Esta semana está sendo de novos aprendizados e troca de experiências para a estudante Valterluci Amado Felix, 29, que faz o 2° ano do curso técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), a 481 km de Salvador. Ela está representando a Bahia e o Brasil na Argentina, juntamente com sua professora e orientadora Érica Messias Paiva, no XX Encontro Internacional Virtual Educa, que acontece até esta sexta-feira (14), em Bueno Aires. Valterluci apresenta, nesta quarta-feira (12), durante o XI Fórum Educadores para a Era Digital, o projeto “Campanha educativa para impulsionar o reuso da água”, desenvolvido com a sua colega Iaciara Gama, 23, que não pôde viajar para participar do evento.
Segundo a estudante, o projeto foi motivado devido à escassez de água existente na região. “O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do reuso das águas cinzas provenientes de pias, chuveiro e máquina de lavar das residências, uma vez que a água é um bem de todos e que pode acabar. Para isso, propomos que se faça filtros de baixo custo utilizando areia fina e grossa, carvão e brita para filtrar a água a ser reutilizada”, explicou a estudante.
A futura técnica também falou sobre a experiência de participar do encontro internacional. “Esta é a primeira vez que saio do meu território e viajo de avião, ainda mais para outro país. Estou muito feliz com esta oportunidade de poder compartilhar o nosso trabalho e representar o CETEP e a minha cidade em um dos mais importantes eventos internacionais da área de Educação. Além disso, é uma forma de conhecer outra cultura e obter novos conhecimentos com estudantes e educadores de diferentes países”, acrescentou.
Para Érica Paiva, que foi responsável pela orientação, a participação no Virtual Educa da Argentina enriquecerá ainda mais a proposta do projeto. “Trata-se de um trabalho enriquecedor relacionado a todos os eixos pedagógicos e que desperta o interesse pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A experiência obtida neste evento será compartilhada com os demais estudantes do CETEP com o intuito de inspirá-los a criar outros projetos de iniciação científica”, afirmou a educadora, que também participou do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, ocorrido entre os dias 4 e 8 de junho, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), em Salvador.
Sobre o Virtual Educa – É um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação e que promove o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Em cada país que é sediado, a programação inclui palestras, fóruns e conferências com a participação de educadores, estudantes e profissionais da área da Educação de diferentes países. Na Bahia, o Virtual Educa se consolidou como mais uma ação estratégica para fortalecer o eixo pedagógico na rede estadual. Durante o evento, cerca de 29 mil visitantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e escritores do Brasil, da América Latina e da África, participaram de fóruns, palestras e oficinas.
Fonte: Central Notícia com informações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...