Segunda-feira, 08 de Junho de 2020
Notícias

Diversas famílias que vivem na comunidade de Passagem, zona rural do município de Barra, na região do Vale do São Francisco, fazem uso do solo (barro) para a a fabricação de cerâmicas artesanais.

O povoado que também fica bem próximo a Xique-Xique, a cerca de 15 quilômetros, residem aproximadamente 200 habitantes, que por meio uso do solo (barro) conseguem trabalho e renda para as famílias da comunidade. O grupo trabalha na fabricação de louças, xícaras, vasos e outros artigos artesanais a partir da argila.

Todo o material produzido com muito cuidado e perfeição é vendido em feiras livre de Barra, Xique-Xique, Pilão Arcado e Sento Sé, de acordo com informações do blog xique-sampa.

A confecção de cerâmica é uma arte muito antiga, criada pelos povos da Pré-História quando teriam a finalidade para usos domésticos. Vários dos objetos que se modelavam serviam para conservar sementes e grãos, para o transporte e armazenamento de água e para cozinhar.

Além de serem comercializados em cidades da região, muitas pessoas se deslocam até a comunidade para adquirir os artigos.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp