Nova aposta da agricultura orgânica, insumo extraído de rochas vulcânicas já mostra resultados positivos em mais de 8 mil hectares
Um dos principais produtores de cafés especiais da Bahia, o agricultor Idimar Paes viu sua produção crescer consideravelmente nos últimos anos. Ele cultiva 25 hectares de cinco variedades do café arábica e há algum tempo apostou em uma tecnologia extra para manejo e preparação do solo na propriedade, que fica em Barra do Choça, no Planalto baiano. O remineralizador, insumo mineral extraído de rochas vulcânicas, foi o produto escolhido e já vem rendendo bons frutos para o agricultor.
Idimar decidiu iniciar o uso após a indicação de um consultor agronômico. “Apostei nesta substância pois ela prometia uma modificação do solo, um aumento de sua eficiência. Como defendo o uso de produtos naturais, resolvi testar”, conta Idimar, que possui a propriedade há 30 anos e acredita em uma agricultura regenerativa e de menos impacto ao meio ambiente.
Em três anos de uso do produto, Idimar viu o crescimento da sua produtividade acontecer através de um solo mais fértil e preparado. Ele colhe de 600 a 700 sacas de cafés em cada ciclo na produção sequeiro, o que inclui em média até 60 kg por hectare. “Começamos a disponibilizar no solo alguns nutrientes que não estavam disponíveis, produtos que a planta não absorvia antes. Isso fez toda a diferença”, afirma o produtor de café.
O produto
O remineralizador de solo é um material de origem mineral extraído de rochas vulcânicas que altera os índices de fertilidade do solo por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas. O produto também promove a melhoria das propriedades físico-químicas e da atividade biológica do solo, resultando em alta produtividade e performance para as mais variadas culturas.
Gestor comercial da Vulcano Agrominerais, empresa responsável pela produção do remineralizador de mesmo nome, Stéfano Lima conta que o produto produzido por eles já é utilizado em 12 estados brasileiros e mais de 30 culturas. “Além do café, já observamos bons resultados do Vulcano em culturas como a cana-de-açúcar e os grãos em geral, principalmente no Nordeste, região onde estão a maior parte das nossas áreas de aplicação”, afirma ele. Ao todo, o Vulcano já foi utilizado em mais de 8 mil hectares pelo País. “São hectares de solo remineralizado que agora se tornaram mais férteis e propícios ao desenvolvimento a longo prazo”, finaliza Stéfano.
As áreas que utilizam o remineralizador no Brasil estão localizadas principalmente nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Cidades como Neópolis (SE) e Petrolina (PE), além do oeste baiano em geral, são algumas das que mais se destacam.
Ainda de acordo com o produtor baiano, a grande vantagem do produto é a diminuição da adubação química. “Com os custos de produção muito altos que nós temos hoje em dia, este é um produto que você consegue ainda um preço razoável”, defende Idimar Paes.
Vulcano Agrominerais
A Vulcano Agrominerais é a empresa responsável pela produção do Vulcano, o primeiro remineralizador de solos do norte e nordeste brasileiro, produzido na Bahia. O produto é registrado no Ministério da Agricultura e possui todas as certificações de qualidade, produzido a partir de rocha granulito. A empresa distribui o Vulcano com foco no atendimento da demanda nacional por sustentabilidade e uso de produtos naturais.
Fonte: As informações são de assessoria.
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...