Sábado, 21 de Abril de 2018
Irecê

“Faço de tudo um pouco na empresa, mas, agora, tenho planejamento e metas definidas”. A sócia-proprietária da empresa Sertão Ferro, em Irecê, Lindete Figueiredo, explica como administra a empresa, juntamente com seu filho Tiago Figueiredo, após a adesão ao programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

A empresa, que está há 34 anos no mercado, aumentou o faturamento em 17%, após alguns meses de adesão ao programa. Para a empresária, o ALI melhorou o desempenho em vários aspectos. “Estamos finalizando o planejamento estratégico e isso nos dá um direcionamento importante na tomada de decisão, em todas as áreas. Cada dia me envolvo mais com cursos, capacitações e consultorias”, explica.

A Sertão Ferro é uma empresa familiar fundada em 1984, com apenas seis colaboradores. O negócio comercializa ferro, aço, ferragens, metalons, chapas diversas, barras chatas, ferramentas para oficinas, material de construção e produtos para poços artesianos. Hoje, a empresa conta com 23 colaboradores e distribui seus produtos para cidades de toda a macrorregião de Irecê.

Mesmo com toda tradição no mercado, Lindete procurou o Sebrae para aprimoramento e vê no ALI um importante parceiro na busca por excelência. “Sempre participei dos cursos do Sebrae, o que contribuiu muito na minha trajetória empresarial. Depois do ALI, percebi outras habilidades fundamentais para gestão da empresa, até porque estou há nove anos efetivamente como administradora e isso requer muita responsabilidade e qualificação. Estou, inclusive, fazendo vários cursos do Sebrae a distância”, diz.

Lindete acrescenta que o ALI ajudou a modernizar na gestão e a modificar totalmente o aspecto físico da loja. “Estamos encantados com o resultado do layout interno realizado pelo Sebraetec. Vai deixar a loja mais moderna, ampla e segmentada de forma planejada. Estamos iniciando os ajustes e em breve faremos toda a reforma no interior e na fachada”, diz. Estão entre as soluções implantadas na empresa: design de ambientes; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); e cursos e consultorias específicas para o segmento.

Para a técnica do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, o ALI é um programa que insere práticas de inovação e oferece um leque de possibilidades para o empreendedor inovar sem investir muito “Através das visitas da agente local de inovação, Ediane Eduão, podemos verificar que resultados estão alcançando o objetivo do programa ALI, que é melhorar a gestão da inovação nas empresas, desenvolvendo uma cultura inovadora e dinâmica”, pontua.

O próximo passo da empresária é investir nas redes sociais e na construção de um site. “Sabemos como o mundo virtual é importante para os negócios e vamos investir também nessa área. O Sebrae, mais uma vez, será nosso parceiro através do ALI e do Sebraetec”, avalia.

Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, ressalta a importância de buscar novas competências para administrar a empresa com atitudes proativas e eficientes. “O ALI é uma ferramenta que oferece diversas soluções de inovação para o empresário. Em Irecê, o programa está tendo resultados muito positivos”, comemora.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp