18 de setembro, onde reelegeu Jussara Sena à presidência da sigla e, o professor Valderi para vice-presidência.

Na oportunidade, foi oficializada a pré-candidatura de Luiz Alberto ao cargo de deputado estadual. O ato político teve grande participação dos seus membros filiados e lideranças como o deputado federal Daniel Almeida e o vereador Moisés Filocre, que são do partido e se fizeram presentes durante todo o evento.

Representantes de partidos aliados e do governo Elmo Vaz, prestigiaram a conferência e fizeram pronunciamentos.  As presenças destacadas dos secretários de Governo  ( Alan Franca ), de infraestrutura ( Jazon Júnior), de  esportes ( Aurélio Dourado ), de Indústria e comércio  ( Meirinha ), representando o partido Rede sustentabilidade e, Everaldo Dourado, diretor da Copirecê e presidente do PL, foram enaltecidas pelos oradores anfitriões.

O PCdoB sai unido da conferência, certo dos desafios que precisam serem enfrentados, frisou Zé das Virgens, que ao lado de Pascoal Martins e Ana Carolina, simbolizam a tradição das lutas e conquistas populares em Irecê.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021
Política

O município de João Dourado, na região de Irecê, terá uma eleição suplementar. A decisão ocorre após a chapa dada como vencedora nas urnas em 2020, mas que teve os diplomas cassados ainda no ano passado desistir de um recurso.

A coligação formada por Diamerson Costa Cardoso Dourado, o Di Cardoso (PL), e por Rita de Cássia Amorim Amaral, Rita de Doutor Celso (PT), renunciou aos embargos de declaração, usado para questionar decisões.

Com essa renúncia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) deve marcar um novo pleito, que deve ocorrer em até 40 dias, contados a partir do último dia 3 de agosto. Di Cardoso concorreu nas eleições do ano passado com o candidato Juninho (PSD).

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 05 de Junho de 2021
Política

Cinco secretários estaduais, dois deputados federais, diversos prefeitos e mais de 300 pessoas conectadas pelas redes sociais e aplicativo Zoom pararam tudo na manhã deste sábado (5) para ouvir o senador Jaques Wagner. Ele foi a figura mais esperada e aplaudida da plenária virtual do mandato do deputado estadual Jacó (PT) no Território de Irecê, e aproveitou para mandar recados à base e fazer uma rápida análise da conjuntura política local e nacional. 

Participaram os secretários estaduais Luis Caetano (Serin), Nelson Pellegrino (Sedur), Carlos Martins (SJDHSP), Julieta Palmeira (SPM) e Josias Gomes (SDR); os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Bacelar (Podemos); a prefeita Moema Gramacho (Lauro de Freitas) e os prefeitos Elmo Vaz (Irecê), Tacinho Mendes (Jussara), Marcio Messias (Lapão), Tonho de Napo (Barra do Mendes), Professor Renato (Central); o superintendente da Sutrag/SDR-BA Yulo Oiticica; a coordenadora executiva da CDA/SDR-BA, Camila Batista; o chefe de gabinete do deputado Jacó, Ivan Alex; ex-prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças de centrais sindicais e movimentos sociais.

"Nossa ideia é fazer uma leitura da nossa realidade, da situação crítica e desafiadora que passamos. Para isso precisamos de força para pavimentar a solução política e colocar a Bahia no caminho que está e o Brasil no rumo certo com Lula. Até chegar lá temos que aumentar a pressão social sobre a vacina, cobrar o auxílio, emprego, cobrar desse governo o mínimo necessário. Irecê é um território com força social e política muito grande. Nossa intenção é que a Bahia possa engrenar de vez, e isso vai culminar com a eleição de Lula e Wagner em 2022", disse o deputado estadual Jacó.

Wagner iniciou sua fala solidarizando-se com as famílias e os milhares de brasileiros enlutados pelo drama da Covid-19, ao tempo em que comemorou a chegada de mais vacinas ao País, uma delas a Sputnik V, aprovada em reunião ontem da Anvisa. "Se não chegam em maior número é por causa da ineficiência de um governo - que ele nem cita o nome - que não se preocupa com as pessoas". Ex-ministro da Defesa, Jaques Wagner não poupou críticas a Bolsonaro e suas políticas de desestatização e destruição de políticas sociais, e também se disse preocupado com o momento institucional. "A carestia que havia saído do vocabulário popular voltou, a fome voltou. Com 70 anos, a situação do Brasil hoje é a mais grave que vivi", lamentou.

Para o ex-governador da Bahia, "é hora de organizar a caminhada de 2022, mas a pauta de conversa com o povo é outra". O primordial neste momento é garantir emprego e renda, multiplicar a solidariedade para todos os segmentos, indistintamente, e melhorar a comunicação nas redes digitais. "O território do xingamento é o preferido do presidente e dos seus filhos. Não adianta trocar xingamento por xingamento, temos que nos abastecer de argumentos, fortalecer nossa comunicação via redes, fazer grupos de whatsapp", sugeriu aos ouvintes da plenária.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 01 de Junho de 2021
Política

O presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, salientou a sua vontade de concorrer ao Governo da Bahia em 2022. Segundo o político, a sua disputa ao cargo de governador ocorrerá independente de conseguir formar alianças com outros partidos.

“Mesmo se for para ir [apenas] com o DEM, eu serei candidato a governador. Não há outra opção senão a vontade de Deus e do povo”, afirmou.

A declaração de ACM Neto é vista como uma resposta às especulações que circulam nos bastidores de Brasília, de que o democrata teria tomado atitudes equivocadas nas articulações em nível nacional.

Ao ser questionado sobre o impacto do rompimento político entre ele e Rodrigo Maia (DEM-RJ), Neto negou que isso possua influência na corrida eleitoral ao Governo Estadual.

Fonte: Muita Informação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
Política

O presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, afirmou na última sexta-feira (16) que, ao menos em nível estadual, o seu partido apoiará a possível candidatura do ex-presidente Lula contra Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição ao Planalto em 2022. Para Otto, a anulação das condenações do petista, confirmada no plenário do STF na última quinta (15), muda completamente a arrumação do tabuleiro político da futura disputa.

“Acho que a presença do ex-presidente Lula numa eleição, ele certamente vai mudar o cenário nacional, já mudou inclusive. E, aqui na Bahia, as forças que o apoiaram e estiveram sempre ao seu lado, nós do PSD aqui da Bahia sempre estivemos ao lado do presidente Lula também, vamos continuar com a mesma força, com o mesmo trabalho. Ele sendo candidato, naturalmente a aliança permanecerá. Esperamos manter essa posição. Caso o presidente seja candidato nessa aliança, claro, aqui na Bahia nos marcharemos com o presidente Lula”, disse Otto em entrevista à rádio Metrópole.

Sobre a decisão do Supremo de devolver os direitos políticos do ex-presidente e impor uma derrota histórica à Lava Jato, o senador afirmou que a corte corrigiu um erro decorrente da conduta política do então juiz Sergio Moro, à época responsável pelos processos de Lula em Curitiba.

“Ficou claro, 8 a 3 nesse sentido. Isso dá condição que ele [Lula] possa disputar as eleições no ano de 2022. O juiz Sergio Moro tem o lado positivo, mas tem o lado negativo também. O lado negativo foi o momento em que ele, abertamente, mostrou que, além de decisão jurídica, tinha decisão política naquilo que ele procedeu como condenação. Por quê isso? Porque, se não tivesse o componente político, jamais ele iria ser ministro do presidente Jair Bolsonaro”, avaliou Otto.

Fonte: Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp