Segunda-feira, 26 de Abril de 2021
Região

Gilmar vive atualmente somente com um pulmão e à base de medicamento e oxigênio para se manter com vida - Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Devido a uma grave doença pulmonar na juventude, Gilmar Luiz de Moura, de 40 anos, morador de Gentio do Ouro, município localizado na Região de Irecê, retirou boa parte de um dos pulmões e vive com o outro que lhe restou. Quando tinha 19 anos, uma gripe não cuidada evoluiu e se transformou em uma tuberculose.

Inicialmente diagnosticado com um câncer após passar por um exame de raio-X no hospital municipal, o quadro se agravou e ele teve que ser transferido para a cidade de Irecê. Em coma por nove dias, Gilmar teve que ser novamente transferido para o Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), em Salvador, devido ter sido acometido por um enfisema pulmonar.

A situação de Gilmar não melhorou e ele teve que passar por uma intervenção cirúrgica para retirada de boa parte do pulmão. Com a saúde comprometida, em 2013, Gilmar viveu um novo drama. Devido ter contraído uma gripe que evoluiu para pneumonia começou a comprometer o funcionamento do único pulmão que tinha. Foram quase 17 dias em coma e quando finalmente venceu mais essa batalha pela vida conseguiu retornar para sua casa, porém, hoje vive à base de remédios e com uso de oxigênio praticamente 24 horas.

A luta desse guerreiro pela vida, pai de quatro filhos não parou por aí. Tem aproximadamente 10 meses que ele contraiu uma grave bactéria no pulmão, exatamente no local da última intervenção cirúrgica. A vida de Gilmar atualmente é à base de medicamentos e o gasto mensal somente com remédios ultrapassa a R$700 reais e a família vive de doações.

Por conta do seu estado de saúde, Gilmar, esposa e filhos tiveram que se mudar do povoado em que moravam e passaram a pagar aluguel, pois na roça tinha muita fumaça e poeira que prejudicam seu estado de saúde. Para agravar a situação ele precisa utilizar um aparelho e o consumo de energia chega a R$ 300 reais por mês.

Gilmar precisa de recursos para realizar um tratamento em Salvador para eliminar a ação dessa bactéria no seu único pulmão que restou. A família passa por dificuldades para sobreviver e conta com a solidariedade do povo de Gentio do Ouro, Irecê e região. Vamos fazer essa corrente de solidariedade e quem puder ajudar com cestas básicas, alimentos, remédios, material de higiene e limpeza pode entregar esses itens à família no seguinte endereço: Rua Vitória de Souza, número 45 - Centro - Gentio do Ouro - saída para Baixa Grande.

Quem preferir ajudar com qualquer quantia em dinheiro para pagamento da conta de energia e ajudar nos custos para o tratamento em Salvador, pode fazer via depósito bancário, segue dados abaixo.

Caixa Econômica Federal

Agência - 1056

Conta     - 52804-8

Operação - 013

Participe dessa corrente de solidariedade e ajude a Gilmar Luiz de Moura a vencer mais essa batalha pela vida.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp