Na região de Irecê e Chapada Diamantina, na Bahia, 413 produtores apostam no plantio de orgânicos com o apoio do Núcleo Raízes do Sertão, que é vinculado à Rede de Agroecologia Povos da Mata e realiza a certificação participativa junto aos produtores, consumidores e organizações parceiras.
Há cinco anos, o casal de produtores orgânicos certificados Lázaro da Gama e Cristina Sena cultivam cerca de vinte produtos, entre frutas, verduras e hortaliças em uma propriedade de 12 hectares no município de São Gabriel, situado na região de Irecê
“Mudou tudo aqui em minha casa, porque eu nunca pensei em chegar em uma posição dessa. Mudou financeiramente também”, conta Lázaro. Já Cristina começou vendendo caju orgânico e logo recebeu o convite para fazer parte do Grupo Raízes do Sertão.
“Eu comecei participando dessas reuniões e aí marcaram um dia de uma visita na minha propriedade. Gostaram e me encaminharam para receber a minha certificação. Hoje trabalho com um pouco de tudo dentro da minha propriedade. Frutas, legumes e muitas variedades”, comemora a agricultora.
Feiras e entreposto
Mais de 200 itens de alimentos orgânicos certificados – entre frutas, verduras, legumes, hortaliças, ervas medicinais e outros – são comercializados através do entreposto e em feiras livres da região de Irecê. As feiras de produtos orgânicos acontecem semanalmente em cinco cidades da região, com a comercialização anual de 750 toneladas de produtos.
No entreposto localizado na cidade de Irecê, são comercializadas quatro toneladas de produtos orgânicos por semana. Isso representa 30% do que é produzido pelos produtores da região. As cargas são enviadas para as cidades baianas de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Ilhéus. Também chegam a outras unidades da federação, como Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais.
A consumidora Edna Oliveira frequenta a feira de produtos orgânicos que acontece toda quarta-feira em Irecê. “Compensa muito vir comprar aqui. Os produtos são de qualidade. Eu super recomendo”, diz.
Orgânicos no Brasil
No Brasil, a produção orgânica e sustentável cresce a cada ano. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no final de 2022, foram cadastrados 24.205 produtores orgânicos.
De acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor, o Brasil já é o 4º consumidor mundial de alimentos orgânicos.
Fonte: Canal Rural
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...