Diversas famílias que vivem na comunidade de Passagem, zona rural do município de Barra, na região do Vale do São Francisco, fazem uso do solo (barro) para a a fabricação de cerâmicas artesanais.
O povoado que também fica bem próximo a Xique-Xique, a cerca de 15 quilômetros, residem aproximadamente 200 habitantes, que por meio uso do solo (barro) conseguem trabalho e renda para as famílias da comunidade. O grupo trabalha na fabricação de louças, xícaras, vasos e outros artigos artesanais a partir da argila.
Todo o material produzido com muito cuidado e perfeição é vendido em feiras livre de Barra, Xique-Xique, Pilão Arcado e Sento Sé, de acordo com informações do blog xique-sampa.
A confecção de cerâmica é uma arte muito antiga, criada pelos povos da Pré-História quando teriam a finalidade para usos domésticos. Vários dos objetos que se modelavam serviam para conservar sementes e grãos, para o transporte e armazenamento de água e para cozinhar.
Além de serem comercializados em cidades da região, muitas pessoas se deslocam até a comunidade para adquirir os artigos.
Fonte: Central Notícia
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...