Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Política

Sai o primeiro resultado de consultas públicas de avaliação dos governos municipais da região de Irecê, com medição da temperatura de tendência eleitoral para 2020. A C&R Pesquisas/Terra Viva, do site Cultura&Realidade, por iniciativa própria, está visitando todos os municípios da região, entrevistando moradores das principais comunidades.

Em América Dourada, a equipe entrevistou 340 eleitores do Distrito Sede, Nova América, Soares e Prevenido. Dos entrevistados nestas comunidades, 60% desaprovam a administração da prefeita Rose Dourado: 31% a consideram “péssima”, 15% julgam como gestão “ruim” e 14% avaliam como “regular negativo”.

Entre os que aprovam a prefeita, 3% a avaliam como “excelente”, 20% a consideram “boa” e 14% compreendem como “regular positiva”, totalizando 37% os indicadores favoráveis à forma como ela desenvolve as suas atividades à frente da prefeitura.

“Não quiseram” ou “não souberam responder”, 3%. Este baixo índice de “indecisos”, evidencia que a população destas comunidades, segundo a amostragem, está bastante consciente das avaliações.

Joelson venceria, se as eleições fossem hoje, em qualquer um dos cenários apresentados aos entrevistados (Foto: Reprodução)

TENDÊNCIA ELEITORAL – A pesquisa também quis saber a tendência de voto dos entrevistados para as próximas eleições que definirão prefeito, vice-prefeito e vereadores. Em modo espontâneo, perguntou-se em quem a pessoa abordada gostaria de votar. Do total, 33% disseram “não saber”. Em números redondos, 9% manifestaram desejo de votar em Joelson Cardoso do Rosário (ex-prefeito), 6% em Rose Dourado (atual prefeita), 4% em Agnaldo Lopes, o “Guina” (ex-prefeito), empatado com Rosemário, também com 4%, seguido de “Gê”, com 3%. Não foi feito o teste para rejeição espontânea.

Em modo estimulado, para tendência de voto, foram feitas medições em três confrontos diretos. No primeiro, Joelson obteve 53% contra Rose, que não superou os 23%. Neste confronto, 24% dos entrevistados disseram não querer ou não saber responder.

No segundo teste de confronto direto, Joelson alcança a preferência de 54% dos entrevistados, contra 15% de Messias, ex-tesoureiro na primeira administração do prefeito Guina. “Indecisos” somam 31%.

No terceiro cenário de confronto direto, se as eleições fossem hoje, e a disputa entre Guina e Joelson, a disputa seria mais acirrada, mesmo assim com ligeira vantagem para Joelson.

Guina tem a preferência de 40% dos eleitores pesquisados, contra 43% do “Galego”. Nesta disputa, o número de indeciso é menor, apenas 17% disseram não querer ou não saber responder.

REJEIÇÃO – Ainda no modo estimulado, foram apresentados aos entrevistados, os quatro principais nomes da consulta, na expectativa de saber qual deles é o mais rejeitado nas comunidades visitadas. A prefeita Rose aparece com 28% de rejeição, Joelson 16%, Guina empata com Messias, 13% cada e 30% não quiseram ou não souberam responder.

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp