Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2023
Irecê

Foto: Reprodução

Em diversas culturas espalhadas ao redor do mundo, o 7 é considerado um número mágico. Independente de crenças e costumes, até mesmo entre céticos, o 7 carrega enigmático fascínio. Na reta final do ano, nada é mais universal do que refletir, traçar perspectivas e se apaixonar por novos planos. Nos últimos 7 anos, o que você fez de significativo? O que mudou na sua vida? Qual marca deixou? Se tais perguntas fossem feitas a Irecê... as respostas poderiam resultar num livro sobre Desenvolvimento Social, Econômico e Cultural. Mas, o livre exercício também seria capaz de produzir uma extraordinária publicação técnica, como um manual ou almanaque, sobre gestão administrativa e política à serviço da comunidade.

Em 2016, passado o primeiro semestre, reta final do ano... Elmo Vaz, debutante na disputa eleitoral, candidato da oposição... certamente não fazia ideia de tudo o que estava por vir! Eleito numa disputa que parecia impossível, ele tinha o desafio de aproximar a Prefeitura das pessoas mais simples e implementar uma nova forma de Governo.

Depois de “arrumar a casa”, o primeiro ano como prefeito foi marcado pela solução de um problema histórico: a obra do famoso “esgotão” do Shampoo Charme, responsável por "mudar a cara" do bairro e melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias. Elmo encarou o desafio e implantou uma das melhores Casas de Saúde da Bahia, na capital, para os pacientes do TFD. Com um modelo administrativo mais transparente e receptivo ao diálogo, o município foi premiado com a chegada do projeto Voluntários do Sertão - parceria para realização de exames médicos e atendimentos clínicos. Ainda em 2017, a Prefeitura de Irecê assumiu o compromisso de potencializar o São João. Resultado: a festa se tornou mais democrática e se consagrou como um dos maiores eventos culturais do Estado, atraindo artistas como Marília Mendonça, Jorge Mateus, Dorgival, Mano Walter e tantos outros.

Evolução Ano Após Ano

Irecê passou a experimentar, ano após ano, um vertiginoso crescimento urbano, aliado à evolução dos indicadores de Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano. Para além da valorização dos servidores e dos investimentos em tecnologia, a Educação Municipal obteve reconhecimento em toda Bahia, a partir da construção de novas escolas, ampliação das unidades em Tempo Integral, implantação do novo Cermult, atendimento especializado, inclusão e crescimento constante no IDEB.

A cidade de Irecê - Foto: Reprodução

Na área da Saúde, o progresso pode ser mensurado em “escala astronômica”. Logo após requalificar instalações, adquirir equipamentos e agregar serviços à UPA como a Upinha 24h, Emergência Bucal, Samu, Unidades de Saúde, Caps, CEM e Centro de Reabilitação; a gestão Elmo Vaz teve papel importante para construção da Policlínica e implantação da UNACON e da Central de Hemodinâmica, além da ampliação do número de leitos no Hospital Regional.

Assim como um “bandeirante”, trabalhando de forma árdua, o Governo Municipal concluiu obras paralisadas há muito tempo e construiu novos caminhos: nos últimos 7 anos, conectando passado e futuro, a cidade presenciou o “nascimento” da estrada entre o Mercadão e a BA 052, da Avenida Ineny Nunes Dourado e agora do Anel Viário com 7,5 km de extensão, entre a Estrada do Feijão e as rodovias que seguem para Lapão e Ibititá. No mesmo período, foram erguidas diversas praças, mais de 20 quadras foram cobertas com material de última geração e o Programa Urbaniza Irecê pavimentou mais de 600 ruas; sem contar com a Nova Iluminação na Entrada Principal da cidade, a inauguração do Mercado de Arte e a requalificação do Estádio da Boa Vista com instalação de grama sintética. A STM intensificou as ações de mobilidade urbana para melhoria do fluxo de veículos e organização do estacionamento rotativo no centro comercial da cidade. “Tenham certeza de que vem muito mais por aí porque vou trabalhar com afinco até o último dia”, garante Elmo Vaz.

Alegria e Orgulho

“Pra ser sincero, nem nos meus melhores sonhos, eu tinha noção de como a cidade se transformaria em tão pouco tempo. Em sete anos, depois de muitas lutas e conquistas, Irecê é pólo em Saúde e Educação, referência no Comércio, Agricultura e Mercado Imobiliário - modelo de negócio para a Bahia. Tudo isso é motivo de alegria e orgulho, mas, de tal maneira, também é uma grande responsabilidade! Creio que o mais importante é cuidar do patrimônio público de forma transparente, trabalhar com amor e dedicação, sempre pensando em fazer o melhor”, completa o prefeito, feliz com a aprovação do Governo, prestes a entrar no último ano do segundo mandato.

Em recente pesquisa, 89% dos entrevistados avaliaram a gestão Elmo Vaz positivamente. Os números são reflexo de ações concretas, como as entregas do Mercado do Produtor e do Abatedouro de Irecê, bem como a criação da Secretaria da Mulher e da Cidade do São João, que em 2023 atraiu mais de 500 mil pessoas e injetou R$150 milhões na economia. Na mesma medida, a satisfação popular se justifica pelo início da realização de grandes sonhos estruturantes, tal qual a entrega da primeira etapa do Sistema de Macrodrenagem - uma das maiores obras em toda história da Cidade-Referência para o Estado e para o país.

Emocionado, o prefeito Elmo Vaz falou dos desafios e conquistas ao longo dos últimos 7 anos de governo: Ouça aqui!

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp