Eumara Maciel é do povoado de Nova Vista I de Central e fez os cursos de graduação em Letras e Mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em 2019, tornou-se Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituição de ensino pela qual foi convidada a concorrer ao PhD pelo Programa de Pós-Gradução em Literatura e Cultura. Tendo a posposta aceita, desenvolveu estudos sobre as contribuições epistemológicas negro-africanas e negro-brasileiras para as literaturas, ofertou cursos, fez consultorias, publicou textos, participou de lives, palestras e realizou estágio na área, finalizando com êxito o curso na semana passada, tornando-se Pós-doutora em Literatura e Cultura pela UFBA.
“Sempre que eu avanço no âmbito acadêmico-profissional, vem toda a lembrança daqueles tempos em que era preciso um grande esforço para chegar na escola, do sacrifício que nossas famílias faziam para nos manter matriculados em meio a todas as dificuldades de toda ordem. Cheguei a esse mais alto grau acadêmico sendo oriunda do ensino público: Escola Municipal João Ribeiro Maciel, Escola Municipal Professor Rosalvo Ferreira dos Santos, Colégio Estadual José de Souza Machado e também da Cooperativa Educacional de Central. Minha gratidão aos professores, técnicos, colegas e colaboradores por terem me ajudado a me tornar quem eu sou hoje. Caminhos abertos! Que mais estudantes possam seguir rumo à realização de sua carreira. Coloco-me sempre à disposição do município para apoiar políticas educacionais de incentivo ao estudo e de busca de oportunidades para a prosperidade de cada um, entendendo que, quando um consegue, toda uma estrutura é abalada e mobilizada no rumo que devemos seguir juntos na busca por uma educação que transforma histórias individuais e coletivas”, disse ao Central Notícia.
Eumara tem 34 anos e é servidora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), tem dois livros publicados e já trabalha com projetos extensionistas, que envolvem a educação para a diversidade, acreditando no poder transformador do movimento de educar-aprender.
Texto: Eumara Maciel
Fonte: Da Redação
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...