Segunda-feira, 17 de Julho de 2023
Notícias

Após cuidados e triagem individual por parte da equipe multidisciplinar do Programa, mais de 70 aves silvestres foram devolvidas à natureza. Soltura aconteceu nesse fim de semana em Irecê

Balanço da primeira semana  de atuação da Equipe Fauna da FPI/BA, nesta 47ª etapa, destaca que 180 animais silvestres foram apreendidos e recebidos em Irecê e Cafarnaum. De com a bióloga e coordenadora da Equipe Fauna base, Andreza Amaral, dentre as espécies estão: estevão,  sofre, cardeal, papa-capim, jabuti.

Após cuidados e triagem individual por parte da equipe multidiciplinar do Programa, mais de 70 aves silvestres foram devolvidas à natureza neste fim de senana, na cidade de Irecê.

Entrega voluntária

Todos os animais resgatados, apreendidos e recebidos voluntariamente, ficam na base da equipe Fauna da FPI no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Rua Rio Taguaí n° 100. Antigo CCZ localizado em Irecê.

No CETAS, os animais passam por um rigoroso processo de triagem, realizado por uma equipe multidisciplinar composta por biólogos e médicos veterinários. Essa avaliação visa verificar as condições de saúde dos animais e, posteriormente, possibilitar a sua soltura em seu habitat natural. Esse trabalho é fundamental para garantir a reintegração dessas espécies ao seu ambiente adequado e preservar a biodiversidade local.

"Os cidadãos que desejarem realizar a entrega voluntária de animais silvestres podem se dirigir ao CETAS durante os horários de atendimento (10h às 12h e das 14h às 16h). É importante ressaltar que, no ato da entrega voluntária, o responsável não será multado nem responsabilizado criminalmente", garante a coordenadora da equipe Fauna Campo da 47ª etapa do Programa, Débora Malta.

A FPI/BA reforça a importância da conscientização e da denúncia da população para combater o tráfico de animais e a criação ilegal. A participação ativa dos cidadãos é fundamental para proteger a fauna brasileira e preservar a diversidade biológica do país.

Fonte: Ascom - FPI/BA



Compartilhar no Whatsapp