Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020
Notícias

Os alunos Rodrigo Alberto e Andjise Souza, estudantes do 4º ano do curso Técnico de Nível Médio em Informática - Forma Integrada, do IFBA - Campus Irecê, sob orientação do Professor Gustavo Falcão e apoio do Professor Rogério Vilas Boas, são finalistas da 4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos, promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O tema deste ano é “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.

Através da proposta de uma ferramenta colaborativa, intitulada ‘Ecoligente’ os estudantes buscam dinamizar e tornar mais eficiente o processo de coleta e descarte de resíduos sólidos nas cidades brasileiras. Utilizando de técnicas de geolocalização presentes em dispositivos móveis, o aplicativo Ecoligente permite ao usuário mapear pontos com problemas de acumulo de resíduos, sugerir novos espaços destinados à coleta seletiva além de servir de plataforma para conscientização e informação sobre o descarte correto de resíduos. Todas as informações encaminhadas pelos usuários do aplicativo serão enviadas para as empresas responsáveis pela coleta de lixo. Através dessas informações será possível reorganizar itinerários e períodos de coleta dos resíduos, tornando mais dinâmico e eficiente todo o processo.

A quarta e última etapa da Olimpíada põe a prova a aceitação social da proposta por meio da divulgação do vídeo-pitch do aplicativo. Minutos visualizados, curtidas e o número de visualizadores distintos da publicação original estão sendo utilizados como critérios de classificação.

A equipe Ecoligente conta com sua participação nessa fase final da competição! Acesse o vídeo-pitch da  equipe.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp