Quinta-feira, 15 de Março de 2018
Entrevistas

O Central Notícia entrevistou o empresário centralense Ilmário Caetano, que falou do fechamento de escolas no município, cenário político local, administração municipal e ameaças recebidas.

Avaliação sobre fechamento de escolas

Há casos que realmente são necessários, porém o município em contrapartida tem que ofertar transporte de qualidade e as escolas que estão recebendo estes alunos precisam ter uma excelente estrutura. Agora fechar escola (prédio público) para alugar imóveis particulares? Aonde está a economia que o motivou a fechar as escolas? E como ficarão aquelas obras abandonadas, refiro a Escola de Nova Vista, do bairro Eusébio Brito e a creche da rua Tiradentes?

Demolição da escola Iolanda Costa e Silva

O prefeito errou em não ouvir a população para mostrar o laudo que segundo ele nas redes sociais, diz que tem um laudo técnico apontando falha nas estruturas desta escola, porém não foi levado ao conhecimento de ninguém, ele deveria reunir pelo menos com os moradores vizinhos da escola e mostrar este documento (antes da demolição), mas simplesmente tomou a decisão, esta escola faz parte da história de Central e daqueles estudantes que ali estudaram. Sugiro que publique este laudo técnico.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), dos 5.565 municípios do Brasil, Central aparece na 4238ª posição. O que fazer para reverter esse quadro?

 Levar a educação a sério, investir de fato na educação, investir na qualificação profissional da equipe, melhorar a estrutura física das escolas para que o ambiente se torne mais aprazível, colocar ar condicionado nas salas, merenda de qualidade, fardamentos e transporte de qualidade, pagando bem e em dia aos proprietários dos carros (tem dono de carro do transporte escolar que recebe pouco mais de 900 reais assumindo combustível e a manutenção do carro) e ainda demora receber.

Análise da administração do prefeito de Central

Na realização de pavimentação na sede tá razoável, inclusive quero sugerir que a Avenida João Durval Carneiro (conhecida como rua da batedeira) seja reformada, ali ficará muito bonita, pavimentando com asfalto, colocando um canteiro central e sinalização. Vejo que boa parte das obras executadas é resultado de convênios assinados pelas gestões que o antecedeu, no tocante a saúde a população reclama e com razão quando dizem que o hospital de Central não faz cirurgias e que só foram feitas no período da eleição e que nem exames laboratoriais está fazendo (a exemplo disso o meu avó ficou internado no hospital recentemente e os exames foram feitos fora do HMC e foram pagos pela minha família) sobre a educação os dados do PNUD falam por si, pagando o salario dos servidores com atraso. Falando nisso a última parcela do 13º foi pago?

Ameaças

 Amigos e alguns vereadores que estavam na abertura dos trabalhos na Câmara, me disserem que ele falou que o de “Ilmário está guardado”. A população já conhece o perfil dele, vale lembrar que há pouco tempo um vereador entrou com uma representação na justiça por algo parecido. Desconheço os motivos, não tenho inimizade com ele, porém há anos que não tenho contato pessoal nem por telefone com ele. Quanto as providências, coloquei nas mãos de Deus e se algo de concreto vier acontecer tomarei as devidas providências judiciais.

Desenvolvimento

Geração de emprego, Central tem a arqueologia que pode ser explorada em benefício da população, falta interesse por parte da administração em buscar parceiros (empresas privadas e os Governos) para executarem um projeto de desenvolvimento turístico visando atrair turistas de toda parte do mundo, este é apenas um dos caminhos para a geração de emprego. Os Centraleses sem dúvidas se sentirão honrados em ter mais uma fonte de renda e os seus retornando para a nossa cidade, pois muitos foram embora por falta de oportunidade.

Relacionamento com as lideranças políticas locais

É a melhor possível, pois este período de 2004 até hoje tem me dado bons frutos de amizade, te digo que me relaciono bem com todas as lideranças políticas, vereadores e ex prefeitos, converso com todos, inclusive com pessoas que fazem parte da administração atual.

Atual grupo político do prefeito Monteiro

 Vejo como um campo minado devido o grande número de pretensos a candidato a sucessão dele, não sei como ele vai administrar o interesse de três ex-prefeitos que lá estão e o interesse de outras lideranças que também querem ser candidatos a prefeito(a) na próxima eleição, só dentro do grupo sabe-se que cinco tem interesse em ser candidato a prefeito e que contam com o apoio dele, porém um já disse que é candidato com ou sem o apoio dele.

Considerações

Agradeço ao CN pela entrevista, quero aproveitar e desejar uma excelente semana para todos e dizer que a liberdade é um bem que agrada a todos.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp