Entre os dias 26 e 27 de novembro de 2018, a FAI recebeu a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação. Composta pelas avaliadoras Pós-Doutoras em Enfermagem: Profa. Dra. Ana Lúcia Queiroz Bezerra e Profa. Dra. Clícia Valim Côrtes Gradim, a Comissão avaliou as condições de funcionamento do curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI.
Durante a visita, as avaliadoras verificaram a Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura do Curso, atribuindo ao Bacharelado em Enfermagem da FAI o Conceito 4 (muito bom). Com esse resultado o Curso se destaca entre os cursos de alto nível do Estado da Bahia, rumo a excelência.
Nível de excelência:
Em diferentes quesitos, o curso de Enfermagem da FAI atingiu o conceito máximo (conceito 5) sendo considerado pelas avaliadoras um curso em nível de excelência nesses aspectos. Esse foi o caso do Programa de Estágio Supervisionado que, segundo o relatório final disponibilizado pelo MEC, foi implantado e institucionalizado com o mais alto nível acadêmico e pedagógico. "Durante avaliação in loco, realizou-se visita a uma unidade básica de saúde e uma instituição hospitalar. Nas duas instituições constatou-se a presença de alunos e docentes em atividade. Também foi percebida a inserção de docentes com os profissionais das instituições. Assim, o estágio curricular supervisionado está implantado e institucionalizado de maneira excelente", afirmam.
Outro ponto de destaque foi a Experiência profissional do corpo docente, a atuação da Coordenadora do curso e a infraestrutura das salas de aula, que também obtiveram avaliação máxima, por parte da comissão.
Uma vitória fruto de muito trabalho:
Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem da FAI, Nádja Shirley, todo o processo avaliativo é um desafio que a equipe do curso sempre encara com muito trabalho e dedicação, perseguindo o nível de excelência que os alunos da FAI merecem. "Foram dois dias intensos e de muito aprendizado. No discurso das avaliadoras ficou claro o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela FAI por meio do Curso de Enfermagem, nos dando a certeza de que estamos no caminho certo", afirmou, com entusiasmo, a Coordenadora Nádja Shirley.
A Diretora Acadêmica da FAI, Maria de Conceição Araújo, ressaltou que o resultado da avaliação coloca a FAI entre as mais respeitadas Instituições de Ensino Superior da região de Irecê. “O resultado da avaliação de Reconhecimento do Curso de Enfermagem, mais uma vez credencia a FAI enquanto Instituição respeitada, que prima pelo desenvolvimento social e por uma educação superior, que visa a melhor qualificação profissional dos seus egressos.”
Para o Diretor Geral da FAI, Marcos Carvalho, a avaliação foi um marco para a Faculdade, pois foi o primeiro processo a visar o reconhecimento (e não a autorização) de um curso. "Foi uma avaliação diferente de todas as que já nos submetemos. Até hoje fomos avaliados por 14 comissões do MEC, porém nesta tivemos que demonstrar a qualidade de um curso que já é ofertado e que completa nesse semestre um ciclo de vida, com a formação da primeira turma que ingressou em 2014.1", afirmou.
O professor destacou ainda que a avaliação foi positiva e a aproximação ao nível de excelência comprova que o curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI em nada deve às graduações ofertadas em grandes centros urbanos. "O que temos obtido de Feedback da comunidade acadêmica e da comunidade regional nos dá segurança de que estamos no caminho certo e que o curso de Enfermagem tem impacto real na vida dos nossos alunos e da comunidade", finalizou.
Fonte: Ascom/FAI
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...