Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018
Bahia

Outubro é o mês de maior a incidência de queimadas e incêndios florestais na Região Oeste do Estado da Bahia. Elas ocorrem devido ao tempo seco, baixa umidade do ar e pouca chuva neste período do ano. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apenas em setembro foram registrados 20.372 focos de incêndio, um deles próximo à linha de subtransmissão da Coelba em Luís Eduardo Magalhães, o que causou a interrupção do fornecimento de energia para 47 mil clientes, por mais de 40 minutos.

Também foram registradas queimadas nas regiões do Rosário (distrito de Correntina) e Jaborandi. Na semana passada, houve uma queimada ao lado da subestação de Rio das Pedras, também no município de Luís Eduardo Magalhães (vídeo anexo).

As queimadas quando próximas à rede elétrica podem provocar a interrupção no fornecimento de energia. Mesmo sem atingir a rede, colocam em risco o fornecimento, já que, basta o calor e o campo ionizado em volta dos cabos, para criar um efeito chamado de arco-voltaico — que provoca um curto circuito, onde ocorrem oscilações de energia.

A legislação regula as queimadas impondo condições para que elas aconteçam de forma mais segura. Toda queimada precisa ser autorizada pelo órgão ambiental (IBAMA ou SEMARH/CRA).

Para evitar as queimadas e garantir a qualidade do fornecimento de energia, a Coelba reforça algumas dicas para este período:

  • Não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
  • Apague com água as fogueiras em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;
  • Não solte balões! Além de ser proibido por lei, pode causar acidentes;
  • Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro nas matas ou em acostamentos das rodovias;
  • Não tente apagar fogo em rede elétrica com jatos de água sem a presença da distribuidora no local, caso a rede ainda esteja energizada, o jato contínuo de água poderá conduzir a eletricidade até o indivíduo;
  • Não plantar dentro da faixa da linha de transmissão de energia e, sempre que possível, dar prioridade à colheita mecânica, evitando a colheita manual nos trechos próximos às linhas de transmissão com o uso do fogo;
  • Ao identificar um foco de incêndio, informe a Guarda Florestal e ao Corpo de Bombeiros. Se for às margens de uma rodovia ou próximo da rede elétrica, notifique também a Coelba (116).

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Fonte: Coelba



Compartilhar no Whatsapp