Entre os dias 13 e 14 de agosto, a equipe da FAI recebeu a visita de uma Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), composta pelo Prof. Dr. André Luis Mattos e pela Profª. Dra. Juliana Ortiz. A comissão teve como objetivo avaliar a implantação do Curso de Direito pleiteado na FAI junto ao Ministério da Educação.
Ao longo de dois dias de visita, a Comissão analisou diversas variáveis, como corpo docente, infraestrutura e instalações, além dos recursos didático-pedagógicos disponíveis, identificando, ao término do processo, plenas condições da oferta do curso de Graduação em Direito, com a qualidade exigida pelo MEC, o que fez com que a FAI alcançasse uma excelente avaliação para o curso.
Esse conceito, que vai da nota 1 à nota 5, indica a situação dos cursos de graduação no país, sendo que os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais.
O curso de Direito da FAI tem sua estrutura, corpo docente e capacidade didática devidamente reconhecidas, apresentando um corpo docente formado por 90% de professores com Mestrado ou Doutorado, biblioteca física moderna e atualizada, núcleo de práticas jurídicas já em funcionamento, através das Unidades do CEJUSC (Pré-processual e Processual) e um projeto pedagógico inovador e alinhado com o contexto social do Território, onde a FAI se insere.
Para o Prof. Hebert Durães, Coordenador do Curso de Direito, a aprovação representa não só uma vitória institucional para a FAI, mas um ganho de enorme valia para todo o território de Irecê. "O curso de Direito da FAI será um grande divisor de águas para Irecê e região. Seja porque atrairá novos recursos para o Território, seja porque os nossos jovens, que desejam cursar a graduação em Direito, não precisarão mais sair de suas casas para realizar um sonho que outrora era tão distante. O curso de Direito da FAI ofertará a mesma qualidade que os bacharelados dos grandes centros", frisou o professor.
De Acordo com a Diretora Acadêmica da FAI, a Prof.ª Maria da Conceição Araújo, vencer mais essa etapa institucional coroa todo o esforço da equipe da Faculdade que, desde a elaboração do projeto até os mínimos detalhes da infraestrutura, pensaram tudo de maneira muito cuidadosa e dedicada. "A equipe não mediu esforços. Todos se empenharam para que tivéssemos o melhor resultado possível", disse a Conceição.
Com a avaliação positiva do MEC, o processo de autorização do Curso de Direito da FAI entra em sua fase final. Segundo informações da Direção da Instituição, a portaria deve ser publicada ainda em 2018 para a oferta de 100 vagas anuais. "Estamos muito felizes com esse resultado, a população do Território estava ansiosa pela oferta do Curso de Direito e sempre nos interpelavam sobre o prazo para oferta. O curso tem extrema relevância para o desenvolvimento da região, dessa forma, a FAI continua cumprindo sua missão institucional", afirmou o Prof. Marcos Carvalho, Diretor Geral da FAI.
Fonte: Ascom/FAI
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...