Ocorreram 12 oficinas com grande potencial de geração de renda, nas áreas de artesanato e culinária - Foto: Engie
A ENGIE Brasil Energia, por meio do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, segue trabalhando para investir no desenvolvimento local do município de Gentio do Ouro, na região de Irecê. Entre maio e setembro, a Companhia patrocinou a realização de oficinas em artesanato em sandálias e tiaras, pintura em tecido, confeitaria, torta de vitrine, produção de biscoitos, panificação, salgados assados, velas e sabonetes.
Ao apoiar projetos de qualificação e incentivo à geração de renda, propostos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a ENGIE Brasil Energia estimula a formação para o empreendedorismo, respeitando o talento individual. Parte da matéria-prima natural utilizada nas oficinas pode ser encontrada em Gentio do Ouro. Reconhecendo a biodiversidade local, a iniciativa busca despertar nos alunos o uso destes materiais para além das oficinas de gastronomia e artesanato.
Os cursos, executados pela empresa Sabores do Trigo e pelo Instituto Vida por Vida, foram realizados no Centro de Gentio do Ouro, nas comunidades de Santana, São Francisco, no distrito de Itajubaquara e na comunidade tradicional Quilombola de Mato Grosso. O público-alvo foram as famílias acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Ao todo, 146 pessoas foram certificadas.
Para Paulo Muller, diretor de implantação da ENGIE Brasil Energia, o investimento social em projetos de qualificação, voltados para a geração de renda de grupos socialmente vulneráveis, busca apoiar a potencialidade de cada indivíduo, permitindo que pessoas interessadas iniciem os seus negócios, de maneira individual ou colaborativa. “A ENGIE Brasil Energia escutou o pedido dos moradores de Gentio do Ouro, que desejavam se desenvolver em atividades que gerassem renda. Não poderíamos deixar de apoiar iniciativas que reconhecem e estimulam os talentos e culturas locais. Investindo em cursos gratuitos de qualificação, confirmamos nosso compromisso em promover o crescimento econômico da região”, afirma Muller.
Primeiros passos na geração de renda
A cidade de Gentio do Ouro, com uma população de 10 mil habitantes, apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) médio de 0,559, conforme dados do IBGE. Participando de uma iniciativa voltada para o ensino prático, os alunos das oficinas tiveram a oportunidade de expor e comercializar os itens produzidos em feiras solidárias. Essa nova abordagem educacional não só capacita os alunos na produção artística, mas também abre portas para a geração de renda, transformando vidas e fortalecendo a economia local.
Formanda no mês de setembro no curso de sabonetes artesanais, Ísis Modesto já aplicou o conhecimento adquirido e produziu 100 unidades para os seus primeiros clientes. “O apoio da ENGIE está sendo de fundamental importância para a redução das desigualdades sociais e transformação coletiva, dando mais independência financeira, principalmente às mulheres que estão vulneráveis. No início, achei que seria difícil a comercialização, mas foram surgindo oportunidades para iniciar as fabricações e, consequentemente, foram chegando mais pedidos de produções. Quero agradecer por este suporte para a gente dar continuidade, ao que aprendemos”, ressalta.
Mulheres de Gentio do Ouro planejam criar cooperativa
Os projetos realizados estimularam a interação social e a troca de saberes entre as mulheres do município, maioria absoluta entre os participantes dos cursos. As alunas afirmam que a formações encorajaram iniciativas colaborativas e a liderança feminina para o desenvolvimento comunitário. “Houve união entre o pessoal ali, todo mundo interagindo e colaborando. Percebi a necessidade de ser criado uma cooperativa de mulheres empreendedoras e artesãs, que necessitam de uma renda para ajudar as suas famílias. Por meio do projeto apoiado pela ENGIE, a gente abraçou essa rica oportunidade e estamos caminhando para o processo burocrático da criação da cooperativa. Acredito que tem tudo para dar certo, porque a gente vê muita força de vontade em nossas mulheres, e a cooperativa vem para dar essa força”, destaca Mona Liza, agente de desenvolvimento do Projeto de Cidade Empreendedora do Sebrae.
A ENGIE Brasil Energia também está apoiando cursos voltados para a qualificação e o empreendedorismo proposto pela Secretaria de Educação de Gentio do Ouro. Em outubro, por exemplo, ocorreu a oficina de biojoias. Até dezembro, serão promovidos outros cursos, como: artesanato com raízes, cipós, troncos, cestaria, além de oficinas de aproveitamento de madeiras para o artesanato e formação para o desenvolvimento de canais de vendas e modelos financeiros.
Fonte: Ascom - Engie Brasil
Foto: Sandoval Dourado/Divulgação Desde o início da parceria com a Embas...
Ocorreram 12 oficinas com grande potencial de geração de renda, nas áreas de artesanato e culinária - Foto: Engie ...
Foto: Ricardo Stuckert/PR O presidente Lula (PT) afirmou que a ampliação...
Anderson Oliveira de Sá foi condenado na quarta-feira, dia 27, a 45 anos, 1 mês e 25 dias de reclusão pelos homicídios qualific...
Foto: Agência Brasília O recorde de emprego registrado no trimestre ence...