Sexta-feira, 02 de Março de 2018
Notícias

Agricultores do Território de Irecê que têm lotes no Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê, vão realizar um manifesto no local, neste sábado (03).  Eles querem pressionar a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para que conclua a última etapa da infraestrutura necessária para a produção agrícola no local. Na segunda-feira (05), o grupo também promete outro manifesto na sede da Codefasf, em Irecê.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Perímetro Irrigado Baixio de Irecê (Apribi), Ocelmário Gomes, alguns agricultores estão produzindo de forma limitada nos lotes. “Mas a quantidade de alimentos produzida ainda é muito pequena diante da capacidade prevista, pois falta o principal, que é o funcionamento do canal de distribuição de água. O que não pode é ficar vindo caminhão de melancia lá de Juazeiro pra vender aqui", reclama.

VONTADE POLÍTICA

Na opinião de Mário César Gottsried, um dos sócios da Irriga Bahia, detentora de um lote empresarial na área do Baixio, o problema do projeto é principalmente uma questão da falta de interesse dos agentes políticos. "Não existe vontade política alguma para que o Baixio de Irecê se desenvolva. Nem no legislativo, nem no executivo estadual, muito menos na esfera federal. Tudo o que fazem é nos enrolar com falsos atendimentos e tapinhas nas costas", reclama.

Para o irrigante, tudo se trata de uma questão de interesses. "O Baixio está na situação que está porque os interesses políticos estão direcionados para outros locais. Os recursos da Codevasf não vem mais pra cá, vão para outros estados porque tem deputados desses locais disputando e puxando os investimentos. Falta pra região de Irecê deputados que realmente defendam os nossos interesses. É muito lamentável, pois o potencial econômico é enorme e não está sendo aproveitado", ressalta.

O QUE FALTA

 Na avaliação da Apribi, R$ 30 milhões é o investimento necessário para que a Codevasf conclua a infraestrutura planejada no projeto do Baixio, os recursos seriam destinados para obras na estrada que liga o perímetro irrigado a BA-052 no município de Itaguaçu da Bahia, além da conclusão do canal principal, que no momento não bombeia água para os lotes. Os agricultores relatam que a estrutura vem sofrendo deterioração pela falta de uso. "Já existem rachaduras na canal, e a Codevasf precisa fazer os reparos antes de colocar em funcionamento", aponta a Apribi.

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp