Terça-feira, 25 de Julho de 2023
Política

Foto: Luciano Castro/Central Notícia

O senador Jaques Wagner (PT), em meio às tratativas do Palácio do Planalto para acomodar legendas do Centrão, a exemplo do PP e Republicanos, destacou, após questionado pelo bahia.ba, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já avalia como acomodar esses novos parceiros sem maltratar os que já estão em casa’.

“Por enquanto não foi anunciado nada e estou vendo com naturalidade. O governo quer ampliar a base no Congresso Nacional e os partidos que querem entrar. No caso, o Republicanos e o PP querem participar do governo, aí o presidente está vendo como acomodar os novos parceiros sem maltratar os que já estão em casa”, avaliou.

Republicanos e PP estão próximos de indicar ministros para o governo. Os nomes mais prováveis são André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), mas falta decidir quais ministérios eles ocuparão.

O PP, por exemplo que já havia demonstrado desejo pela pasta da Saúde, negada por Lula, demonstrou interesse em assumir o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), também sofrendo uma nova resistência do presidente. Como forma de sensibilizá-lo já sinalizam que estão dispostos a assumir a pasta mesmo sem a responsabilidade sobre o Bolsa Família.

Enquanto isso, Costa Filho está em negociações com o Planalto para assumir a pasta de Esportes. A possível mudança é alvo de muitas críticas porque retiraria a ex-atleta Ana Moser da vaga.

A expectativa, entre lideranças do Congresso, é de anúncio de reforma ministerial até agosto.

Lula, entretanto, já disse reiteradas vezes que legendas não pedem ministérios, mas o presidente que oferece.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp