Fenômeno foi registrado em Irecê – Foto: Clima ao Vivo
Na noite da última quinta-feira (18), câmeras registraram a passagem de um meteoro na cidade de Irecê. Os registros foram feitos em outras cinco cidades do interior baiano, além da capital.
As imagens foram feitas pelo Clima ao Vivo e encaminhadas ao Central Notícia. O fenômeno aconteceu também nos estados de Sergipe e Pernambuco.
O que é um meteoro?
Conforme Marcelo Zurita astrônomo e diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.
“Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, explicou Zurita.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...