Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023
Região

Na manhã de terça-feira (12/09), a Embasa apresentou o projeto de recuperação das matas ciliares que margeiam a Barragem de Mirorós. O evento aconteceu no Auditório do Distrito do Perímetro Irrigado de Mirorós (DIPIM).

O engenheiro agrônomo da Embasa, Álvaro Duarte, responsável pelo projeto, apresentou as principais estratégias para revitalização da área a ser recuperada. Serão inseridas quase 12 mil mudas de espécies nativas, em um trecho que totaliza aproximadamente 120 mil metros quadrados de área de proteção permanente. O investimento é de R$ 1,3 milhão com recursos próprios da Embasa.

De acordo com Álvaro, além do plantio, algumas outras ações serão desenvolvidas no decorrer do projeto. “Serão removidas as taboas e salvínias (plantas aquáticas) no leito do rio, bem como a limpeza e desobstrução das calhas”, esclareceu.

As novas mudas, que serão plantadas a partir de novembro deste ano, também receberão cuidados ao longo de dois anos até se desenvolverem e terem autonomia na natureza.

O gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, ressaltou a necessidade de colaboração de proprietários e moradores das áreas próximas à barragem, para preservar a área de plantio. Ele também salientou a importância do projeto. “É uma grande conquista para a preservação deste manancial”, destacou.

Para Ocelmário Pereira, representante dos ribeirinhos, o projeto foi muito desejado pelos moradores e proprietários rurais da localidade. “Esta é uma iniciativa muito importante para o nosso rio, porque vai revitalizar uma área muito degradada. Temos que enxergar o rio como um todo, e pensar que ele nos serve para vários usos e atividades econômicas”, disse Marinho, como é conhecido na região.

O encontro para apresentar este projeto contou também com a presença de representantes do Comitê de Bacia dos rios Verde e Jacaré, produtores rurais, gerência regional da Codevasf, além de autoridades políticas municipais de Ibipeba, Souto Soares e Gentio do Ouro.

Fonte: Ascom - Embasa/Irecê



Compartilhar no Whatsapp