Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023
Região

Agricultoras e agricultores familiares do território Irecê, contemplados pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, participam, a partir desta terça-feira (17) até quinta-feira (19), do curso “Agroecologia: Preservação Ambiental e Segurança Alimentar”. O evento foi realizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na Comunidade Baixão dos Honoratos, no município de São Gabriel.

O curso, que conta a parceria da Prefeitura Municipal de São Gabriel, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, aborda os perigos do uso de agrotóxicos para a vida, para o solo e para o meio ambiente. Estão sendo compartilhados ainda conhecimentos sobre o manejo ecológico do solo, controle alternativo de pragas e doenças, a importância da matéria orgânica, dos microrganismos, da diversificação de culturas e da biodiversidade, além da importância do bioma Caatinga para a agricultura e o manejo de culturas a partir de práticas agroecológicas, produção de bioinsumos e orientações dos passos para a transição agroecológica.

“A aula prática será com a produção de bioinsumos e faremos, no dia 18, uma visita técnica à área da Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade do Baixão dos Honoratos, onde serão observadas e recomendadas as práticas agroecológicas adequadas para a melhoria do manejo da produção agrícola. E, ainda, produção de compostagem, bioinsumos líquidos, orientações para a captura de micro-organismos na Caatinga, entre outros”, conta o engenheiro agrônomo Edvaldo Reinaldo, especialista em Agroecologia da Bahiater/SDR.

O projeto Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, com cofinanciamento do Banco Mundial.

Serviço:

O quê: Curso “Agroecologia: Preservação Ambiental e Segurança Alimentar”

Datas: 17 a 19/01/2023

Horário: 8h às 17h

Local: Comunidade Baixão dos Honoratos – São Gabriel – território Irecê

Fonte: ASCOM - SDR/CAR



Compartilhar no Whatsapp